segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A gripe...

Ah, essa semana foi desgastante...Um amigo do antonio foi ao pneumologista
que lhe contou que a gripe influenza A(suína) está forte aqui em Curitiba e em dois meses estima-se que metade da população local seja afetada pela gripe...
Foi o suficiente pra eu me irritar mais ainda com esse clima insuportável daqui...Só chove há semanas! Frio e chuva - perfeitos para o vírus! Argh!
O pediatra do filho de uma conhecida disse para ela ficar com os filhos em casa porque não há vagas em hospitais...Ele a deixou bem nervosa e eu, também...
A gripe é particularmente perigosa em crianças com menos de dois anos, pessoas com doenças cardíacas, hipertensos...Nem preciso dizer que, mesmo sabendo como prevenir, o medo que sinto é porque nas pessoas do grupo de risco a evolução da gripe é assustadoramente rápida e as complicações dela são sérias...
E tem muita gente brigando pelo remédio, como se ele fosse capaz de salvar todo mundo...
É nessa hora que o peso da sociedade em que vivemos é quase insuportável: deixamos os hospitais públicos do jeito que estão hoje, sucateados, porque ou temos plano de saúde ou esperamos ingenuamente nunca precisarmos deles; produzimos lixo, lixo e mais lixo e não somos higiênicos; não há médicos suficientes, não há enfermeiros suficientes, há muita gente sem estudo e, pior, muita gente com estudo, mas que não aproveitou o estudo para nada...
Eu me pergunto do tempo em que as coisas comecem a ficar difíceis para o ser humano e seja necessário que todo mundo se comprometa em avançar em pesquisas e conhecimento...Aqui está mais para o cenário de mad max do que qualquer outra coisa...
Eu temo...pela minha filha...Será que ela terá condições dignas de sobrevivência daqui a trinta anos? Será que ela vai enfrentar pandemias outras, mais graves, mais letais? Para onde estamos caminhando, afinal, além da nossa própria destruição?
Quanto mais miseráveis o homem produzir, mais doenças em larga escala serão provocadas. O que podemos fazer para ajudar a evitar isso?

Um comentário:

Mariah disse...

olá
li no seu blog que você mandou fazer o berço da sua filha com um marceneiro. também estou esperando uma menina e sou de curitiba e gostaria de conseguir o contato do seu marceneiro. você pode me mandar? meu e-mail é mariahsalomao@gmail.com. obrigada e parabéns pela manuela.
mariah