quinta-feira, 15 de outubro de 2009

E a moleira, esqueceu?

Gente, hoje estava pensando no blog e percebi que nunca comentei sobre a moleira da Manuela. Nunca. Para quem não sabe ainda, a moleira é uma parte da cabeça do bebê macia e flexível. Situa-se bem no alto da cabeça. Em cada consulta, o pediatra a toca para avaliar seu estado.
O nome mesmo é fontanela, mas todo mundo a chama de moleira e permanece nos bebês até os nove meses.
A moleira existe para permitir que o cérebro do bebê cresça e, antes disso, para ajudar no parto. Ela costuma fechar por completo aos 18 meses de vida. Mas, o cérebro só alcança seu tamanho definitivo até o fim do segundo ano de vida.
Por baixo da moleira, está aberto, é isso o que eu quis dizer mesmo. Uma membrana firme protege a abertura no cérebro do bebê. Mas, é bom sempre tocar com cautela, aqui em casa, por exemplo evitamos ficar pegando nela com frequência.
Um dos benefícios do parto normal se refere justamente à passagem do bebê pelo canal vaginal, que já possibilita a aproximação da caixa craniana. As quatro partes estarão unidas após o nascimento com o fechamento da moleira.
Uma moleira afundada pode significar desidratação do bebê. Mudanças em sua forma devem chamar a atenção do pediatra. o fechamento da moleira precocemente pode caracterizar cranioestenose, uma alteração que pode não se limitar ao formato do cérebro, mas também causar problemas neurológicos. Para cada uma menina que tem essa doença, três meninos são afetados. Por isso, é fundamental consultar um pediatra todos os meses para acompanhar a saúde do seu bebê.
As pessoas mais velhas tem até medo, pode-se dizer assim, da moleira. É quase como se ela fosse uma ameaça à saúde do bebê, mas isso é falso, não devemos nos impressionar. Os bebês normalmente tem um desenvolvimento normal, e a craniostenose não é ua doença muito comum. E a moleira não é absolutamente frágil, como pode parecer. É apenas delicada.
Beijos!
GIlda

Um comentário:

Letícia Borges disse...

Muito bem Gilda... explicou direitinho.. Os antigos diziam que "moleira caída" é sinal de que a criança está desidratada... hauahuahahuah

Bjs