quarta-feira, 23 de março de 2011

Primeira reunião da escola. Estivemos lá

Minha caneca do Shrek!
Hum, primeira reunião da escola da Manuela. Estava ansiosa, confesso.
E temendo um discurso que me desagradasse, juro para vocês!
Como é bom surpreender-se! UFA!
A pedagoga da escola, que também é psicóloga comentou que foi o maior quorum
de todas as unidades da escola - são 3.
Falou a nutricionista, depois a professora de inglês e a pedagoga.
Posso dizer que achei excelente a postura da escola. Poxa, que bom!
Manga! Mas, adora uma manga! Rs
A nutricionista mostrou vídeos das crianças lanchando. E cantando: meu lanchinho, meu lachinho, vou comer, vou comer, pra ficar fortinho, pra ficar fortinho e crescer.
Rs.

As falas, aliás, tinham mais um tom de apelo aos pais. Para que ofereçam vários alimentos aos filhos e diante da recusa usarem a criatividade para mudar a apresentação do alimento até que a criança o aceite. Não oferecer o alimento diante da TV ou com brinquedos. É, porque na escola o espaço de alimentação é bem organizado e a criança que não tem seus espaços delimitados tem muita dificuldade de adaptar-se...Imagine as professoras tendo que cuidar de várias crianças e ainda ter que lidar com uma criança que não come isso, nem aquilo...

Uma vizinha nossa tem uma netinha um ano mais velha do que Manuela. Pois a criança chegou a ir à escola no ano passado, mas logo deixou de ir. Ela simplesmente não come quase nada. E rejeitou por completo a comida da escola. Cospe a carne, não come comida sem caldo, nunca provou a maioria dos legumes...A avó me contou que nunca ofereceu abobrinha com medo da neta engolir as sementes da abobrinha...Pode? Que a neta não come carne vermelha porque não gosta...E ela nao oferece proteína para subsituir!
Ela contou que o filho dela, quando tinha a idade da neta, chegava a desmaiar de fome, porque não comia nada...Pode? Pode! Ela não só não soube educar para a alimentação os filhos e agora repete com a neta, já que a mãe da criança passa o dia no trabalho. Os ciclos repetem-se...
A professora de inglês apresentou o projeto da escola que inicou ano passado. As crianças a partir do maternal 3 tem aulas em inglês, porque a escola tornou-se bilingue.
Tapioquinha!!!
E por fim, a pedagoga fez uma longa palestra, muito ponderada sobre o papel dos pais em educar os filhos para que seus filhos tenham uma vida acadêmica saudável e produtiva. Até um vídeo foi passado. Eu confesso que nunca soube desse vídeo, mas alguns pais já o conheciam. Conta a história de uma menino que vira m monstro e os pais nem percebem...Hum,hum, ponto para a escola! Afinal, eles é que recebem os monstrinhos em seus ambientes e tem que dar conta dos problemas que os pais não querem enfrentar, não é mesmo?
A pedagoga pediu aos pais que orientem os filhos, que falem com os filhos amorosamente, deem-lhes atenção. Para que eles não mordam outros coleguinhos, batam, agridam, ou não consigam concentrar-se, prestar atenção na professora e aproveitar bem o tempo na escola. Enfim, a escola expressou que uma parte muito importante do sucesso da educação do filho compete aos pais e que a escola não assumirá responsabilidades que estão além de suas possibilidades. Por outro lado, a escola mostrou o quanto cuida do espaço das crianças, que a atenção com a alimentação é levada a sério e que os bons exemplos são seguidos ali dentro.
Claro, a escola está passível de errar, afinal ela depende de tantos profissionais...Por isso sua fala foi amigável aos pais, num tom muito feliz. Saímos da escola com uma sensação bem boa, eu e Antonio.
Até porque Manuela não teve problema algum com alimentação na escola. Todas as semanas vem a foto de uma fruta que ela comeu no dia: carambola, maçã, manga. Ela come muitas frutas aqui em casa, também. Outro dia achei muito fofo. Ela pegou uma colherzinha, e tirou a casca da uvinha inteirinha e comeu o miolo. Rs.
Montei um piquenique na sala, ontem! Com a toalhinha da disney. Rs
Eles tomam sopas sempre no jantar. E aqui em casa preparo sopas todas as semanas, também. Ontem mesmo, Manuela jantou uma sopa de abóbora, batata e alho poró. Ela adora! Em sua agenda sempre vem o aviso de que ela comeu bem em todas as refeições. Às vezes, repete. Rs. Está linda, com um ótimo peso e comendo muito bem. UFA! Rs.
Beijos!
Gilda
Manuela gosta de imitar-me. Tomar leite na xícara. Registro imediatamente antes dela distrair-se e derramar o leite no chão...Rs

2 comentários:

Tatyane Garcia disse...

Bem, comentários meus Gildinha: Manu na foto de maria chiquinha simplesmente linda! Adoro posts com fotos ilustrando! rs! Manu, baby que come rúcula! demais, emocionei! e me deu agua na boca o que ela anda comendo...hum..sopa de abobóra..adoro!! E vc adiar a apresentação dela aos chocolates puro, tb super coerente! Simmm, quando esse blog vira livro???? beijos!!!!!!!

Gilda e Manuela disse...

ahahahahh
taty! menina! maior apoiadora daqui!!
muito obrigada, minha amigaaa!!
beijos!