terça-feira, 29 de março de 2011

Oi, Regiane!
Cadê você???? Rs
Olhe, hoje fiz uma papinha bem gostosa!
Cozinhei 3 batatas grandes em água e sal, cozinhei uma coxa e uma sobrecoxa de frango - alho, cebola, coentro, alecrim, cominho, azeite e caldo de legumes. No fim do cozimento, juntei couve manteiga em tiras fininhas.
Bati dois ovos e adicionei uma colher de maizena. Amassei a batata cozida, misturei com os ovos e 2 colheres de manteiga e forrei uma assadeira de vidro, de tamanho médio.
Depois que o frango cozinhou, eu o cortei em pedaços e refoguei de volta na panela com tomates em cubos. Fiz uma camada de frango sobre a de batata e depois, fechei a torta salgada com mais batata.  Cobri com papel alumínio e Pronto. Foi assar em forno por mais uns poucos minutos. Ficou uma delícia! Manuela adorou! A receita pedia queijo ralado sobre a torta, mas eu dispensei porque Manuela já tem queijo na dieta diária, ia ficar excessivo.
Se seu filho estiver começando na papinha, retire o sal e o cominho. Use manteiga sem sal, também. E use bastante tomate, que ajuda a realçar o sabor dos alimentos. Desfie bem o frango. Seu filho nem perceberá que nao tem sal, pode confiar. É a opção mais saudável, sem dúvida.
Eu comprei mandioca hoje, também. Quase faço a torta com mandioca. Sabe o que é ótimo para essas papinhas em tortas? Inhame! Faz bem à saúde,  e fica cremoso, também. Aliás, o inhame está sempre na nossa dieta - minha e da Manuela. O marido insiste em desgostar do inhame...Aiai...Rs.
Mas, essa semana devo fazer um creme de mandioca. Cozinhá-la bem, depois temperá-la, amassá-la e fazê-la como uma sopa cremosa. E adicionar alguma carne, sim, né? Rs. Diversifica o prato. Assim, Manuela vai ter essa semana: torta de frango, creme de mandioca com carne e já esperando o pai dela chegar de viagem na sexta, peixe!
Ontem, fizemos um risoto de queijo. Ficou uma delícia! E Manuela adorou! Para acompanhar, Antonio fez um lombo de vitela assado no forno com molho de tomate. Vou colocar a receita no nosso outro blog. O de culinária. Rs. Manuela pedia mais e mais a carne. Rs.
Diversificar a dieta da semana pode não ser tão seguro quanto o feijão com arroz, mas pode ser uma experiência muito legal! Um risoto em um dia mais calmo, ou uma massa com frutos do mar, rápida, sem dificuldades! Ou uma torta assada, que rende para o outro dia. Hein? Vamos lá? E não é só para quem tem filho não, porque mesmo antes de termos filhos aqui em casa já fazíamos comidas diferentes sempre.
Tenho vários livros de culinárias, daqueles de banca de jornal, que custam R$1,99 aos que custaram muito mais caro, e digo: quase não encontrei receitas erradas! Fica tudo gostoso, se feito direitinho.
E quanto mais seu filho tiver um cardápio variado, menor a chance de você ouvir em casa: "não tem feijão? o que vou comer então?", filhos que dão ordens às mães do que querem comer, porque não são educados o suficiente para pedir gentilmente (a mãe se fez de empregada deles e quando os filhos crescem dão ordens, pitis, chiliques...) e, pior, não foram educados para comer muitas coisas diferentes...
Por isso, sempre que eu tiver receitas gostosas e testadas, vou postá-las, tá? Quem tiver, também, por favor, compartilhe!
Beijos,
Gilda

2 comentários:

Tatyane Garcia disse...

ai, essas receitinhas da Manu sempre me deixam com agua na boca!!!

Anônimo disse...

Oi Gilda
Demorou, mas eu entrei de novo, só agora li seu recado....rs e te mandei um e-mail. É que voltei a trabalhar e ainda estou me adaptando a esta nova fase: Mãe e Professora, não está fácil.... Minha bebê ainda está na fase das primeiras papinhas, já tem mais de um mês, mas já guardei sua receita que parece ser deliciosa. Aguardo sua resposta ao meu e-mail. Beijos e obrigada