sexta-feira, 24 de julho de 2009

Bebês!

Olá a todos!

Depois da última postagem cheia de reclamações minhas, vamos ao que interessa, né? Rs.

Anteontem peguei um material da faculdade que usei ano passado e li para o Antonio. Tratava-se de um livro sobre desenvolvimento humano, que estudei ano passado na disciplina "biologia do desenvolvimento" e foi muito importante, tanto na minha gravidez como agora.

É interessante notar o desenvolvimento de um bebê. Primeiro Manuela mexia a cabeça, que cada vez ficou mais firme e agora ela a sustenta bem. O desenvolvimento do bebê é céfalo-caudal, ou seja, da cabeça para o rabo...Rs...Para os pés...Rs.

Depois os braços descontrolados começam a ficar mais controlados e o reflexo do bebê de abrir braços como se caísse começa a reduzir (é o relfexo de moro e na Manuela já reduziu muito!) e por fim o bebê começa a controlar as pernas, engatinha e, mais tarde, anda.

O desenvolvimento ocorre, também do centro para os extremos. O bebê começa movendo os braços, mas nao tem controle sobre mãos, depois já abre as mãos, pega coisas grandes e depois pega objetos bem pequeninos (aí exigem o cuidado para nao colocarem pilulas, por exemplo, na boca). O mesmo acontece em relação aos membros inferiores do bebê.

Algumas semanas atrás Manuela parou para olhar suas mãos. Tirou uma luva da mão e começou a rir. Rs. Ela concentrou-se em mexer na luva e retirá-la da mão. Já os pés ela descobriu recentemente. Ela fica no carrinho tentando aproximar os pés de suas mãos. Olha para os pés fixamente e até se aborrece porque ainda não consegue levá-los à boca - que é provavelmente uma meta futura! Rs.

Eu a deito de bruços na cama e ela já movimenta as pernas como no engatinhar, mas, inclina-se e acaba virando de costas. É uma graça, afinal, ela fica muito concentrada em observar o mundo por outro ângulo.

Vocês podem imaginar como está animado o banho no tummy tub. Rs. Manuela bate as mãos e na semana passada, ela forçava a cabeça pra baixo para poder olhar os pés na água! ahahahah. Antonio quase lutava com ela pra ver quem ganhava- se ele erguendo a cabecinha dela ou ela, abaixando a cabeça quase na água! ahahhah. Ela mexia os pés, para colocá-los na parede do tummy e poder observá-los. Muito, muito lindo de ver o ser humano realizando atos inteligentes sobre si próprio!

A rotina do sono está cada dia melhor! Manuela toma banho perto das 19h, no seu tummy, mama e o pai dela a deita no berço. Não há mais rotina de sentar com ela para fazê-la dormir. Ela fica deitada no berço até adormecer, o que demora em média um minuto. Rs. Se ela demora um pouco, o pai dela fica ao lado do berço com ela. Mas, nunca demora nem 10 minutos. Eu a acordo às 22:45, às vezes até mais tarde, lá por 23h. Ela nem abre o olho, mama silenciosamente. Volta ao berço e dorme até que o relógio dela toque às 4:50h! Todo dia é isso! Rs. Ela mama e volta a dormir e me acorda "falando" às 7h da manhã. Rs.

Até semana passada, Antonio acordava quase toda madrugada, lá pelas 3h da manhã, porque Manuela se incomodava com gases. Ele levantava, fazia massagem e a ninava um pouco. Agora, nem os gases a tem incomodado. Bom!

Ela passou por transição no tamanho da fralda...de P para M. É complicado, porque a fralda P dizia que ia até o peso de 6 kg. Mas, quando Manuela chegou aos 5kg já começou a vazar com frequência a fralda. Trocamos para o tamanho maior e não vazou mais.

Manuela ganhou um body da minha amiga Andréa, tanho RN, que até hoje veste perfeitamente na Manuela. Mas, é do Canadá! Rs. Todo body que comprei na baby dreams tamanho RN vestiu na Manuela mesmo depois que ela já usava tamanho P. Foram ótimos! A transição de roupas e fraldas é chata. Ultimamente nenhum body tamanho P está vestindo bem na Manuela. Já comecei a introduzir as roupas tamanho M. Eu pefiro mesmo duas peças, porque normalmente as calças são grandes e são usadas muito tempo. Manuela ganhou um vestido composto com uma calça de inverno. O vestido logo não abotoava, mas a calça continua bem folgada. Definitivamente não vale a pena comprar muita roupinha porque elas perdem a utilidade muito rapidamente!

Ah! adorei a fralda da turma da mônica soft touch, muito gostosa e nunca vazou. A da pampers que Manuela usa agora também é ótima, estica nas laterais e não lembro de ter vazado. É a da centopéia flex.

Agora, não importa a marca, se você usar o modelo básico, é bem inferior!

Bom, Uma foto da boneca e os pés que ela tanto observa! Rs
Beijos!
Gilda

2 comentários:

Unknown disse...

Ai, ne fale de perder roupas...o PH ja usa g!!! rs

Andréa Rocha disse...

Realmente as fraldas ai no Brasil deixam a desejar. Aqui no Canada a Magali usa o modelo basico da Huggies, que nao achei em Belém. Ela usou o modelo «jeans» da Huggies e a noturna da turma da Monica, ambas eram boas, ao contrário de todas as outras que experimentamos. Nao entendo como colocam um revestimento plástico com o calor que a criança passa. Aqui o revestimento é de papel, bem mais confortável.