terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Uva para Manuela

Gente,
De vez em quando eu compro uva aqui para casa. Manuela não gostou da uva quando provou pela primeira vez. Eu tirava a casca para tentar agradá-la, e mesmo assim, Manuela não gostava da uva. Insisti. Agora, ela já come algumas uvas e estou certa de que com o tempo ela comerá mais ainda.
Para muitos nutricionistas o suco da uva é considerado o melhor dos sucos, sabiam?
Na minha gravidez a nutricionista pediu que eu tirasse o leite da minha alimentação. Eu obedeci (minhas irmãs nutricionistas pedem há anos para eu reduzir o leite e eu não obdecedia...aiaiai...Rs). O suco da uva no meu café da manhã era certo.
Além de ser maravilhoso para a pele - o que ajuda a prevenir estrias e celulites, o suco de uva é muito bom para a recuperação/ convalescência do nosso corpo. Então, como a grávida divide seus nutrientes com seu bebê, o suco de uva a ajuda muito nessa função. A uva é indicada para anemia, então, para as grávidas que já tem algum indicador de anemia, a uva auxilia bastante. Mas, como diz a nutricionista: tem que virar rotina o suco, tá? Querem mais? Pois o suco de uva estimula o fígado, intestino e os rins, acelera o metabolismo e purifica o sangue. Bom, né?
Na verdade o suco de uva não deveria faltar em nossas casas. O suco de uva com soja tem toda a semana aqui em casa. É o que Manuela mais bebe. E nós também.
Na universidade da Flórida pesquisaram e descobriram que a uva tem propriedades que ajudam a controlar a pressao sanguínea. Ajuda as artérias do coração. Na verdade, gente, comam várias frutas diferentes todos os dias e vocês perceberão: vão desinchar, vão ficar com uma pele melhor, intestino funcionará melhor, ficarão menos doentes etc. Ou...Tomem shakes e produtos industrializados para substituí-los com menor eficácia (e causando até efeitos colaterais indesejados)...O que parece melhor?
Li, inclusive, que entre os seguidores da medicina natural na Europ,  monodieta da uva é feita para combater o câncer. 30 dias só ingerindo uva roxa e suco de uva roxa. Entre os naturopatas é a monodieta mais longa e radical. Eu nem sabia que havia monodieta para fins terapeuticos. Sempre achei que monodieta fisse coisa das dietas radicais dos desesperados para emagrecer sem ligar para a própria saúde. Que irônico, não? Até porque há vários médicos americanos e europeus que são referência em monodietas para fins terapêuticos (Benedict Lust,Johanna Brandt, Monin).
É isso mesmo. Rs. Beijos e não esqueçam o suco de uva em casa!
Beijos
Gilda

Nenhum comentário: