segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cheiros gostosos em casa!

Ah, depois de escrever bem por dias, dei uma pausa daqui...Rs
esquentou em Curitiba e aproveitamos o sol! Rs
Nessa semana teve cardápio só para Manuela, com direito à sopa que papai inventou pra ela. Rs.
Ficou uma delícia! Ele fez uma sopa com carne moída. É, isso mesmo. Rs. Usou feijão verde, ervilha, repolho, os refogados bons: cebola, alho, tomates, carne moída e agrião. Ficou muito boa, Manuela adorou!
Eu peguei a idéia do marido e fiz outra sopa para Manuela. É bom demais sopa, tem líquido, é quentinha e nutritiva. E nós aqui em casa jantamos a sopa da Manuela. Rs. Juntos. A minha levou a carne moída, também, mas eu pus batata, beterraba, pimentão verde, feijão verde e repolho. Mais os refogados. Ah! E um pouco de páprica defumada, que é uma delícia! Pronto, Manuela jantou na quinta feira 2 pratos de sopa e bicou o meu prato também! ahaahah
No domingo, eu estava frenética com o sol bom que fez aqui! Então, fiz pão quentinho que Manuela comeu com a manteiguinha derretendo...Rs...Aliás, antes do pão sair do forno, ela deu uma bocada na tampa da manteiga! Pode? Rs.
Como a semana inteira ela pediu sorvete e eu não dei. É, nada de doces durante a semana. Rs. E, também, na sexta, nós duas fomos ao parque barigui, sentamos à beira do lago, tomamos suco de laranja e mamão e, apesar dela ter pedido batata frita, comemos uma isca de peixe deliciosa! Ela adorou! Eu ainda devia uma gostosura à ela, então, fiz bolo de cenoura aqui em casa, e na forma nova, em formato de mini bolo de noiva de três andares. Uma coisa fofa! Os bolinhos ficaram lindos! E Manuela atacou os topos dos bolos todos! Ahahahah.
O topo é bem parecido com o topo do cuzcuz que preparamos aqui em casa. Ela adora essas pontinhas de comida. E são gostosas, né? Rs.
Claro que aqui em casa só faço bolo simples, sem caldas de açucar ou chantilly, ou coisas do gênero, para não rasgar tudo o que prego aqui, né? E também, a dentista da Manuela não a liberou de comer livremente doces. Então, é só no fim de semana mesmo, quando eu libero. E pelo pai dela, nem ia ser liberado assim! Ele não é fã de doces e regula mais ainda a oferta à Manuela. Bom, pelo menos nós dois concordamos em tudo a respeito da nossa pequena filha. Eu não o desautorizo nunca! 
E o almoço? Bom, depois de fazer pão, e antes de preparar os bolinhos, eu ainda fiz almoço. Fui ao açougue com Manuela e comprei sobrecoxas de frango e um pedaço de carré de carneiro de meio quilo...Hum! Manuela adorou! Comeu que se esbaldou...Paella de frango com carneiro.
Eu estava sem o arroz de paella, que fica perfeito, mas usei o parbolizado mesmo e ficou bom também. Mais molinho do que eu queria, mas não comprometeu o prato. Rs. E ainda coloquei umas linguicinhas que comprei no açougue, também. Para Manuela, não servi a linguiça. Preferi assim. não é que ela não possa, é que o que não é excessivo a um adulto, pode ser a uma criança, logo, oferecer coisas gordurentas a uma criança pequena é um risco desnecessário, porque Manuela não vai precisar nem um pouco disso, né? Então, nada de bacon, linguiça e outras porcarias do tipo, que eu também evito na alimentação aqui em casa. Manuela já vomitou por causa de pizza, imagine!
Claro que uma vez, em um churrasco, Manuela a mil por hora na correria, e uma moça falou assim: posso tentar pará-la com uma comida diferente? E eu vi a linguiça...Mas, ela pediu antes para mim, que sou a mãe e o critério é meu, deixei que desse um pedaço único.
Manuela parou, saboreou, e aí, começou a comer o churrasco, curtiu mais o principal da festinha que era comer e não correr! Ahahahahahah.
Eu não ofereço nada de comida nem ao meu sobrinho, porque primeiro pergunto à mãe dele! E minha mãe faz o mesmo com Manuela. Se ela não sabe se eu vou concordar com a comida, não oferece! Engraçado foi uma vez que ela preparou um cozido bem gostoso para Manuela, mas meu cunhado fez um churrasco na casa da minha irmã, bem ao lado da casa da minha mãe. Manuela quis foi o churrasco! ahahahah. Mas, é só oferecer a carne sem a gordura, nao oferecer as porcarias que acompanham e que nós comemos de forma imprudente...Rs...E ter suco em casa, porque acho um crime oferecer refrigerante ou achocolatado, duas bombas de açucar para uma criança! Faça o suco, é uma delícia, ou tenha o de soja, em caixa, como alternativa. E tem os sucos de uva integrais em garrafa, que são bons e gostosos! Manuela pede o suco de uva da garrafa aqui em casa. Ela já conhece, bebe há muito tempo, gosta!
Não adianta querer oferecer tudo ao seu filho, como se ele fosse morrer amanhã e não pudesse ficar sem provar tudo agora...É um grande erro, é só ter um pouco de boa vontade de ouvir todos os especialistas em alimentação infantil...Pessoas que estudaram muito tempo a respeito disso e sabem do que estão falando...Temos que optar por fazer o melhor, a partir dos novos parâmetros de alimentação infantil...Insistir em repetir parâmetros ultrapassados é um erro, porque todos os dias se comprovam os malefícios da má alimentação infantil...E pior: quem vai sofrer é o filho...Muito injusto isso! Está entre os direitos da criança o direito à saúde...Alimentação é saúde...Se a criança adoece demais, está com carências nutritivas...E aí, não é o sorvete, o doce, bombom que vai ajudar...É uma exceção, gostosa, mas ainda assim, é exceção. A saúde vem das frutas, verduras e legumes e é isso que deve ser oferecido à criança desde que começa a alimentação além do leite materno.
...
Domingo bom demais aqui, aff, marido estava comendo pãozinho gostoso à noite, antes de dormir...Rs.
E hoje, acordei com ele, fiz café e comemos mais pão gostoso. Rs.
Bom dia!
E ainda tem sol aqui!
Gilda

Nenhum comentário: