segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bem-vinda!

Oi, gente!
Nasceu a Giovanna! Linda, grande e gordinha! Saudável! Parabéns à minha prima Luciana, ao Antony e ao Gabriel! Oba!
A primavera começou, também! Oba! Rs. Primavera é a época mais linda do mundo, aqui em Curitiba as cores são um espetáculo! As azaléias, cerejeiras e ipês já começaram a florir no fim do inverno. São tons de rosas e branco das azaléias, a flro mais delicada do mundo da cerejeira e o amarelão, rosa e roxo dos ipês pelas ruas da cidade. Lindo, lindo!
Na nossa chácara uma flor se apresentou, a babiana. Linda! Lilás, estavam enfileiradas e fizeram uma pequena cerca ao lado do chalé. Linda! Manuela se encantou com a flor! Rs.
Aqui em Curitiba temos acertado até com as frutas. Muitas frutas tem sua safra na primavera. Aproveitem! Semana passada compramos um abacaxi e estava doce. Manuela comeu quase todo...E de uma vez! Rs. E nos fins de tarde da semana passada comemos salada de fruta, feitas pelo marido. Manuela comeu muito bem, até exagerou um pouco. Rs. Os morangos estão doces, em sua maioria! Os limões sicilianos estão enormes e acreditem, em uma salada de frutas eles ficam perfeitos! As peras tem estado muito gostosas, também. E agora fica melhor comer kiwi, laranja pera, a banana prata, maçã, manga, melão, morango, pêssego etc.
Já plantei na chácara, também, um pé de limão siciliano e uma macieira. Primavera que vem será boa!

Como no fim de semana esfriou muito aqui, essa semana será de frutas e sopas. Aproveitem na primavera os legumes e verduras que estavam em falta no inverno ou feios, como coentro e alho poró. Eles são ótimos!
A salsinha e a cebolinha que tenho aqui na minha hortinha também já anunciaram a primavera. Estão enormes, lindas. Meu coentro não resistiu ao frio, então, agora que é primavera, levei duas mudas para a chácara e plantei num vaso pequeno, no lado mais ensolarado e ele tem estado bem. Plantei hortelã, também. Ela adorou o canteiro, mas acreditam que em 10 dias plantadas lá e crescendo bem, as formigas a atacaram e comeram suas folhas todas...É, acontece na natureza, né? Rs.
O coentro tem vitamina C e ajuda o estômago. Combate gases, combate vermes e a diarréia. E fora do Brasil é considerado afrodisíaco. Rs. Em peixes fica perfeito! Mas, eu não restrinjo seu uso aqui em casa.
O alho poró é meu querido, adoro! Uso suas folhas em todos os cozidos, é uma delícia! Experimentem! Ele é expectorante, diurético, ajuda na má digestão, na pressão alta, previne gripes, combate as pedras nos rins (!), baixa colesterol, combate vermes. Faço a observação de que seu uso deve ser reduzido quando você está amamentando porque ele passa para o leite e pode causar cólicas nos bebês...
A primavera também é sinônimo de abóbora, alcachofra, beterraba, fava, inhame, aspargos, endívias, ervilha, escarola, batata doce, espinafre etc. Enfim, tudo gostoso fica mais gostoso nessa época!
Já dei aqui a receita da sopa de batata, abóbora e alho poró? É uma delícia! Sempre fazemos aqui em casa, tirei de um daqueles livros da coleção da abril, o livro de sopas. Adoro as coleções da abril, tem receitas maravilhosas! Você refoga o alho poró no azeite, bastante, depois acrescenta os pedaços de abóbora e de batata. Água e caldo de legumes e deixa cozinhar. Fica uma delícia!
Nessa semana que passou, eu e meu marido almoçamos num restaurante que queríamos há muito tempo ir, mas sao tantos aqui que queremos ir. Rs. Fica no centro da cidade, por isso aproveitamos que estávamos por lá e almoçamos um risoto a piamontese, com confit de pato e pera...Pensem num almoço perfeito. É isso aí! Hum, delícia! E aquela pera? Ma-ra-vi-lho-sa! Entendo agora a adoração dos chefs europeus por peras. Rs. Eu resistia a acreditar na sofisticação do seu sabor para usa-la na culinária, mas ela é deliciosa! Agora, é pegar minhas receitas e arriscar fazer, a primavera está aí para ajudar na cozinha, gente!
Frutas, verduras e legumes, vamos lá! Estou comemorando, também, que desde julho, quando Manuela teve a faringite, não teve mais nada, e passamos bem pelo inverno...Agora, com a primavera é que não vai adoecer mesmo! Primavera é época linda de saúde e não de doença. Não é mesmo?
E sabe o que também é bom? gelatina com frutas! Sim, você pode misturá-las e a criança vai unir duas coisas que gosta! É simples, só colocar a fruta pequena inteira ou em pedaços no recipiente com a gelatina antes de firmar bem, tá? Eu vou fazer umas fotos e posto aqui.
Gelatina tem um pouco de vitamina e muita água. E eu compro as que tem corante identico ao natural, porque nem todas tem. É dos poucos produtos industrializados que Manuela come. Ainda vou escrever sobre os corantes...
E recebi um email muito legal de divulgaçao de bonecas que ajudam a mulher a amamentar. Vou ler direitinho e postar o tema aqui.
Beijos,
Gilda

Nenhum comentário: