sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Tchau, fraldas!

UHU!
Sexta feira de céu lindo aqui em Curitiba e uma mãe e uma filhinha muito animadas! Rs
Manuela tem acordado cedo conosco, para logo se adaptar à rotina que se anuncia com nossa mudança de casa já próxima. Acordaremos juntos, deixarei o marido no ponto do ônibus da petrobrás, seguirei para deixar Manuela na escola e assim começaremos nossos dias, em breve, bem breve.
Rs.
Mas, preciso dizer que nunca esquecerei o desafio dessa idade: os dois aninhos! Ui! Todo mês foi uma novidade! Rs. Manueal teve tantos desafios, como andar melhor, falar melhor, controlar seus instintos e dominar seu corpo para agir conforme sua vontade...Uau! Sua personalidade começando a ditar regras ao corpo e nós, os pais, ali, aprendendo junto com ela quando deixá-la em autonomia plena e quando orientá-la diretamente.
E eu, mãe, como penei, confesso...Rs...Com medo, insegurança, a "primeira viagem" tornando-se bem mais dinâmica e, por isso, desafiante para mim...Mas, é para dias como o de hoje que tudo acontece: uma sexta feira bonita, com todos muito animados, porque o desafio é para todos, e principalmente, para minha pequena Manuela. E Manuela está saindo das fraldas.
Para uma criança sair das fraldas a questão não é a idade e sim a maturidade psicológica e fisiológica. A criança já deve entender já que vai usar o banheiro, conseguir tirar sua roupinha, sentar sozinha, falar bem para pedir para ir ao banheiro e mais importante, conseguir controlar seus esfíncteres - músculos que controlam urina e fezes.
Eu li em muitos espaços virtuais e ouvi do pediatra da Manuela que a maioria das crianças começa controlando a urina. Mas, desde o ano passado que Manuela avisa quando faz cocô e demonstrou controle...Certa vez, ela parecia em constipação. Então, quando me ouviu dizer ao pai dela que daria um remédio para isso, disse: "quero fazer cocô" e fez na hora. Pois é, há crianças que não controlam primeiro a urina...
E toda a situação de controle dos esfíncteres passou pela situação da constipação...Dela aprender, treinar o controle, não entender que prender era o que causava sua constipação, e o uso disso também para ter os pais ali, ao seu redor, já que ela também está aprendendo a interpretar as reaçoes e sentimentos dos pais.
Bom, para falar em idade, muitas crianças apresentam o desenvolvimento que apontei acima a partir dos 2 aninhos. O pediatra da Manuela orientou-me bastante a respeito disso. Tirar as fraldas antes da maturidade emocional da criança seria "adestramento" e não educação. Então, que eu esperasse o tempo que fosse para ela.
Mas, o que acontecia é que Manuela já controlava parcialmente os esfíncteres e começava a se incomodar bastante com as fraldas...A constipação que se apresentou me levou até a consultar uma psicóloga infantil para eu compreender melhor essa fase. Foi aí que ela pediu-me que questionasse o pediatra da manuela a respeito da saída das fraldas. Gente, esse diálogo entre profissionais foi ótimo, sem contar as inúmeras conversas que tive com a professora da Manuela!
Assim que conversei com o pediatra da Manuela sobre as orientações da psicóloga, ele entendeu que seria bom mesmo começar a retirada das fraldas. Então, em agosto a professora começou a tirar as fraldas da Manú...Mas, aí, choveu, choveu nessa cidade, esfriou e ficou mais difícil começar esse processo e ela adiou...Rs...
Ter adiado significou para mim mais semanas em que eu não conseguia dar muitos passos para ajudar minha filha a aprender a entender essa fase, afinal, ela passa a maior parte do dia na escola, é lá que o processo seria maior. A professora recomeçou no início de setembro e há semanas Manuela já está em tempo integral sem fraldas na escola! Foi tranquilo, de certo modo, porque nos primeiros dias, Manuela segurou o xixi, não quis usar o banheiro, e aí passou a compreender a lógica dos esfíncteres e em pouco tempo entendeu que usaria o banheiro. A primeira coisa que fez foi pedir à professora para ir ao banheiro sempre que queria usá-lo, o que foi excelente para seu aprendizado! E melhor: há o lúdico nisso já que ela e os amiguinhos fazem trenzinho para irem ao banheiro. Rs.
Em casa, a conversa era outra...Rs...É. Aqui em casa eu fazia tudo o que me orientaram: o pediatra disse para a levarmos ao banheiro de hora em hora, dizer que ela podia usar, perguntar se queria fazer xixi; também como a professora disse, observando seu jeito, se ela parecia estar segurando o xixi. Mas, nada. Ela até dizia que queria fazer xixi, mas chegava no banheiro, desistia e depois fazia na roupinha...E assim foi acontecendo e eu tentando...
Até que ontem eu conversei com a professora diante da Manuela. Que ela não queria usar o banheiro de casa, só o da escola (porque foi assim que Manuela falou pra mim, acreditam? Rs). E aí, a professora pediu à Manuela que usasse o banheiro de casa, também.
Pois..Rs..Ontem, ela fez cocô, e tirou a fralda. Quis ficar sem fralda. E quando brincava conosco no quarto dela, sentou em seu troninho (que quase tinha virado brinquedo, já que em sua função foi ignorado por meses...Rs) e fez xixi! E ria, adorou! Aí, o pai dela mostrou que jogávamos o xixi no vaso grande e dávamos a descarga. Pronto! Ela sentou mais uma vez, fez mais xixi e levou ao banheiro para imitar o pai. Toda alegre!
Depois, eu e Antonio conversávamos no quarto da Manuela quando ela surgiu bem molhada...Curiosa, brincou com a água do vaso sanitário...Rs...Foi pro banho! hahahaahah
Hoje, pela manhã, acordou, tirou a fralda noturna e vestiu sua calcinha. Rs. Fomos ao sam`s club e ela passeou o tempo todo super bem. Percebi que ela estava apertada. Aí, ela comentou comigo que estava apertada. Perguntei se queria fralda e ela disse que nao. Segurou numa boa até chegarmos à escola, que fica a menos de 5 minutos do Sam`s club.
Chegamos tão felizes na escola! Eu, emocionada, e Manuela super animada! A professora ficou muito contente, também, com nossa evolução em casa. UEBA!
E Manuela está com 2 anos e 6 meses, passando para etapas novas em sua vida. O processo é simples e o desafio é a criança mesmo, de nós entendermos seu comportamento e ela em entender o que se passa com ela. Comunicação pura.
Mas, como eu disse no início da postagem..."Ah, os dois aninhos!"...Rs...Há 3 noites que Manuela acorda na madrugada e quando eu chego na cama dela, ela já está saindo da cama e só se acalma quando deita na nossa cama...Na noite de ontem, eu já tinha dito ao Antonio que em 2 noites já estava virando hábito, que ela ia cumprir a terceira noite conosco, e que ele devia antecipar-se e dormir no quarto dela. Ele topou, mas, ou esqueceu ou achou que ela não ia fazer isso...Rs...Pois ela acordou de madrugada, nem chorou, só me chamou...Quando abri a prota, ela já estava descendo da cama...Antonio ainda tentou fazê-la mudar de idéia, o que só provocou seu choro...E aí, nós, cansados, com sono, desistimos de mudar o hábito e Manuela dormiu conosco...Rs...
Pois a missão do fim de semana é fazê-la voltar a domir no seu quarto a noite toda. E começa hoje isso. É mais fácil quando ela mal começou a criar o hábito, mas a cada noite que ela consegue ir para nossa cama, mais difícil desfazer isso...Aiaiaiai...
"Ah, os 2 aninhos!"...Rs
E estamos em contagem regressiva já para a Rafaela e a Ana Sophia!
Meninas lindas sejam bem-vindas!
Beijos
Gilda

Nenhum comentário: