terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Acabaram as férias...Rs

OI!
E as férias acabaram...Rs
Mas, Manuela vive de férias, como assim, né? Rs.
Tem uma piscina inflável no meio da minha sala, cheia de bolas...Rs. DVDS infantis por todo lado, brinquedos, mais brinquedos...Rs. Não bastasse isso, eu comprei folhas de cartolina coloridas e lápis de cor para Manuela riscar bastante. E foi o que ela fez! Rs.
Comprei album do scooby doo com 200 figurinhas (14,90) e passamos o sábado abrindo envelopes, colando figurinhas, ela tentando descolar para colar em outro lugar...Rs. E, comprei, também, um conjunto de 8 livrinhos do toy story (9,90). Todos os dias ela treina sua nova mania: perguntar "quim é?"...para cada desenho dos livros e do álbum do scooby doo. Quando respondemos, ela passa a outro desenho com a mesma pergunta...Rs...Eu já disse ao Antonio que imagine quando ela estiver mais afiada, ainda, e começar a perguntar "porquê?"...Rs.
O fato é que, nessas férias, com tantos lápis e canetinhas, papéis e cartolinas, Manuela está pegando perfeitamente nas canetas (sempre com a mão direita, nada com a esquerda). E abre a cartolina já pedindo: pato! Aí, alguém tem que desenhar o pato para ela. E assim brincamos. Desenhamos baleias, o mickey, o otto, a casinha do otto, e ela segue identificando rapidamente um a um os desenhos. Quando ela larga a cartolina, segue para os livrinhos. E vai perguntando quem é quem várias vezes...Rs...E coloca a mão sobre um desenho e pergunta: cadê woody? Rs.
Sua fala também vai bem: woody, pateta, dino, menina, moça, passear, senta, fecha, te amo etc. Ela tem agregado muitas palavras corretas à sua fala. Outras, ainda não saem corretamente. É o caso do Mitey - Mickey; puto - pluto; lola - cuzcuz (!!!!!); pete - aperte; ossi - osso.
Ontem, fui à concessionária e Manuela foi comigo. Ao sairmos de lá, ela disse: "qué passear, pa-ssi-ar!"...Rs
 E, já na loja, na qual eu procurava um guarda chuva pro marido, Manuela via alguma coisa interessante e dizia: "não, qué pa lá! pa lá, mamãe!ma-maieeeee" E apontava a direção...Pode? Rs. está sendo uma mudança significativa. Manuela expressa claramente sua vontade agora. E ela tem muitas! Rs.
A direção para irmos, quando quer comer, o que quer comer. No fim de semana, um amigo trouxe sorvete e ela provou um pouco. Mas, pedia: "vete, veteeee". Rs. Ontem, pediu novamente. mas, eu digo não e ela atende. Quando não atende, eu a distraio, rapidinho ela esquece o primeiro objeto de vontade. Antonio conversa um pouco, também, para acalmá-la.
Mas...Isso não evita o que está por vir...Rs...Ontem, depois de não achar o guarda chuva para o Antonio na loja, fui ao supermercado. Lá, quando passamos diante da banca de revista, Manuela não aceitou voltar para o carrinho (sabem aqueles que tem um carrinho para a criança dirigir sob o carrinho de supermercado?), gritou, se jogou no chão. Olharam, eu nem liguei. Peguei Manuela no colo e disse que não era o momento de irmos à banca de revista. Ela continuou gritando, mas em pouco tempo parou. Mas, ela via uma blusa do Mickey, ou algum brinquedo - Uma pausa aqui...Eles espalham brinquedos pelo supermercado!!!
Outro dia, ia comprar granola para o Antonio. Desisti. Em cada lado da coluna de granola penduraram  pratos dos carros e das princesas. Antes de ter filho não havia percebido isso, agora, fico chocada! Manuela viu tudo antes de mim e já disse "brum, brum", que é como ela chama o carro...Eu já estava cansada, porque está sendo complicado levá-la ao supermercado, que não levei a granola...Rs.
Então, ontem, a cada 10 minutos Manuela via alguma coisa interessante e chorava, gritava por aquilo. E eu dizia quase cantando já: não, filha, não, não, não, dá tchau, tchau Mickey...Rs.
Já na fila do caixa, Manuela viu os sucos de soja e quis porque quis. Como eu não ia levá-los, disse o não tradicional. Ela bateu no guarda chuva que eu havia encontrado e quebrou o ferro...Gente, eu já estava pela tabela...Mas, respirei fundo e voltei TODO o supermercado para pegar um novo guarda chuva...Vim embora, porque tudo o que eu queria era voltar pra casa...Rs.
com a mochilinha nova no primeiro dia de aula
Ontem, foi o primeiro dia de colônia de férias na escola. Ao chegar lá, Mauela chamou pela tia. Como a professora mudou, ela estranhou imediatamente e choramingou...A professora carla se apresentou e disse que já conhecia a Manuela desde o ano passado, porque visitava a sala do maternal I.
Às 13h eu não resisti e fui à escola assistir à primeira aula de ballet da Manuela...Rs. Mas, para meu azar, quando cheguei, Manuela foi a primeira a me ver. Ela brincava em uma daquelas torres de plástico com escorrega, estava com cara de sono, havia acabado de acordar. Imediatamente, ela pegou minha mão para irmos embora. Resultado, nada fez com que ela desgrudasse de mim...Rs...Não foi para a primeira aula de ballet, nem ficou na escola, voltou comigo! Rs.
A turma dela é praticamente a mesma do ano passado. São as meninas Manuela, Gabriela, Sofia e Isabela. Não lembro agora o nome dos meninos. A Manuela parece ser a maior da turma. A Gabriela, com quem Manuela mais brincou ano passado, tem 1 ano e 3 meses, mas agora é que caminha segurando em tudo, não consegue caminhar sozinha. À primeira vista todos parecem estar dando os primeiros passos e Manuela já é absolutamente segura, anda há um ano já. Isso não é muito legal para Manuela, porque ela acaba não tendo um amigo/amiga que esteja serelepe como ela...
Linda no vestidinho! fazendo bagunça antes de ir à aula. Rs
Fiz as fotos do visual dela no primeiro dia de aula e hoje pela manhã, com a vestidinho uniforme de verão. Rs. Assim que eu achar o cabo, transfiro da câmera para cá.
Beijos a todos, bom verão, boa volta das férias dos filhos. Rs
Gilda

Um comentário:

Andréa Rocha disse...

Ai Gilda, eu também nao gosto de levar a Magali pro supermercado. Nao tenho paciência! Ainda bem que ela tem pai! rs Nessas horas eu apelo pra ele. Hoje foi uma luta porque ela nao queria vestir o casaco pra voltar pra casa (e o frio ta demais aqui). Pensei: será o tal dos «terrible two»? Depois da crise, explicamos direitinho e ela pede até desculpas e da beijo, mas na hora isso me chateia demais. Gilda, fala mais sobre o que aprendestes sobre essas crises aqui pra gente, ta? Bjs!