sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ai...Diarréia...

Gente, eu já escrevi sobre diarréia, mas agora volto ao assunto.
Aqui em casa, oferecemos muitos sucos de frutas naturais e de soja à Manuela.
Mas, semana passada ela apresentou diarréia e teve febre. reduzimos os sucos. Você sabia que nem sempre a diarréia é causada por uma virose ou infecção, mas também pode ser causada pelo excesso de sucos? Sim, mas como Manuela teve febre, ela provavelmente teve uma virose.
É, Manuela já preferia suco à água. Logo, eu mudei a regra aqui em casa, e há uma semana não tenho oferecido tanto suco à minha pequena. Mais água e o leite.
Mas, lembrem-se que eu digo diarréia, nada forte, porque Manuela tem se alimentado normalmente, e bem! Além disso, não apresentou vômito...Só aumentou a quantidade de vezes em que evacuava. Então, sinal amarelo, alerta sempre, meu e da escola, mas com tranquilidade. Na segunda feira, eu avisei à professora do ocorrido no final de semana, claro.
Aqui em casa ela não tem evacuado mais do que o normal, não mesmo, mas na escola, sim, a professora mostrou-se preocupada ontem e anteontem (quarta e quinta). Mas, eu conversei com ela para observar e analisar bem a alimentação da Manuela lá na escola, porque é na alimentação lá que pode estar provocando uma diarréia leve.
As frutas e verduras ajudam a melhorar a consistência das fezes. Ontem, ofereci os legumes do cozido que eu preparei: batata, mandioquinha, brócolis, couve flor e cenoura. Ela comeu tudo bem feliz! Já os sucos, como mencionei antes, pioram a consistência das fezes. Gelatinas são ótimas porque oferecem líquido e as crianças não ficam só na água.
Se a diarréia se prolongar ou piorar, consulte o pediatra, porque pode ser a hora de oferecer soro à criança. Por isso hoje, assim que o consultório do pediatra da Manuela abriu, liguei e perguntei se já posso oferecer o soro à Manuela.
Não dá para esquecer que prender a diarréia não é a solução, afinal, se o corpo da criança está eliminando, é porque não é bom para ela. O que não pode ser perdido é líquido, ou a criança desidrata. E aí, o correto é levá-la ao hospital para receber soro na veia. Tá?
Outro aspecto a considerar é o rotavírus...Hum,hum...Ele contamina as crianças normalmente nos primeiros anos de vida, mas como não imuniza quem já o pegou, os adultos não estão livres dele...Seu sintoma principal é a diarréia. Esta pode ser leve como pode tornar-se grave. No primeiro caso, de diarréia leve, o soro caseiro é o tratamento adequado, mas se o quadro for grave, onde a criança não come, vomita, diminui a urina, fica desanimada, é correr pro hospital para ser hidratada lá!
Antes mesmo de conseguir falar com o pediatra, a nutricionista da escola me ligou. Conversamos bastante. Desde ontem, a professora da Manuela já vinha substituindo alimentos que soltam muito o intestino por outros mais adequados. Hoje, pela manhã, Manuela não havia evacuado, ainda, o que é bem bom. Eu comentei que na quarta a noite, Manuela comeu um cacho pequeno de uvas escuras...Rs...Isso pode ter ajudado o desarranjo do dia seguinte.
Mas, ela me disse que cuidaria direitinho da alimentação da Manuela, que Manuela sempre come muito bem lá. Aí, expliquei que faço uma alimentação bem correta para Manuela, com frutas e legumes variados. Sucos de soja e orientação das minhas irmãs nutricionistas. Por isso ela não teve problema algum com a alimentação da escola. A nutricionista ficou bem satisfeita e até vamos trocar receitas. Rs.
Em seguida, consegui falar com o pediatra da Manuela. Ele também concorda com a nutricionista de ter sido uma virose mal curada, que está deixando um rastro. E que nem precisa oferecer o soro, que a dieta mais adequada seria suficiente.
Bom, estando todos em harmonia na ação - eu, a escola e o pediatra da Manuela, tudo bem, ela ficará bem, bem!
Espero que todos fiquem bem, sempre!
Beijos
Gilda

Nenhum comentário: