quarta-feira, 20 de abril de 2011

Choro e Cólicas!

Gente...
Essa postagem é para duas amigas minhas que estão com seus pequenos quase com a mesma idade: 2 meses, mais ou menos. E eles estão passando pelas cólicas...
Elas estão bem cansadas. Como o filho de uma delas, além das cólicas chora o dia inteirinho, eu voltei aos meus livros de gravidez/pediatria.
Primeiro, as cólicas. Como Manuela não teve cólicas, não vivi essa experiência...
Mas, os livros dizem que as cólicas tem hora certa para ficarem críticas. Há opiniões médicas divididas entre a causa fisiológica ou psicológica, até. Um dos meus livros prediletos - Novíssimo Manual de Instruções do seu bebê (Dr. Luis Gustavo H. B. Enge) fala justamente que a gravidez não consegue preparar totalmente o bebê para nascer, porque andamos, estamos em pé e a bacia da mulher não pode alargar-se demais, senão as grávidas teriam que tornar-se momentaneamente quadrúpedes para dar conta disso...Rs.
Então, o bebê já nasce naturalmente imaturo, pior ainda quando o obstetra não respeita as semanas de gravidez e faz o parto semanas antes do fim da gravidez...Cesáreas antes da semana 39 já estão sendo objeto de crítica médica...
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI21536-10584,00.html
http://www.festasms.com.br/detalheNovo.asp?id=401
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u354051.shtml

Então, no livro que citei antes, o médico recomenda que o bebê seja carregado de barriga para baixo, para que nossa mão possa fazer uma compressão na barriguinha do bebê e assim ajudar na crise. Como a dor gera a tristeza do bebê, fazer carinho, conversar é importante. O médico orienta os pais a controlarem suas próprias emoções, porque a criança vai chorar mais quanto mais estressada, irritada estiver a mãe. Se é difícil para a mãe, também é para o bebê! Se a mãe não dorme, o bebê tabém não está dromindo. E eu digo: ele precisa dormir mais do que a mãe no início da vida! Ele deveria passar a maior parte do tempo dele dormindo e se não o faz, sente muito incômodo e stress...
Mas, o médico lembra que se as cólicas estão tornando as noites muito dificeis, peça ajuda aos avós. Preserve-se, porque ainda faltam semanas para as cólicas sumirem, tá?
A observação muito importante que o médico faz sobre os "remédios" para as cólicas é que são perversos para a criança, porque nem sempre aliviam as cólicas, paralizam o intestino e podem causar cólicas maiores mais adiante...Supositórios podem dar inflamação intensa do reto, por isso tambémd evem ser evitados.
A funchicória já é proibida em alguns países, até, estuda-se a existência de substâncias cancerígenas nela e já li que ela compromete o paladar dos bebês...
A alimentação? Sim, passa ao leite, já tem no Brasil inúmeros estudos de nutrição confirmando isso. Então, café, repolho, feijão, leite...ixi, há uma lista razoável de alimentos que podem piorar as cólicas do bebê. Minha dica? Uma nuticionista vai ajudar muito a sua alimentação!
E o choro? Eu também fiquei muito sentida pela minha amiga estar passando por momentos dificeis com seu bebê lindo! É angustiante uma criança que não fica bem. Sim, chora o bebê que não está bem...
o alerta que eu vi em alguns lugares é que não consolar o bebê que chora muito só piora a situação, porque ele se irrita mais e mais por sentir-se desamparado, abandonado...E isso pode causar mais problemas para o bebê, de origem neurológica...
Fralda? tem criança que não suporta fralda suja!
Roupa? A criança deve usar o mesmo tipo de roupa que os pais. Se os pais estão de camiseta não podem colocar roupa de frio em seu bebê! Ele sente calor, também! E calor irrita, não é mesmo? E aqui em Curitiba é o que mais vejo. Pais de bermuda jeans e os filhos de calça jeans e mangas compridas! Onde já se viu isso? Rs.
Fome? Seu bebê é guloso? Rs. Tem meninos que carregam a fama de que são bem gulosos e querem mamar com frequencia. As pessoas que conheci na gravidez e que ajudam grávidas e mamães de primeria viagem são adeptas da livre demanda. Ou seja, seu filho quer mamar, dê mamar. Isso pode desgastar a mãe, mas ela também pode extrair o leite e aí, o pai e os avós oferecem as mamadas extras. boa! Rs.
Bom, a unanimidade entre os livros e médicos é que o choro indica que o bebê não está bem, e que é preciso saber o que tanto incomoda o bebê. Se todas as opções acima forem descartadas de forma consciente, o que fazer?
Interessante é que todos os meus livros não fazem essa pergunta. Eles agem como se com certeza algum daqueles motivos acima fosse o causador do choro...Mas, e quando não é? Os médicos dizem que é normal um bebê chorar mais ou menos umas 3 horas por dia. E se ele chora bem mais do que isso?
Na matéria que eu indico a seguir, a médica indica uma série de causas para investigar, porque o choro excessivo deve ser investigado!
Causas além daquelas que citei antes seriam infecções, irritação, necessidade de atenção, dor, problemas alimentares, oculares etc.
 http://solucoes.multiply.com/journal/item/51

http://jornal.valeparaibano.com.br/2002/10/20/saude/0-gravi3.html
http://www.amamentar.net/M%C3%A3esPais/Outros/Outrosdesafiosimportantes/Ochoro/tabid/273/Default.aspx
http://www.medcenter.com/medscape/Content.aspx?id=22583
http://prisrezendedoula.blogspot.com/2011/01/choro-excessivo-pode-ser-prejudicial.html
http://www2.uol.com.br/topbaby/conteudo/secoes/bebe/comportamento/142.html
Enfim, muitos sites tratam do assunto. E recomendam a investigação do choro prolongado do bebê, além de muito carinho, consolo da mamãe, para não deixar o choro prolongar-se.
Então,  minhas amigas, observem a rotina dos seus bebês lindos, mas procurem ajuda tão logo o choro excessivo persista, para não aumentar os problemas do bebê, tá? Se o pediatra não se sensibiliza - o que é comum, médico é gente e erra, também; procure uma outra opinião médica! Busque apoio especializado, sempre!
Se ficar confirmado que seu bebê não tem nada, então, ele quer é a mãe dele mais com ele, brincando, olhando, fazendo carinho, afinal há pouco tempo ele estava quentinho na barriga da mãe. Rs. Agora, ele quer os braços, olhos, mãos, sorriso, barriga com barriga. eheheheh
 Ai...Doida para ter outro bebezinho em casa! Rs.
Beijos
Gilda

Um comentário:

Priscilla Rezende disse...

Obrigada por citar meu blog!

Beijos,

Pris Rezende
Doula
www.prisrezendedoula.com