terça-feira, 18 de outubro de 2011

Babá, hotel ou au pair?

Oi, gente!
Uma vez precisei fazer um tratamento com odontólogo que demoraria algumas horas. Manuela não estava na escola. O que fazer? Não temos nem parentes aqui na cidade em que moramos.
Descobri uma escola aqui em Curitiba que funciona 24 horas. Após o horário de aula, torna-se um hotel infantil. Estive lá, é organizado, deixei a Manuela ali por uma manhã, enquanto eu me consultava. De volta ao hotel, Manuela estava brincando num castelo de princesa, acompanhada de uma professora, super animada. Claro que ao me ver, ficou mais feliz ainda! Rs.
Eu nunca tentei, contudo, deixá-la à noite no hotel. Sei lá, não dava, tinha que ligar com antecedência para marcar, deixei pra lá. Manuela entrou na escola, só saímos aqui em Curitiba os três juntos. Quando ela começou a caminhar, foi difícil...Rs...Ela já fez farra de pijamas no chalet suisse, andando por todos os ambientes de lá...Rs...Já aterrorizou casais no petit chatêau...Rs...Subiu mil vezes as escadas do thai sho...Rs...Ai, diminuimos o ritmo para não ser tão complicado...Rs...Com a idade, Manuela tem se acalmado mais e nas últimas saídas tem sido mais tranquilo. Ela escolhe seu lanche, passeia pelo restaurante, senta e come bem, mas, ainda acontece dela se agitar...Rs.
De uns tempos para cá conversamos bastante a respeito de uma babá eventual para sairmos só nós dois, mas como eu não conseguia sequer uma diarista de confiança aqui, imagina uma babá! Então, eu resolvi perguntar à sobrinha de uma amiga, que faz faculdade de design, e poderia querer ganhar um dinheiro extra, se ficaria com Manuela para eu e o marido sairmos. Mais importante é que eu a conheço, é uma boa menina. Ela topou!
Acreditam que ela pegou catapora dias antes de vir aqui? ahahahahah.
A moça que faz diária aqui também se prontificou a ficar com Manuela, e ela é cunhada de minha amiga. Mas, também, teve uma crise renal na véspera...eheheheh
E na noite que queríamos sair e eu até liguei para o hotel, caiu uma chuva e esfriou o tempo...kkkkkkkkkk
complô, né? Rs.
Na última semana, uma vizinha de Belém, que também fez faculdade comigo esteve em Curitiba e nos reunimos com outros amigos paraenses que moram aqui. Foi aí que, conversando sobre o assunto, as filhas da minha amiga karla se ofereceram para ficar com Manuela. Elas tem 17 e 15 anos e tem priminhos da mesma idade que Manuela. Já tínhamos o convite para uma festa à fantasia nessa última sexta. Elas ficaram aqui em casa. Gente, foi ótimo!
Quando eu fui buscá-las, Manuela já caiu no sono no carro e só acordou no sábado de manhã. Eu preparei uma mesa de salgadinhos e docinhos, refrigerante, sucos, e elas ficaram numa boa aqui.
Fomos de fantasia improvisada para a festa. Rs. Foi ma-ra-vi-lho-so! Chegamos em casa às 3 da manhã, tranquilos, Manuela dormindo, as meninas dormindo.
No outro dia de manhã, levei as meninas para a casa delas, junto com Manuela. Combinei com elas de chamá-las a cada 15 dias para ficarem com Manuela em troca de pagar-lhes diárias. Elas gostaram da idéia. Rs.
Bom, eu acho que demoramos demais a buscar uma companhia desse tipo para a Manuela. Mas, nossa rotina é bem cansativa, acordamos cedo, não paramos o dia inteiro e no fim da tarde, início da noite, ainda brincamos com manuela. Já não saíamos de madrugada antes de eu engravidar, porque saíamos muito para happy hours e nossa noite começava cedo (porque os happy hours daqui são muito bons) já terminava em torno de meia-noite mesmo. E nossos amigos, também tem o mesmo ritmo, então, não sentimos tanta necessidade assim. Até porque sempre nos reunimos muito aqui em casa, e Manuela dormia na hora dela e ficávamos ainda com os amigos na sala até 1 ou 2h da manhã, normalmente.
Mas, foi tão bom ter saído do que fazemos usualmente à noite. Dançar um pouco, dar atenção total um para o outro! Já estou torcendo para a proxima semana chegar! Rs.
Temos pensado, também, em uma au pair. Trata-se de uma pessoa jovem que viaja o mundo e se aloja em casas, onde possa cuidar de crianças, e ajudar um pouco na casa, em troca de salário e tempo para fazer um curso de línguas, por exemplo. A idéia é estimular o intercâmbio e estudo de linguas diferentes para jovens. Uma idéia muito legal!
Como agora estamos de mudança para um chalé menor do que nossa casa atual, não haverá espaço para uma au pair, porque as empresas que recrutam au pairs exigem quarto individual para elas. Mas, já concordamos que assim que nossa casa nova estiver construída, contrataremos uma au pair. O prazo? É muito variável entre as jovens que trabalham assim. Algumas pretendem ficar no máximo 6 meses em um país, outras no mínimo 6 meses. A escolha deve levar em conta o prazo, também. Mas, pensem o quanto é interessante para seu filho conviver meses com uma inglesa, quando seu filho já estuda inglês? Ou outra língua, de interesse dos pais, também, como espanhol?
Um casal de amigos nossos teve a sorte grande de contratar uma babá, que é tem formação de pedagoga, e está com a filha deles desde que a pequena nasceu...Há quase 3 anos, sem problema algum. Mas, isso é a exceção, né? Sei de tantos casos de abusos de babás que não tenho a menor coragem de contratar uma...Sem contar que é muito melhor o filho na escola do que "aprendendo" a falar errado, ensinos ultrapassados, e mais com a babá...

A idéia do hotel infantil também acho muito legal! A escola já conta com a estrutura de escola, com brinquedos, caminhas, bercinhos, refeitório, e funciona com as próprias professoras da escola escaladas para turnos no hotel, conforme a necessidade. Aos fins de semana você tem que ligar reservando vaga até a tarde de sexta feira...É, não dá para decidir em cima da hora...Aí, o hotel escala as professoras. O pagamento é por hora, e não inclui a alimentação da criança. Não é a opção mais econômica, claro, mas se você não conseguiu ninguém para ficar com seu filho, em uma situação excepcional, é uma boa opção, e segura, também.
Um querido amigo meu, que lê aqui meu blog de vez em quando, também me contou de um círculo de amigos dele que se revezam para ficar com os filhos dos amigos. Então, também é interessante que uns 4 casais de amigos com filhos pequenos possam revezar-se nessa dinâmica de cuidar do filho do amigo por uma noite. É seguro, econômico e os filhos ainda brincam e dormem na casa do amiguinho. E todo mundo ganha sua noite de casal, de vez em quando, né? Rs.
Quem tiver interesse em saber sobre o trabalho de au pair, há muitos sites ligados a isso, em que você pode, inclusive, deixar seu perfil para que alguma au pair entre em contato. Aqui:


http://www.aupair.com/
http://www.culturalcare.com.br/land.aspx?google=true&etag=GGBRS_AP_00_00&gclid=CK6_p7Hq8qsCFRFR7AodKQMsIw
http://www.culturalcare.com.br/land.aspx?google=true&etag=GGBRS_AP_00_00&gclid=CK6_p7Hq8qsCFRFR7AodKQMsIw

Beijos,
Gilda

Nenhum comentário: