quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Argh, açucar!

Ai, o açúcar...

A maioria das pessoas que eu encontro e comento que não adoço nada do que como, me acha exagerada, não entende...
Pois estou assistindo a um médico explicando na televisão, agora, sobre o problema gigante que a diabetes está causando nas crianças...É, isso aí, nas crianças! E vou começar repetindo o que ele acaba de explicar:
100ml de leite condensado tem 5 colheres cheias de açucar...
100ml de refrigerante tem 1 colher cheia de açucar...
uma barrinha normal, fina, de chocolate tem 10 colheres cheias de açucar...
os produtos diet não tem açucar, mas tem gordura e engordam normalmente...
100ml de suco de caixinha tem 1 colher cheia de açucar...
Agora, imaginem um dia de alguém assim: uma caixinha de 200ml de suco de caixinha, pao com geléia de fruta, lancha um copo de refrigerante, almoça bebendo outro copo de refrigerante, lancha uma fruta e um suco de fruta adoçado, janta uma barrinha de chocolate...
Agora imaginem isso para uma criança: a mãe oferece suco de caixinha no lanche da manhã, para acompanhar o almoço, dá um quadradinho de chocolate, pro lanche da tarde, biscoito recheado antes do jantar e pra acompanhar o jantar um achocolatado...Percebem o tanto de açucar que essa mãe enfiou goela abaixo no filho??????
E isso me preocupa muito. Na escola da Manuela, de porte grande, com várias sedes por Curitiba, o cardápio de rotina vem anexado à agenda de cada aluno. Quando li aquilo, fiquei horrorizada! Achocolatado no lanche 3 x na semana! Um absurdo! Resultado: avisei à professora que Manuela não come doces e que nos dias do achocolatado, eu enviarei suco de soja. Inacreditável...
Nesse momento a Ana Maria braga está mostrando o absurdo que é oferecer ao seu filho macarrão com molho vermelho, filé a parmegiana, sanduiche com ketchup, batata frita e refrigerantes...Um horror para o estômago e intestino das crianças...Acidez, gordura, açucar em excesso...
Por sorte, o cardápio do almoço é bem razoável: arroz, feijão, saladas todos os dias, ovos, frutas em todos os almoços...Mas, eu imagino que deva ser muito difícil pra escola lutar contra os hábitos que os pais já impuseram aos filhos em casa, e por isso a opção pela achocolatado, para não brigar muito com os hábitos das crianças...Mas, aí, crianças que tem alimentação mais saudável, como a Manuela, tem que buscar alternativas a isso...
Como Manuela já chega em casa depois de ter almoçado, eu tenho caprichado no jantar e no lanche dela. Ontem, ofereci agua de coco, pq esquentou muito em Curitiba! E ela adora, claro! Rs. Ela ainda comeu gelatina e um biscoito de maizena. Às 16:30h ela pediu o "papá". Prontamente, entreguei sua papinha: quinua, soja, batata, inhame, cenoura, tomate, feijão verde, alecrim. Ela sentou no seu sofá e comeu sozinha enquanto assistia ao Shrek...Rs.
Já preparei a sopa dessa semana: de batata com alho poró, abóbora, sálvia. Ficou deliciosa! Eu não abro mão de sempre ter uma sopa para a Manuela durante a semana. Uns dias comida mais sólida, noutros sopa de legumes.
Estou me programando pra fazer um muffin pra Manuela. Mas, a receita leva farinha integral, tamara que é bem doce, iogurte natural, que é fonte rica de cálcio e é doce, e assim, a quantidade de açucar é mínina. Aliás, não adoço os sucos da Manuela, nunca adocei e não farei isso. Toda fruta tem sacarose, açucar. Não tem que adoçar - repetição das minhas irmãs nutricionistas! Rs.
Bom apetite!
Beijos
Gilda

Um comentário:

Andréa Rocha disse...

Ai Gilda, eu adoro açucar! rs Meu marido é que nem tu, ele sequer tinha açucar em casa quando nos casamos. Eu nao costumo dar pra Magali, mas também nao privo de tudo, deixo ela provar. Eu acho que quando tem muita proibiçao em casa pode ser pior: a criança nao vai poder ver um doce que vai comer demais! Bjs!