quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dentista!

Ixi, gente...
Até que um dia Manuela vai ficar de bem com o pediatra dela, mas com dentista...Ixi..Rs.
A odontopediatra da Manuela avalia cada criança para saber o tempo entre as consultas. Para Manuela, nos vemos a cada seis meses. Mas, nesse ponto, eu adiei demais a primeira consulta da Manuela.
Os especialistas recomendam que a primeira consulta ao odontopediatra ocorra no primeiro ano de vida, mas, manuela foi à dentista quase completando 2 anos. Errei, tentei marcar 2 outras vezes antes com a mesma dentista, mas não conseguíamos ajustar nossas agendas...
Mas, eu faço o dever de casa, também, né? Leio, me informo. Escovei as gengivas com aquela escovinha transparente - algumas vezes Manú adorava algumas vezes, noutras detestava...Rs. Depois comprei alguns kits de escovas para a idade dela e pasta sem flúor, também com a indicação correta da idade. Como estratégia, eu deixei Manuela estragar algumas escovas...É, entregava para ela ficar mordendo a escova, brincando com a escova na boca, um pouco de pasta, também.
Ela já aceita bem escovar os dentes. Uma ajuda foi a música da Xuxa "escove os dentes: txitxitxitxitxi, escove assim"txitxitxitxitxi". Manuela se diverte! Rs.
Bebês, é, mesmo bebês tem cáries, gengivite, problemas de mordida etc.
A odontopediatra fez várias perguntas sobre a rotina da Manuela: o que come, horários, escovação, chupetas, mamadeiras etc.
Na primeira consulta Manuela ganhou uma escova de dentes e eu sentei na cadeira de paciente e Manuela deitou-se sobre mim. Aos prantos, isso mesmo...É um horror, Manuela não gosta dessas situações e não aceita conversa...A dentista escovou os dentes da Manuela e fez uma observação rápida dos dentinhos.
Na segunda consulta, que ocorreu ontem, Manuela dentou sobre mim de novo, mas eu tive que fazer muito carinho e segurá-la com firmeza, porque ela ficou inconformada...A dentista escovou seus dentes, observou bem seus dentes e passou um produto nos dentes de Manuela para ver se havia placa. Nada, tudo limpinho. Bom!
As recomendações da dentista são as que eu já cumpro: nada de açúcar em nada, nem em sucos, nem no leite, em nada. Nada de doces. Como eu expliquei à dentista, Manuela prova os bolos simples que eu faço em um ou dois fins de semana ao mês e quando temos alguma festinha - o que é bem raro aqui. Nada de bombons, chocolate ou porcarias.
A regra que nos policiamos para seguir é muito importante: após o leite da noite a criança deve escovar os dentes. Aqui em casa, subimos as escadas, então, eu levo Manuela para o banheiro e ela escova os dentes comigo, numa boa. Porque é rotina, porque faço disso algo harmônico. Canto um "txi,txi,txi". Ela nos vê escovando os dentes e muitas vezes pergunta: "denti papai", para chamar o pai a participar desse momento. Rs.
Com stress e gritaria ninguém se entende, não é mesmo? No fim da consulta, Manuela ganhou uma tartaruga e acalmou-se instantaneamente. A dentista perguntava pelas lágrimas enquanto Manuela chorava, mas não havia nenhuma...Rs...Vamos conversando para ela ficar bem nas consultas. Rs.
Beijos
Gilda

Nenhum comentário: