terça-feira, 13 de outubro de 2009

Desenvolvimento da Manuela

Olá!

É época de novidades aqui em casa! Mas, vamos primeiro às explicações técnicas. Rs.

Estou trocando frlada da Manuela sobre o tapetinho dela, no chão. Ué? Ela balança pra todos os lados, não sossega e eu fico louca! Rs. Isso é um dado de desenvolvimento da minha bebê, porque aos seis meses o bebê pode já estar virando para todos os lados.


Essa semana que passou, Manuela estava deitada sobre o edredon que eu estendo no chão para ela, sem nem olhar ela encaxou a mão certinho na maçaneta do móvel da tv e, enquanto me olhava, abria e fechava a porta do móvel! Rs.

Ela também pega os brinquedinhos e tudo o mais que passar por sua frente e passa de uma mão a outra, mais um marco de desenvolvimento dela.

Agora, o engraçado é a imitação que Manuela faz de mim. Eu morro de rir! É assim, eu começo a rir de alguma coisa que ela faz e ela me olha fixamente e ri, também. Se eu rio mais, ela imita e ri igual, eu dou gritinhos e ela também! É muito engraçado! Rs. No início achava que ela ria comigo, depois fui ler sobre isso e ficou claro que era imitação. Rs.

Não tem como se menosprezar nem os "ma" e "be" que Manuela fala eventualmente, porque significam avanços no processo de comunicação dela, que nessa idade já escuta quase tão bem quanto um adulto.

Bebês de seis meses enxergam muito bem, também, e nessa fase já reconhecem os pais, aprentes e as visitas. Manuela começou a "estranhar" as pessoas, como se costuma dizer. Busca a mim e ao pai dela, se alguém pretende carregá-la. É legal que ela me busque, mas também seria legal se ela fosse bem sociável, mas isso o tempo dirá. Rs.

Mas, é bom lembrar que Manuela já apresenta muitos desses marcos aos 5 meses, enquanto que o padrão é aos 6. Mas, os bebês tem seu próprio tempo e pode ser um pouco antes ou um pouco depois, não havendo motivo para preocupações precoces.

Dicas dos especialistas nessa idade? conversar com o filho, porque estimulará a comunicação, a imitação.

Sons dos animais são legais. Por coincidência, eu dei um livro pra Manuela. O livro é de pano e tem um mecanismo em cada animal que quando tocado faz o som real do bicho. tem galo, cachorro, gato, cavalo, vaca, bezerro...rs

E ter deixado sempre a Manuela em seu tapete, girando, desbravando seu mundinho tem sido bem legal! Ela já senta sozinha e fica bem equilibrada. Há algum tempo ela sentada, mas o equilibrio não estava perfeito. Desde o fim de semana está ótimo!

E, o mais legal é que ela já aprendeu como engatinhar. Coordena pernas e braços e se desloca, mas só quando ela quer muito pegar algum objeto mais distante. Ela ainda não sabe que a casa se torna um mundo a desbravar quando se engatinha! Rs. Imaginem quando descobrir esse "detalhe"...Rs.

Bom, gente, estamos muito felizes com o desenvolvimento da Manuela. Os dentinhos a tem incomodado, mas ela tem comido super bem suas frutinhas, adora banana! Rs. E semana que vem ela provará açaí! ahahahahah

Claro, né? Rs
beijos
Gilda

Um comentário:

Andréa Rocha disse...

Gilda, aqui no Canada encontrei um potinho de frutas pra bebê da marca Heinz que contém açai! Eu provei e tem mesmo um gostinho de açai, mesmo sendo misturado com maça, mirtilo, grenade (que eu nao sei traduzir) e acerola! A Magali também gostou. Imagnina quando ela provar o verdadeiro! rs Bjs pra Manu!