quarta-feira, 6 de abril de 2011

Consulta com o pediatra

Oi!
Ontem, Manuela teve consulta com o pediatra. Ixi! Ela não estava amiga dele e chorou da porta da clínica até o final da consulta...Rs.
Ela se recusou a ficar na recepção...Pedia "qué pá lá", apontando para a rua...Rs.
Bom, havia 2 meses que tínhamos estado lá na clínica para a consulta. Nesse período muita coisa aconteceu: Manuela gripou, chupou dedo, não para mais de falar. Rs.
O pediatra, como sempre, fez a avaliação física de Manuela. Em um ano ela ganhou quase 3kg, o que é excelente e ela está com um peso ótimo! A Altura também está boa, levemente abaixo da linha média padrão. Tudo bem com ela.
O crescimento de cada criança tem ritmo próprio. Mas, o padrão serve para acompanharmos a média de crescimento infantil. Em regra, uma criança crece 25cm no primeiro ano de vida. No segundo ano, cresce quase metade disso, uns 12cm.
O traço rosa é para meninas e o azul, para meninos

Quando o assunto é peso, é mais individual ainda, porque há várias circunstâncias que mudam o ganho de peso, como alergia alimentar, biotipo da criança, alimentação inadequada que conduz tanto a magreza como a obesidade infantil...Sim, no primeiro ano de vida já há sobrepeso e obesidade...Mas, a média é que a criança tenha dobrado de peso até o quinto mês de vida. No final do primeiro ano, seu peso poderá ser 3x o do nascimento. No segundo ano de vida o ganho de peso é mais lento e a criança ganhará de 2kg a 2,5kg por ano.
Manuela nasceu com 3,200kg. No quarto mês eu aprenstei dificuldades para amamentar e Manuela chegou a não ganhar peso. Mas, no quinto mês ela pesava 6,500kg. Ela dobrou seu peso, mesmo tendo deixado de ganhar peso temporariamente. No primeiro aninho, Manuela pesava 8,700kg. Ela quase triplicou seu peso, estando próxima da média. Agora, às vésperas de seu segundo ano, Manuela já ganhou 2,300kg. É isso aí, ela tem seu ritmo e ganha peso muito bem!
Eu comentei do hábito novo de chupar o dedo, que começou intenso numa semana de gripe e agora é muito esporádico. Quando ela fica com sono, ou se entedia, ou quer nossa atenção, chupa o dedo...O pediatra me tranquilizou, disse que é normal nessa idade a criança imitar tudo e todos e que é o que deve estar acontecendo com ela.
Isso é verdade! Manuela me imita quase o dia inteirinho. Rs. No fim de semana um casal de amigos esteve aqui e nós fizemos umas bruchettas de aperitivo. Manuela me viu comendo a bruchetta, que estava apoiada em um guardanapo. Ela, imediatamente, pediu um guardanapo e colocou o queijo que provava sobre o guardanapo para poder comer igual à mãe dela. Rs. Muito fofa! Rs
E na sala de aula são apenas 9 crianças, das quais 3 chupam chupeta e uma chupa o dedo - a amiguinha da manuela, a Gabriela...
O pediatra também disse que tem um esmalte da avon para quem chupa dedo e rói unhas, que tem cheiro ruim, que pode ser usado. Além de produtos mal cheirosos, também. E que podemos ir conversando e pedindo à Manuela para não chupar o dedo. Não é um problema, ainda.
Ela fará as vacinas de hepatite A e de gripe semana que vem. Também tem remédio para verme para tomar, novamente. A primeira vez foi no fim do ano, em novembro. Foram 3 doses diárias. Agora, ela tomará um outro remédio, em dose única.
Ele também perguntou sobre a retirada da fralda e eu comentei que Manuela já pede para ir ao vaso, senta, adora! Brinca, chama pelo "popô" e pelo "xixi", não faz nada e ainda pega o papel higiênico e se limpa. Hahahahaahah. Segundo o pediatra, um dia ela acaba tendo um estalo de compreensão e passará a querer usar o vaso. Para esperarmos pelo tempo dela.
No mais, o pediatra orientou que se tudo estiver bem, as consultas podem ser a cada 2 ou 3 meses.
Manuela só parou de chorar quando o pediatra entregou-lhe sua carteirinha de acompanhamento da saúde. Rs.
Hoje, temos odontopediatra e, antes desse compromisso, vamos ao salão cortar a franja de manuela, que está enorme! Rs.
No fim da semana conheci Pietro, filho de uma amiga que nasceu há mais de 40 dias e eu não o havia conhecido. Mas, como poderia? Eu resfriei, em seguida antonio gripou e por fim, Manuela passou uma semana com febre e gripe...Não poderia visitar nenhum bebê nessas semanas...Agora estou correndo a redimir-me com as amigas e seus filhos! Rs.
Pietro é um lindo menino, que dorme já a noite toda, para felicidade dos pais dele! Eu havia emprestado o livro da encantadora à minha amiga e pelo visto ela está cuidando do soninho de toda a família muito bem!
Essa semana devo conhecer outro mocinho. É o André Luis! também nasceu semanas atrás, quando começamos a gripar aqui em casa e eu não tive como conhecê-lo. Mas, já tem até uma massa de brioche na geladeira só esperando para ser assada e levada na visita. Rs.
Espero que todos os bebês dos amigos estejam bem!
Beijos
Gilda

Nenhum comentário: