segunda-feira, 21 de março de 2011

o ataque da chupeta II: a vingança!

Ahhh!
Fui brigar com chupeta, ela está se vingando de mim! Rs
Ai, brinco, mas estou muito irritada, ultimamente...
Essa semana que passou, Manuela me surpreendeu chupando dois dedos...Foi tão inusitado que eu achei que ela havia machucado os dedos e estava chupando para acalmar o dodói...Mas, não era!
Isso foi na quinta feira, dia em que houve reunião na escola dela. Eles nos orientaram a deixar os filhos em sala durante a reunião. Aí, na sexta feira, Manuela estava febril e não foi para a aula.
Hoje, conversei com a professora. Ela me contou que há duas semanas Manuela começou a imitar a Gabriela...Gabriela é uma colega de sala...Ela chupa dois dedos e Manuela tem imitado a coleguinha. A professora disse que tem observado e ia me perguntar se eu havia dado chupeta para Manuela recentemente, porque até pedir "peta" ela tem pedido à professora.
Ainda segundo a professora, os coleguinhas quase todos usam chupeta...E que Manuela já tentou tirar a chupeta dos colegas...
Ano passado, quando Manuela esteve com febre, ela não largou o peito. Mamava e fazia de chupeta...Foi exaustivo para mim, que já não tinha mais leite quase. Mas, era uma questão emocional. Ela estava gripada e queria agarrar-se a mim. Eu entendi perfeitamente. Agora, Manuela com gripe, novamente, sem o peito...
Os gestos dela são, inclusive, iguais ao da amamentação no peito. Com uma das mãos ela brinca com o próprio seio, como ela fazia em mim. Eu também entendo que ela esteja sensível e busque consolo na sucçao do dedo...Eu corri para os meus livros de gravidez, filhos e li que pode haver a sucção do dedo por um momento bem curto, sem caracterizar que seu filho chupe dedo. E que antes dos 2 anos não há contraindicação. Mas, chupar o dedo é uma questão emocional, a criança está sensível, insegura e está se acalmando com o dedo. Eu ofereci mamadeira. É, ajudou, sabem? Porque ela também faz a sucção, e a distrai do dedo...
E eu virei animadora infantil esses dias...Mas, inventei coisa para distrair Manuela do dedo...Rs
A professora vai continuar observando esse novo hábito da Manuela, mas, não acho que haja muito o que fazer, porque nós todos imitamos, é uma conduta tão própria nossa. O que posso pedir à minha filha? Que não imite? Justo a Gabriela, a coleguinha que mais brinca com ela, que ela aprendeu a falar o nome primeiro...Rs.
Estou preocupada, mas tranquila, porque não creio que seja um problema, ainda. No fim do mês temos consulta com o pediatra e tirarei as dúvidas a respeito disso. 
É...As chupetas nos rondam...Aff!!!!!!
Beijos
Gilda

Nenhum comentário: