sábado, 3 de outubro de 2009

A Alimentação da Manuela

A OMS e o Ministério da Saúde orientam que a alimentação do bebê deva ser exclusivamente o leite materno por 6 meses. E, após, o leite materno acompanhado de outros alimentos.
O pediatra da Manuela orientou que déssemos frutas e sucos a partir desse mês. Não me perguntem a razão, porque o pediatra da Manuela é super econômico em palavras...Aff...
Mas, os dentinhos da Manuela já estão aí, e a alimentação do bebê está associada ao aparecimento dos dentinhos, que, normalmente começa aos seis meses. Mas, na Manuela já começou. E começamos com as frutas, normalmente uma vez ao dia. O pediatra disse para dar frutas e sucos de uma a duas vezes ao dia, cada. Bom, temos começado bem devagar. Damos só fruta e uma vez ao dia, normalmente. Surpresa? Manuela é uma gulosa! Ama e come freneticamente tudo o que é oferecido a ela...Rs.
É uma sujeira, ao invés dos babadores, que parecem ser da preferência das frutas para grudar, eu uso toalha fralda envolta do pescoço da Manuela. Não suja a Manuela e é mais fácil de limpar. Se eu demoro alguns poucos segundos a mais em oferecer-lhe uma colher de mamão, ou banana, ou ainda maçã, ela grita, solta um grunhido, se irrita! Agarra a colher e tenta enfiar a comida rapidamente na boca...É, por essa eu não esperava! Eheheh.
As primeiras frutas que oferecemos são banana, maçã e mamão. Compramos pêra e semana que vem ela deve provar, também. Hoje, Antonio deu maçã para Manuela e ela comeu meia maçã. Rs. Que bom!
Eu estou amamentando e não vou retirar a aleitamento até que Manuela complete um ano, e, espero conseguir amamentar mais tempo ainda. Vamos ver!
Orientações indicadas para a alimentação do seu bebê:
1. o ser humano prefere o paladar doce, por isso é oferecido fruta no início, para que a experiência seja agradável;
2. ofereça água ao bebê quando introduzir frutas na alimentação;
3. a papinha introduz alimentos salgados ao bebê, evite liquidificar a comida e sim amassá-la, para ajudar na mastigação do bebê;
4. Não ofereça doces ao bebê no início de sua vida, só os saudáveis, como diria o super-herói Sportacus! Rs. Doces, nos primeiros anos de vida são proibidos, conforme orientação de nutricionistas e médicos;
5. Deixe o bebê segurar a colher, mas, porque isso ajuda na relação do bebê com sua própria alimentação, mas não esqueça de observá-lo sempre;
É isso aí, gente! Fases mudando, minha bebê crescendo e nós dois aqui em casa nos adaptando, aprendendo muitas coisas diariamente. Como, por exemplo, atender à minha irmã nutricionista que orientou a oferecer água à Manuela, agora que ela come frutinhas. Lembrem-se de ficar longe das dicas errôneas, das pessoas que só desorientam ao invés de orientar! Rs.
Essas dicas vão pro Serge e Gilmara que estão com a pequena Laís e dauqi a pouco vão pasar pelo que estamos passando!
Beijos
Gilda

3 comentários:

Andréa Rocha disse...

Manuela, minha linda, dê um pouquinho desse apetite pra sua amiguinha Magali? hahahah A minha escolha de nome nao foi apropriada porque a Magali é enjoada demais pra comer. Acho que ela nasceu vegetariana, so quer comer frutas e legumes! Agora a pouco estava comendo pao com pasta de grao de bico. Estou tentando engorda-la mas ela nao gosta de mingau! Ai, Gilda, levanta tuas maos pro céu porque bebê que nao come dá um trabalho, principalmente pra maes neuroticas como eu kkkk. Bjs!

Gilmara Santos disse...

Oi Gilda, tenho acompanhado seu blog desde a gravidez e tens me ajudado bastante com muitas dicas/relatos. Alguns problemas são universais (Ex amamentação), então fico mais tranquila agora sabendo que não sou/fui a única com certas dificuldades. Cada semana é uma novidade com a D. Laís, mas agora é a questão de não querer ficar no carrinho e/ou berço, apenas no braço. Fico "engessada". Vou comprar um sling (que tanto tu falas bem aqui no blog) para pelo menos ficar com as mãos livres. Abraços. Gilmara Santos

Pri, PH e Rafa disse...

ahahahahaaha, gulosinha, é??? PH também, no começo não gostou do salgado, mas agora...a careta é só na 1ª colherada, depois.....berra se demoramos, igual a Manú! Só a água q é dificil, o PH não gosta, fica brincando com o bico da mamadeira. hehehe Experimenta o suco de laranja lima....kkkkkkkkkkkkk, é ótimo!!!
Bjks saudosas