terça-feira, 25 de janeiro de 2011

por que ballet?

Olá!
Nasceu mais uma bebê linda! A Lola, da minha querida doula Patrícia! Parabéns para toda sua família, muita saúde para vocês!
1. Elasticidade...Eu sei, eu sei, nossos filhos tem uma elasticidade impressionante, não é mesmo? Mas, o ballet aumenta tal elasticidade, faz uso dela para dar boa postura e redesenhar o corpo, dá equilíbrio e tonifica o corpo;
2. Música...O ballet aproxima a música clássica da rotina da criança, trabalha emoções, por movimentos, pausas, compasso, interpretação;
3. Os pais acompanham os filhos amadurecendo, criando sua disciplina, avançando nos movimentos e técnicas, melhorando a cordenaçao motora;
4. Noção de espaço, do outro, consciência corporal, musicalidade, criatividade, estímulos da visão, do tato, audição, afetos, motores e cognições.
Menor do grupo, minha pequena lá na frente da fila. Rs

Aliás...Podemos dizer que o ballet inclui: técnica, música e interpretação.
Em uma matéria de um jornal de São Paulo, li que, apesar de haver uma certa concordância geral de que a natação é o esporte mais completo, uma pesquisa da universidade de Hertfordshire demonstrou que o ballet apresenta resultados melhores em comparação com a natação. Ainda que em alguns testes a melhor eficiência do ballet seja pequena, algumas são realmente significativas, chegando a mais de 20% de maior eficiência em quem pratica o ballet em comparação com a natação.
O ballet é melhor para equilíbrio corporal (muito importante na velhice, mais tarde!), na elasticidade, e na força da mão (gente, não seria o ballet perfeito para preparar para a velhice?), na porcentagem de gordura e equilibrio psicologico. O ballet trabalha a musculatura da criança e do adulto sem deixar que encurtem, o que lá na frente fará toda a diferença, porque uma pessoa na terceira idade com os musculos encurtados nao consegue alongar-se, sente de forma negativa muito mais os movimentos do dia-a-dia, cansa mais, sente mais dores na coluna e pernas...
Há algum tempo que já existem nas escolas de ballet aulas para adultos, para melhorar a postura, a tonicidade corporal, o equilibrio. É uma excelente dica para adultos, também! Pesquisei em Curitiba e várias academias de ballet aqui oferecem aulas para crianças, adultos iniciantes e senhoras. Isso mesmo, muito bom!
Para não dizer que não falei da natação, ela é melhor para resistência, força nos músculos da coxa e no índice de massa corporal. Muito bom, também! A escolha se dará pelo perfil de cada pessoa, o que ela busca na atividade física e o prazer que a atividade lhe proporciona.
No início o ballet tem que mostrar à criança os movimentos que seu corpo pode fazer.
Manuela chegou a fazer aula experimental de natacão e divertiu-se muito mesmo. Mas, o pediatra fez restrições à natação durante o inverno de curitiba, porque o ambiente é fechado e frequentado por pais ou crianças eventualmente gripados e expondo Manuela demais a isso. Eu achei excessiva a preocupação, afinal, Manuela entrou no colégio no ano passado e não ficou cheia de doenças e gripes como todos diziam. Em seus 21 meses de vida, ela teve 3 gripes. Duas delas aconteceram quando Manuela já estava na escola, mas, não posso culpar a escola, porque o clima de Curitiba é terrivel e ano passado foi péssimo, cheio de chuvas e mudanças bruscas de temperatura...E uma das gripes aconteceu na viagem ao Rio de janeiro. Não associo mesmo à escola. Mas, para não ficarmos mais apreensivos no inverno, ela começará com o ballet, que é muito bom para dar um senso de disciplina corporal à manuela, e, se ela não gostar do ballet, fará outra atividade física, a sua escolha.
Se depender de mim, ela não vai parar de fazer atividades físicas! Fiz um ano de ballet, depois dois de dança moderna. Aí, apaixonei pelo vôlei e fiz 2 anos de vôlei. Tudo no colégio em que eu estudava. Aí, quando acabou o ensino médio e eu entrei em seguida na universidade, fiz 3 anos de jazz. Fora da escola, eu fiz ginástica aeróbica, acompanhando minha mãe, quando tinha 15 anos, e aos 16 comecei a musculação. Voltei à musculação quando parei o jazz. Já no Rio, para onde me mudei quando acabei a faculdade e fui fazer o mestrado, fiz 2 anos e vôlei de praia em paralelo à musculação. Fiquei um ano sem praticar atividades (trabalhando sem parar, sem tempo para mim...) e, depois, voltei para a musculação mais um ano. Quando voltei para Belém em 2005 não consegui emplacar atividades físicas porque trabalhava muito... Mas, cheguei a fazer um mês e meio de boxe e achei o máximo, mas machuquei o dedinho e tive que parar um tempo, nunca mais voltei...Rs.
A diferença? Sempre comi o que quis e sempre tive meu peso estável, nunca precisei fazer dieta na vida, não tenho celulites ou estrias. Não tenho flacidez também.
Aí, parei as atividades físicas e ganhei os quilos indesejados, e para piorar, o inverno de Curitiba é uma tortura para quem precisa sair de casa e ir para a academia. Mesmo assim, fiz pilates, adorei e me descobri grávida logo no segundo mês de aulas...Rs. Parei o pilates e fiz yoga. Adorei, até quis continuar, mas é longe de casa e com a Manuela pequena, não segui...Comecei spinning, mas depois de uns poucos meses de aula, compramos uma esteira bem boa aqui aqui para casa. Caminho nela, monitorando os batimentos cardíacos para manter ritmo, assistindo a um dvd do House, ou algum filme e assim em 2010 ficaram para trás 7 quilos. Rs. Sem dietas. Ainda quero perder mais, porque no próximo ano quero engravidar de novo.
Na primeria gravidez ganhei 9 quilos, todos desaparecidos na primeira semana de vida de Manuela. Bom, né? Mas, ganhei 5 quilos durante a amamentação, aí, dos 7 quilos que perdi em 2010, só 2 eram dos meus quilos extras antigos, a maior parte eu ganhei amamentando...Por isso, quero ficar um pouco mais magra para poder passar de novo pela amamentação. Então, pretendo ainda perder esse ano outros 7- 10 quilos. Vamos lá! perder o que ainda me incomoda e fazer uma "reserva de peso" para não ficar preocupada com os quilos da gravidez e da amamentação (eu tive que tomar mil mingaus, mil coisas para ajudar no leite, que chegou a ficar muito pouco por um período...). Sem dietas, contando com a memória muscular dos meus anos e anos de atividades físicas. Atividade física é muito, mas muito importante na nossa vida. Para termos uma pele melhor, uma tonicidade melhor, saúde, qualidade nos movimentos e até quando estamos parados.
Para quem se interessa bem pelo assunto, não encontrei livro algum na internet...procurei em vários sites e blogs, e nada...
Uma outra tentativa é informar-se com psicopedagogos sobre o tema. na escola do seu filho, por exemplo.
 Bom, gente, é isso. Preciso sair agora. Já estou atrasada.
Rs.
Beijos
Gilda

Nenhum comentário: