segunda-feira, 20 de julho de 2009

Aff...Os aborrecimentos...

Eu vou contar pra vocês...Meu ouvido anda doendo de tanta besteira por aí, nem meus olhos gostam de ler tanta estupidez como tem sido escrita por aí...Argh!



Primeiro que ouvi esses dias que o parto mais seguro é a cesárea...Gente, nesse espaço eu exponho minha opinião, há quem não concorde, oba! o mundo é plural, mas tem coisas que são cientificamente comprovadas e o que me doeu é que não era uma simples opinião, mas sim o resultado de uma pesquisa para a faculdade...Enfim, não é todo mundo que sabe fazer pesquisa nesse país.



Acho que o parto não torna uma mulher melhor ou pior mãe. Não é isso. Jamais eu diria isso, afinal, minha mãe fez parto normal e cesárea. E é a mesma pessoa. Mas, não precisa muito esforço para se saber que o parto normal é o parto mais seguro, primeiramente por ser natural e realiza uma série de benefícios à mãe e ao filho, que a cesárea não pode realizar.



CLARO que no Brasil os médicos não gostam de dispor de tempo para um parto normal e não se assumem uns cesaristas! Os médicos fingem que aceitam o parto normal e as grávidas fingem que concordam com os motivos mais mentirosos deles para se submenterem a uma cesárea. Todo mundo compra a ideia falsa de que a cesárea era necessária, "no seu caso"...



Aí, chego ao critério científico da pesquisa: foi uma análise prática ou teórica? sim, porque são perspectivas absolutamente distintas e afetam os resultados da pesquisa, porque no Brasil pretender um parto normal em meio a médicos que Não sabem fazer partos normais, é um desafio! Se o objeto fosse esse...Enfim, a educação nesse país é o que mais me deprime! Todo mundo passa em qualquer faculdade, todo mundo é aprovado (a não ser que a pessoa se esforce muito para reprovar!) e todo mundo se forma nesse país de falsos títulos...



Nos países desenvolvidos é parto normal e ponto final, com mil técnicas que valorizam a mulher, respeitam seu parto e elas podem contar da beleza de ter um filho naturalmente. Porque é belo, sim! Não se compara a uma cirurgia, em que com sorte, a mulher consegue um médico que não fique conversando sobre o último jogo de futebol do seu time...



A cesárea é indicação médica, mas no Brasil criou-se o mito dela ser uma "escolha"...



Mas, enfim, pra encerrar o assunto, uma pesquisa que se pretenda acima da mediocridade teria que delimitar sua pesquisa. É mais seguro onde? só no Brasil ou é um afirmação universal? Sim, porque em qualquer hipótese dever-se-ia consultar a OMS para saber o que a medicina mundial entende como parto mais seguro...Ih, adivinhem? É óbvio que o parto normal é o recomendado pela OMS e o índice de cesáreas deveria estar restrito a números bem baixos, porém, cesárea virou uma conveniência para os médicos...e isso é uma atitude combatida pela OMS.



Abaixo alguns links que demonstram algumas posições da OMS sobre parto e aleitamento materno.

http://www.onorte.com.br/noticias/?38203
http://www.who.int/child_adolescent_health/topics/prevention_care/child/nutrition/breastfeeding/en/index.html
http://www.who.int/reproductivehealth/publications/maternal_perinatal_health/rhr_09_05/en/index.html

Cada um faz sempre o que quiser de sua vida, mas não dá pra dizer que pra ter filho agora o melhor é abrir a mulher semanas antes do bebê estar pronto para nascer...Ah, não dá pra engolir isso, né?
Quanto aos olhos...É, pedi licença maternidade na PUC, porque o coordenador me informou que havia esse direito para as alunas. Pois a faculdade enviou email aos professores informando da minha licença e das respectivas datas. Claro que eu, antes da licença sair, já havia avisado aos professores. Mas, é impressionante!!!!!! Só uma professora afirmou ter lido o dito email e disse que só me avalia semestre que vem (a matéria é anual), os demais não leram e também não fizeram nada, mas duas professorAs, é...Duas mulheres acharam que eu estava agindo de má-fé, que não havia pedido licença e uma me reprovou direto por faltas. Encheu meu "boletim" de faltas e a outra me deu um ultimato por email: ou entrego todos os resumos juntos e faço a prova no dia 25/07 ou reprovo. Simples assim! Isso sem contar que a professora ainda comentou no email "que eu tive o tempo da minha licença pra fazer as avaliações dela..." tá?????
Mas, no fundo eu sabia...Os homens tendem a omitir-se desse tipo de discussão, e as mulheres adoram, mas a palavra correta é essa: adoram rivalizar, humilhar, dar uma de moralistas sobre as alunas, principalmente.
O problema delas é que eu pedi tudo formalmente, já expus a situação ao coordenador e à secretária do decanato do centro de humanas. Aff! Exigir um direito é tão desgastante nesse país...Niguém gosta de reconhecer o direito do outro, mas adora exagerar no seu pequeno exercício de poder - no caso o das professras de me reprovarem...ô mentalidade de gente pequena, viu? Nunca vi!!! Podem colar quantos doutorados ou pós doutorados na testa que não terão um pouco mais de responsabilidade profissional. Afinal, entreguei cópia do email que a secretaria do curso enviou a todos meus professores. Não leram, vão se aborrecer! Sinceramente, depois dessa, a vontade é trancar a faculdade e voltar quando estiver menos chateada com essa academia hipócrita em que eu tenho que imprimir os emails enviados aos professores para que eles façam um julgamento correto sobre mim, pois não se informam de seus deveres e castigam os alunos como se estivessemos todos tancados em um mosteiro, sob a ameaça constante de punição por exercermos a liberdade. Simples assim. E como se minha gravidez fosse mais negativa do que positiva, trouxesse mais problemas do que alegrias...Argh! São situações assim que me deixam profundamente envergonhadas por nós, MULHERES...
Eu e minha bebê!

Nenhum comentário: