domingo, 16 de agosto de 2009

Drama! Drama! Rs

Ai, eu, às vezes, consigo rir de situações desagradáveis...
Mas, a vida é um drama mesmo, né? Daqueles bem mexicanos, só pode ser! Porque
tem alguns sentimentos em determinadas situações que, ao surgirem, nos transformam
em heroína de novela mexicana...E o pior: não há nada engraçado ou caricato nisso...
Essa semana que passou foi um desgaste emocional grande...
Eu comentei que o pediatra falou "fora, pílula!" e eu obedeci prontamente. Porém, passados quinze dias daquela ordem, eu quis retornar ao consultório dele só para pesar a Manuela.
Ela ainda não parecia mamar bem, havia irregularidade, o tempo de mamada não me agradava,
mas, fomos lá. Em quinze dias, quase cem gramas...Ou seja, continuávamos na mesma...
O pediatra indicou plasil para aumentar o leite, porque, segundo ele, o bebê começou a mamar menos,
a produção de leite também diminuiu. Aguardar 3 a 5 dias e retornar lá para nova pesagem, e se for necessário,
oferecer complemento - nan...
Nem preciso dizer que o drama mexicano começou...Fiquei arrasada! Imagina! Quero amamentar por mais de um ano e essa história de pouco leite...Aí, por causa de algumas semanas, meses podem ser comprometidos de uma forma muito desfavorável à Manuela...Uma tristeza só.
Enfim, estou tomando plasil como o médico pediu, mingau de farinha de tapioca todos os dias, porque a minha irmã nutricionista orientou: mingau de milho, meio litro de água entre cada mamada, sopa no almoço e jantar e caldo de cana.
Bem, não vejo caldo de cana ser vendido aqui, estou tomando o mingau de farinha de tapioca (uma delícia) e tomando canja de galinha. o meio litro de água eu já fazia e continuo a fazer. Manuela começou a melhorar a mamada significativamente esses dias. Já consegue mamar por 20 minutos novamente. Mamando bem. Mas, só vou contar vitória após pesá-la novamente.
Eu escrevi à doula que me acompanhou no parto, querendo ouvir um voz diferenciada, sabe? De uma pessoa que cuida da maternidade de uma forma muito bonita e responsável. E, acho que suas palavras me animaram mais do que tudo o que venho tomando! Rs. Pois é, Manuela está bem, linda, super esperta, dorme bem, brinca bem, sorri o dia inteirinho, e eu tenho leite para ela. Então, por mais que a amamentação da Manuela não seja regular todo o tempo, é a amamentação dela, da mãe dela, feito para ela, e não de outro bicho que não a mãe dela (que é uma fera! Rs). Me acalmei bastante com o relato dela, e acho que eu e Manuela vamos passar por esses momentos mais dificeis e continuar curtindo nosso leite por mais meses ainda!
Quarta ou quinta devo ir ao pediatra da Manuela e pesá-la novamente. Vamos ver! Eu até pensei em ouvir uma segunda opinião médica sobre essa questão do ganho de peso. Um priminho da Manuela com 7 meses pesava 8kg. Manuela com 3 meses já pesava 6kg. Não pode ser tão rígida a regra do ganho de peso que não leve em conta o individualismo dos bebês...Vamos ver, vamos ver!
Realmente, eu parecia heroína de novela mexicana, tipo a "Maria do bairro", mas na versão "Maria do peito"...Ahahahaah. Mas, haja drama, insegurança e ansiedade por causa da bebê da casa: a pequena risonha Manuela.
Espero escrever boas novas aqui no fim de semana!
Beijos
Gilda

Um comentário:

Andréa Rocha disse...

Gilda, eu também nao ofereceria complemento de nan. Seria pior, pois a Manuela nao teria mais fome pra mamar no peito e estimularia menos e vc teria menos leite. Nao esqueça que com o tempo os bebês adquirem maior habilidade para mamar. Nao se guie somente pela duraçao da mamada. Por exemplo, o que ela mamava em 30 minutos, ela pode mamar agora em 15 min. Quanto ao peso, observe a curva de crescimento. O teu pediatra deve ter feito uma pra ela com as medidas dos primeiros meses. Se ela se mantiver na curva, tudo bem, mesmo se nao ganhar tanto peso quanto antes.