quarta-feira, 27 de maio de 2009

Amamentação

Diariamente, prometo a mim mesma iniciar um diário da rotina de amamentação de Manuela, mas nunca dou início a isso..Rs..Enfim...Rs.
Anteontem à noite, Manuela tomou banho às 20h, começou a mamar às 20:30h (depois de banhar-se, limpar ouvido, tomar remedio pra vitamina, limpar umbigo, girar brinquinho e colocar fralda...Rs), depois, o maridão a coloca nos braços e acalenta até ela adormecer. Dormimos.
Manuela só despertou querendo mamar às 3:26h da manhã! Mamou e chamei o maridão de novo porque ela estava com muitos gases. Ele fez massagem, acalentou e Manuela dormiu novamente. Acordou às 7:15h e já a peguei, levei pra sala de estar e amamentei.
Na noite anterior à de anteontem, Manuela mamou um pouco mais cedo, às 19:30h mais ou menos e despertou para mamar às 2:45h. Mamou e acrdou novamente às 4:55h. Depois, só às 8h.
São intervalos com bastante tempo, o que é bom pra mim, que durmo de forma fragmentada.
Durante o dia, Manuela mama em intervalos menores e, portanto, com menor intensidade. Ela abandona o peito com menos de 15 minutos. E assim ela vai o dia inteiro. Quando chega a noite, ela toma o banho e eu não visto a Manuela antes de amamentá-la. O aquecedor do quarto já está ligado, o quarto já está quentinho, e ela mama vestida apenas de fralda. Ela mama super bem, como a encantadora diz "enche o tanque". Mama bastante!
Ontem, por exemplo, ela mamou intensamente 22 minutos em um único seio. Depois pegou o outro e mamou mais dez minutos, sem chupetar! Rs.
Aí, ela dormiu. É uma maravilha! Ela acordou à 1:35h da manhã. Rs.
Ainda queremos ajustar o horário dela, porque queremos que ela encha o tanque às 23-24h, para acordar novamente para mamar lá pelas 5h ou até mais. Por enquanto, eu não a acordo naquele horário. Eu deixo que ela acorde de madrugada, mas, a partir do segundo mês, vou começar a programar certinho o horário da Manuela.
Os especialistas dizem que os bebês dormem uma noite inteira a partir dos 4 meses de vida. Estamos caminhando para ajudar a Manuela a ter uma rotina de sono que seja adequada para a nossa rotina, o que é saudável para nós, pais, e para a Manuela. Ela se adequou muito bem à rotina de encher o tanque às 20h. Ela mama muito bem e dorme que é uma maravilha! O que falta é realizar o ato de encher o tanque em duas etapas. Às 20h e às 23-24h. Assim, bem alimentada, Manuela dormirá até às 5h direto.
Quando Manuela dorme em intervalos de 4h, como é o comum à noite, eu durmo super bem, fico bem descansada. Agora, com os intervalos de 3h, durmo bem, porém mais alerta.
Desde que nasceu, Manuela mamava em intervalos de 3h, naturalmente. Esse comportamento é próprio de bebês com bom peso, acima de 2,9kg. Com menos de um mês de vida, Manuela já mamava à noite em intervalos de 4-5h, porque eu a incentivava a "encher o tanque". Agora, seguindo as orientações da encantadora, vou ajustar os horários para amamentar a Manuela às 23h e depois, às 5 ou 6h, progressivamente. Espero poder dividir essa alegria em breve aqui.
Bom, gente, já está quase na hora de Manuela fazer o seu "brunch"! Ahaahahah
beijos em todos!
gilda

Nenhum comentário: