segunda-feira, 27 de julho de 2009

Minha Manuela!

Há 15 dias que nessa cidade só chove...Todos os dias...God!

E o frio? Um horror! Manuela tem que vestir um body de algodão e depois vestir roupas de inverno, de plush, por exemplo. Porque ela fica com irritação na pele...Poxa...

E não há noite sem aquecedor no quarto dela, para ela dormir quentinha.

Hoje ela tem pediatra. Consulta do mês. Tenho algumas coisas a perguntar, por exemplo, sobre o fato da Manuela não tirar mais as mãos da boca agora, e na útlima noite ela aprendeu a dormir chupando o dedão da mão. Foi um processo natural, mas eu preciso saber se não deve haver alguma intervenção nesse hábito dela.

Já ouvi que chupar o dedo pode deformá-lo...Eu confesso ter achado bem absurdo isso, porque não conheço ninguém que tenha o dedo deformado por ter chupado dedo...Enfim, vou confirmar com o pediatra. Também ouvi que isso pode modificar o céu da boca do bebê. Também vou perguntar, pra saber quando chupar o dedo se torna um problema.

O que eu li...Eu li que não há problema algum em chupar o dedo na primeira infância. Com o desenvolvimento do bebê ele esquecerá de chupar dedo. Afinal, tera mais o que fazer, correr, brincar! Rs.

Chupar dedo acalma e conforta o bebê. Desde ontem, Manuela nem chora para dormir de dia porque logo coloca o dedo na boca e adormece chupando seu dedinho.

De noite ela não chora, normalmente, por isso foi tão impactante que ela não tenha resistido ao sono ontem e hoje por estar confortável com seu dedinho na boca.

Li que o bebê gosta de chupar dedo quando não tem a mãe por perto para dar-lhe conforto. Pois se estou com Manuela no colo e quero fazê-la dormir, ela busca meu peito. Sem o peito, vai o dedo mesmo! Rs.

Eu li, também que não se deve interromper esse hábito até que seu filho esteja pronto para abandoná-lo. Porque a cada ano deve ir reduzindo o hábito e aos 4 anos o normal é que seu filho já tenha parado de chupar dedo.

Como o ato de chupar o dedo ou a chupeta promovem um isolamento emocional do bebê, ou seja, ele encontra conforto no dedo ou chupeta, se o hábito de chupar dedo ou chupeta persistir, o bebê pode estar inseguro, emocionalmente frágil. E como os pais ficam aliviados por terem uma criança "quieta", que fica chupando seu dedo ou chupeta sem dar trabalho, eles demoram a perceber que seus filhos são tímidos, inseguros e que sofrem sem o dedo ou chupeta na boca.

Esses são os aspectos emocionais, que são muito importantes, porque os bebês chupam dedo por causa do seu emocional - querem acalmar-se, e por outro lado, os pais dão chupeta por causa de seu emocional - querem bebês calminhos.

Mas, há também os aspectos físicos. Pois confome o bebê chupa o dedo pode ter problemas físicos. Quando? Li que os problemas surgem se a criança chupar dedo mesmo após o nascimento dos dentes permanentes. Os efeitos desagradáveis variam conforme o jetio que a criança chupa o dedo...tá? Rs.

Já li especialistas condenando inclusive a chupeta porque, mesmo não criando problemas na boca do bebê, ela estimula um hábito que leva a criança a isolar-se emocionalmente, ser tímida e insegura. O dedo é menos propenso a contaminação por fungos do que uma chupeta, por exemplo. E, li um artigo feito por uma escola para os pais que afirmava que estudos indicaram os mesmos problemas causados pelo dedo, só que causados pela chupeta.

E, fiquei feliz com o que li, que se a criança só chupa dedo para dormir não há porquê tentar acabar com tal hábito. Bom, vamos ver o que o pediatra da Manuela diz sobre isso. Eu volto aqui para contar. Rs

Beijos

Gilda



Um comentário:

Alan disse...

Oi Gilda. Minha prima Fonoaudióloga, com bebe na mesma idade de Louisa, disse que o dedo estava ok, mas era bom o bebe acabar com este hábito cedo. Chupeta jamais!

Bem, Louisa descobriu os dedos, mas jamais o dedão. Jamais demos chupeta tampouco. Por volta dos 4 meses ela parou com os dedos naturalmente. Vale dizer que ela sempre mamou e só mamou (jamais mamadeira) e mama até hoje.