sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Novidades, sempre!

Olá, pessoal!

Hoje eu refletia sobre as ultimas duas semanas...O salto de desenvolvimento de Manuela sempre me pega de surpresa, me deixa impressionada, como toda boa mãe de primeira viagem ficaria, né mesmo? Rs.
Hoje, após a dormida do meio-dia, Manuela acordou e quem a tirou do berço foi o pai dela, que está em casa, gripado. Eu tinha dado uma saída rapida. Ela perguntou "cadê mamãe?"...Li numa das apostilas da faculdade que se espera esse tipo de frase de uma criança, a partir dos 18 meses.
O mesmo foi dito a respeito da criança tocar e reconhecer as partes do corpo dela. Pois Manuela há uma semana cismou com seu pé...Rs...Pega no pé e ri. E diz "pé!". Hoje, ela subiu em um brinquedo, que lhe permite olhar a rua pelo janelão da sala. Aí, ela virou para mim, brincou de levantar a perna e me mostrava seu pé, repetindo "pé!", "pé!". Rs. E ria a pequena! Rs.
Quanto a subir escadas, Manuela já sobe escadas com ajuda há muitos meses. Mas, temos que convir que há dois lances de escada em casa...Ai dela se não se interessasse por subir as escadas! Eheheh.
Os especialistas alertam para crianças que, aos 18 meses, nao falam nem 15 palavras, não imitam palavras, ações, não andam nem compreendem a funçao de objetos que estao sempre proximos. Manuela, por exemplo, pede para prender brochinhos no cabelo dela. Isso porque uma vez eu brinquei de encher de brochinhos no cabelo dela. Uma vez! E ela, sempre que vê um brochinho, leva-o à cabeça e fica batendo, "pedindo" para que eu os prenda no cabelo dela...Rs
Uma criança de 18 meses deve tentar, por exemplo, escovar seus cabelos com a escova. manuela já há algum tempo tenta escovar os dela e os meus cabelos, também! Rs.
Nesses ultimos dias, em que Manuela apaixonou-se pelo Shrek...(É! Isso mesmo! Rs) Ela se dirige à tv, aperta o botão que muda de canal e diz "shek", quando quer ver o shrek, ou "pate", quando quer ver o pato(do pocoyo)...Rs. E hoje mesmo, colocou o DVD na bandeja do aparelho de DVD, para assistir ao desenho.
É a autonomia, mostrando suas garras ferozes, devastadoras aos desavisados pais protetores...eheheheheh
Fácil era quando eu olhava o relógio e dizia à Manuela: "Vamos papar?" e ela entendia. Desde ontem, ela pede a minha mão e me puxa para a cozinha repetindo sem parar: "papá!" "papá!"...Até que a comida chegue diante de sua cadeirinha...Tá? Rs.
Ela pegou uma banana, quando Antonio abriu a geladeira. Mas, eu preparava, na ocasião, um suco de mamão com banana. Ela se irritou e começou a morder a banana, com casca e tudo e rosnava, porque ninguém descascou a banana para ela...rrrrrrrrrrrrrrrr
Rs
Então, o pai descascou a banana, que foi quase engolida por inteiro pela Manuela. E depois ela ainda bebeu um pouco da vitamina de mamão/banana. Rs. E comeu gelatina de abacaxi/cenoura, e comeu pipioca junto com o pai...Ops! Tudo depois de acordar da soneca da tarde, lá pelas 13:30h. Aí, eu comentava com o pai que ela nem jantaria, depois de tanta pipoca, gelatina e frutas...Pois ela pegou-me pela mão e me puxou para a cozinha gritando "papá!!"...Rs...E comeu arroz integral, com cenoura, batata e carne assada de forno...Tá? Rs.
Às 18:30h, ela já tinha pedido algumas vezes para dormir, e eu ficava entretendo Manuela mais um pouco, ou ela dormiria cedo demais e acordaria mais cedo, ainda, mas, desisti e colocamos a pequena pra dormir.Rs.
Troca fralda, passa a pomada na pele (tema para outra postagem, Manuela está com irritaçao na pele por causa de lã...), e ela deita no bercinho esperando o leite. Segura a mamadeira sozinha, direitinho, quando não quer mais, afasta a mamadeira e dorme tranquilamente. Não há dificuldades com o sono da Manuela, porque sempre delimitamos os momentos agitados da casa e os momentos de descanso. Ela convive bem com isso.
Mas, foram tantas coisinhas novas nas ultimas semanas, né? Até andar na ponta dos pés Manuela inventou esses dias...Rs...É uma graça! Rs.
Ai, gente, é tanta coisa nova nos próximos meses!! tirar fralda, atividades físicas para começar, estimular a fala, educar emocionalmente! Um tratamento mais complexo à medida que os meses que se seguem se aproximem...Aiaiaiai
Rs
Beijos
Gilda

Nenhum comentário: