terça-feira, 3 de agosto de 2010

friooooooo

OI!

Gente, estava uma semana linda, com céu bem azul e temperatura muito agradável. Sol de 20 graus em média. Pois no domingo, mudou tudo e gelou...Ontem, tive que sair e o vento estava terrível, geladíssimo...Temperatura média de 9 graus, mas a sensação térmica era bem menor...
Vesti Manuela como uma astronauta e segui para o pediatra. Rs. Tudo normal com Manuela, tudo bem, agora, faltando fazer duas vacinas. Uma delas já farei amanhã, no posto. A outra, preciso informar-me a respeito da data em que estará disponibilizada nos postos de saúde.
Choveu um pouco e o trânsito não estava bom...E hoje, frio novamente...Quem gosta de frio e até pode acalentar a vontade de morar em algum lugar frio, com filhos o inverno se torna mais difícil, ainda...

Chove, fica tudo úmido, não seca nunca e não dá para deixar os filhos brincarem fora de casa. Aqui em casa, por exemplo, é um condomínio com 4 casas, logo tem uma boa área para Manuela passear sem problemas, porque são poucos carros e a maioria sai pela manhã e fica uma tranquilidade. temos umas flores diante de casa, com uma grama e pedrinhas e Manuela adora ficar ali. Ela pega nas flores, carrega pedras, pisa a grama. Ela adora! Mas, em dias de inverno isso é difícil de acontecer. A grama não seca de jeito algum, fica com um pouco de lama, as flores ficam murchas e o vento é terrível...resultado? Manuela pede para ir para a frente da casa, bate na porta, me leva pela mão até a porta, mas não dá nem para abrir o janelão da sala de casa, porque o frio invade a casa...

Ela chora...Fica entediada de ficar o dia inteiro dentro de casa...Um casal de amigos costumava reclamar conosco do inverno aqui por causa da filha deles, hoje com 4 anos. A filha deles, carioca, veio bem pequenina para Curitiba. Agora, os entendo perfeitamente. Eles se mudaram para Recife e a filha deles deve estar gostando muito mais do sol constante, da pouca roupa! Rs

Manuela toma ad-til desde que nasceu. E assim acontece com todas as crianças daqui de Curitiba. No inverno e mesmo em outras estações, esperamos o sol aparecer...E às vezes, sua luz quentinha só aparece lá pelas 10h da manhã...Aí, em pouco tempo ela sobe o telhado, porque é meio-dia e só voltamos a percebê-la à tarde, quando passa para os fundos da casa.
Aqui em curitiba é fundamental saber a face da casa, porque dependendo da vizinhança e da face da casa nunca se tem sol...Como aqui é face norte, pela manhã o sol está na sala e no meu quarto (já dá pra entender que meu quarto é frio...Rs), ao meio-dia o sol fica bem no alto da minha casa, aquecendo o ático, e à tarde passa para os fundos de casa, alcançando o quarto de Manuela e a área dos cães. São áreas mais quentes. Escolhemos o quarto da Manuela já tendo em vista a lógica do sol aqui em casa.
Mas, voltando ao ad-til, tem vitamina A e D e auxilia na fixação de cálcio e fósforo. Sol, cálcio...Rs. Ad-til também protege de infecções e ajuda no desenvolvimento metabólico da criança. O pediatra já falou para manter o ad-til enquanto o inverno estiver por aí...Rs.
Ontem, preparei uma sopa de peixe, bem quentinha, para a Manuela. Ela adorou! linguado, tomate, batata, cenoura, tomilho, couve flor, cebola. Ficou saborosa e quente!
Ultimamente abrir a geladeira tem sido feito às escondidas da Manuela. Rs. Sim, pois ela não pode ver a caixa de água de coco que fica agitada, segura a porta da geladeira, retira a caixa e pede para beber...Rs. Ontem, eu saí e Antonio ficou com ela já no fim da tarde, após ele chegar do trabalho. Ele jantou caldo verde e disse que ela logo pediu para sentar no colo dele e jantou junto com ele. E ela já havia jantado bem! Rs.
Pelo menos, ela ainda não escolhe o que comer, né? Rs.
Beijos,
Gilda

Nenhum comentário: