quinta-feira, 15 de setembro de 2011

E o mundo é...Palavra!

Bom dia!

Essas semanas tem sido sensacionais! Merecia uma postagem! Rs.
Eu vinha relatando a dificuldade da Manuela superar o medo da constipação intestinal e como isso me deixava triste. Pois é! Estamos superando! Rs. Ehhhh! Rs. Como eu disse, eu conversei longamente, fiz massagem nas perninhas dela, pedi para relaxar e só usei palavras escolhidas, no mesmo sentido que meu terapeuta usa. Aí, também contei aqui que ela começou a fazer cocô, mas ainda se assustava. Pois essa semana, última de agosto, ela voltou a conseguir fazer cocô pastoso. Gente...Quase 2 meses depois de voltar de viagem! Agora, ela tem conseguido ficar melhor, mas ainda estamos melhorando! Uhu!!
Se perguntarmos, ela parece incomodada ainda. Mas, eu já pedi ao marido que não pergunte se ela quer ou não, mas que a estimule a fazer tudo nessa vida. Não é mesmo? Rs.
Tem sido bem bom, que bom! Rs. E essa semana a professora me contou que ela já usou o vaso, estamos caminhando! Rs. Agora, realmente ela tem se incomodado com a fralda, afinal a professora tem estimulado sua retirada. E ela cada vez mais brinca no banheiro. Tudo caminhando. Rs.
Ela tem visto os coleguinhas usando o banheiro, também, na escola, e me conta. Está se tornando uma realidade para ela e aos poucos estamos tendo boas conquistas. Eba!
Semana passada os avós paternos da Manuela estiveram aqui, ficaram até ontem, e ela se divertiu bastante. E sua fala tem se aperfeiçoado bastante. Agora, ela diz: "venha, mamãe, venha brincá aqui!". Rs.
Em nossa casa nova, para a qual ainda vamos nos mudar, umas plantas que ainda estavam adormecidas pelo inverno, floresceram. E lindas flores lilazes, delicadas, enfileiraram a lateral da casa. Manuela adora lilás e ficava segurando as flores e dizendo para mim: "olha, mamãe, que lindo! Roxo, que bonito!". Rs.
Tem sido realmente linda essa fase, afinal, estou atenta à formação da personalidade da minha filha, e meu terapeuta está me ajudando muito a propiciar a ela um bom estado emocional, porque na idade que Manuela está, apresentam-se muitos desafios e as crianças podem ficar nervosas, inseguras e terem dificuldades emocionais que podem, inclusive, acompanhá-la na vida adulta. Como meu marido tem viajado bastante nesses meses, Manuela tem tido a constipação e essa "maturidade" que ela tem, lhe traz, por outro lado, um emocional que não se expressa plenamente. Estou cuidando disso nesses meses, e estamos melhorando muito!
Por isso, o título de hoje: palavra! Não existem tantas palavras ao vento, como pensamos...Captamos e nos agarramos às palavras mais do que imaginamos. Como o filho que cresce ouvindo que é inteligente, ou o que cresce ouvindo que é preguiçoso, ou que não é muito inteligente...Os pais são os primeiros a classificar os filhos, e estes acreditam no que ouvem. Os filhos depositam nos pais suas primeiras crenças, puras, simples. Então, aproveitem essa confiança toda para só lhes dizer coisas lindas: como seu filho é amado, lindo, inteligente, aprende tudo facilmente, é seguro, capaz, bom, faz o bem, é feliz e saudável. E tudo o mais de bonito que você puder dizer! Faça disso um exercício cotidiano entre vocês, tá?
Por favor, evitem palavras que são bem estúpidas e mesmo assim são repetidas! Gente que faz careta a cada troca de fralda, reclama do cheiro, vai querer que o filho goste de fazer coco? Daqui a pouco ele não vai mais fazer para não desagradar aos pais. Eu nunca reclamei disso com Manuela, mas, as viagens desse ano provocaram a constipaçao e a dor, com isso, ela ficou com medo...E aí tem toda uma característica emocional dela se revelando...Por isso, prestem atenção ao seu filho sempre. Porque mesmo quando não conseguimos evitar, podemos compreender e ajudar nossos filhos a superar suas questões...Que serão algumas ou muitas ao longo da vida...Não é mesmo?
Beijos a todos e uma ótima semana!
Gilda

Um comentário:

Anônimo disse...

ai amiga, que bom Manu é estimulada a se manifestar, se comunicar... assim vamos poder trocar muitas e muitas idéias com a pequenina. Beijinhos na dindoca.