quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

E a nenê dorme bem!

Oi, amigos, saudades daqui!
Eu deixo isso aqui semanas sem notícias...Aiaiaiai, mas é a vida de mãe, nem sempre dá para parar tudo e vir aqui...Rs.
Eu queria fazer alguns registros da fase atual da Manuela. E que fase! Rs.
Manuela est;a conversando muito conosco. Rs. Já disse ao pai dela que já temos uma terceira pessoa conversando aqui e em breve ele terá que contar todo o dia dele para ela também. Rs.
A pequena Manuela já abre a geladeira, escolhe o que quer - sempre é um suco ou um queijo ou um danoninho. Rs. Agora que eu comprei aquele danoninho que vai no congelador, ela pede colo para abrir o congelador...Rs.
Ontem, ela pegou a caixa de suco de maçã, tirou da porta da geladeira e não aceitou copo...Ficou bebendo da caixa...E com uma vontade! Rs.
Para tudo ela tem uma opinião: "quer" ou "não". Se a convidamos a dormir no quartinho dela e ela ainda não quer ir, corre para a minha cama e diz: "mamãe nana ati", e bate ao lado dela para eu deitar junto e brincar...Rs. Se eu a convido para a escola e ela ainda não quer ir, ela senta no sofá, bate ao lado dela e diz: "não! mamãe seta ati". E ri a pequena, mas ri! Rs.
Os sapatos ela já escolhe. Às vezes a roupa também. Rs. É uma mudança enorme em casa. Rs.
Ela coloca ração no copo medidor dos cães e escolhe quem vai jantar primeiro - é sempre o cuzcuz! Rs.
Mas, o que mais me tem deixado feliz é o sono da Manuela. Como sabem, tiramos cedo a mamada da madrugada, paulatinamente, com a super ajuda do maridão. E Manuela entrou no nosso ritmo. Dorme às 19h-19:30h e acorda 12 h depois. Até algum tempo atrás, ela reclamava da dormida, brigava com o sono, uma coisa muito curioa nos bebês, que não conseguem entender a sensação física do sono.
Manuela deitava, eu abria um livrinho, lia um pouco, ela mamava, e choramingava. Eu ficava ao lado da cama dela até ela se acalmar. Mas de algumas semanas para cá Manuela entendeu com perfeição a hora de dormir. Agora eu a convido para dormir ou ela pede para dormir e seguimos de mãos dadas para o quarto dela. Lá ela deita na cama, pede o leite e já se vira de lado para dormir. Assim, simples. E quando acorda, já pula da cama, e bate na porta do quarto dela, chamando pela mamãe. Claro que muitas vezes ela me olha e pergunta pelo pai...Rs.
Uma conclusão daí é simples: vale muito a pena oferecer uma rotina ao filho desde o nascimento. Manuela não tem problema algum para dormir e acorda cedo e brinca o dia inteiro! Nós, pais, agradecemos, também. Afinal, todos dormem bem, eu e Antonio dormimos um pouco mais tarde do que Manuela podemos conversar, assistir à TV e jantar sozinhos, afinal, também somos um casal.
Antonio chega antes das 18h e todos os dias reclama que não consegue chegar direito em casa. Rs. Ao chegar, Manuela já esquece tudo em volta e corre para o pai. Não deixa ele trocar de roupa, tirar os sapatos. Rs. Ela inventou uma brincadeira agora muito legal. Ela grita, fazendo uma voz diferente e engraçada: "papaiiiii" e "mamãeeee". Ela engrossa a voz e ri ao mesmo tempo. E espera que a imitemos nos gritos. Rs.
Nos revezamos em quem dá banho e coloca Manuela para dormir. Mas, muitas vezes vamos todos para o quarto da Manuela, olhamos os adesivos colados ao guarda roupa e na cama, Manuela faz uma pequena bagunça, e enfim, deita na cama para dormir. Assim simples. UFA! Valeu a pena a rotina!
Beijos!
Gilda

Nenhum comentário: