quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Mais papinha

Oi, pessoal!

Essa semana Manuela vai comer feijão. Assim cozinho na pressão um xícara de feijão (essa semana escolhi um tipo de feijão delicioso que encontro por Curitiba - feijão amendoim)com um dente de alho junto. Rende oito porçãoes suficientes para acompanhar a papinha da Manuela. Ótimo! Já estão separadas em 8 potinhos (tem os potinhos para bebês, saquinhos plásticos ou mesmo potes plásticos que sejam reservados só para as papinhas) e congelados. À medida que eu pretenda fazer papinha, retiro os potes com carne e os com feijão. é só descer todo dia da geladeira.
Essa semana:
1. Carne, salsao,alho, quiabo, brócolis, batata, tomate;
2. Sopa de feijao, com carne, abóbora, batata doce, rabanete, cenoura e couve;
3. carne, feijao, macarrao, cenoura, tomate, alho, couve;
4. peixe, abobrinha, tomate, alho, batata doce, rucula;
5.peixe, abobora, abobrinha, alho, tomate, feijao, rucula;
6. peixe, macarrao, abobrinha, alho, tomate, batata, feijao verde;
7. peixe, feijao, tomate, alho, couve, batata, batata doce;

Essa semana comprei na feira: uma abobrinha, uma abobora pequena, um maço de rúcula e couve. Em casa tenho batata, batata doce (1 rende muito!), feijao verde, quiabo. preparei o feijao ontem à noite e congelei.
Comprei um macarrao bem legal, que é de letrinhas pequenas, já viram? você cozinha junto com a papinha e nem precisa cortar, porque as letrinhas sao muito pequenas. E como a massa é à base de ovos, cozinha rápido. Perfeito. Percebi que Manuela come pelo almoço e jantar quando tem macarrão. Rs.
Estou sem frango em casa, por isso, essa semana vai faltar franguinho da manuela, mas, semana que vem vai dar para usar os três tipos de carne.
Não especifiquei qual o peixe, porque estou com salmão, atum (muito bom, importante nutricionalmente falando), congrio, pescada. Vou cortar pequenos pedaço de cada peixe e usar em cada dia.

Beijos e boa papinha pra todos os bebês!
rs
Gilda

domingo, 24 de janeiro de 2010

cardápio da Manuela

Semana passada:

1. frango, feijao verde, folhas de orégano, batata doce, tomate, abóbora,brócolis;
2. salmão, ervilha, batata, cenoura, abóbora, folhas de orégano, espinafre;
3. salmão, macarrão, feijão verde, cenoura, tomate, espinafre, rúcula;


4. frango, abóbora, cenoura, feijão verde, batata, espinafre, rúcula, agrião;
5. frango, ervilha, macarrão, tomate, cenoura, couve flor, espinafre;
6. frango, couve flor, brócolis, cenoura, feijao verde, tomate;
temperos: alho e cebola, salsinha ou alho poró e salsinha, cebolhinha, manjericão.

Para quem ainda vai começar as papinhas salgadas, vou dizer como procedo, tá?
eu compro a carne, frango ou peixe e divido em uns potinhos próprios pra papinha de bebê que vendem nas lojas de produtos de bebês. São de plástico e podem ir ao freezere microondas. Comprei um kit com 6.

Assim, divido a carne em 6 montinhos e as coloco nos potinhos. Todas vão para o congelador. Os legumes e verduras que uso para a Manuela são guardados em um pote tramontina que tenho de inox. É maravilhoso, porque as verduras ficam lindas e verdinhas por dias! Assim, deixo lá a cenoura, a batata, a batata doce, a salsinha, o dente de alho, o feijão verde. Todo dia, corto rodelas pequenas dos legumes que quero combinar e coloco numa panela, cubro com água e ligo o timer para 25 minutos.
Cortar os legumes dura nem 5 minutos. Não há desculpa para não fazer a papinha fresquinha da Manuela diariamente. E a quantidade que faço de manhã é dividida em dois potinhos. O primeiro sirvo à Manuela ao meio dia e o segundo fica na geladeira até que eu o sirva às 18h.


Enquanto faço outras coisas, a comida da Manú vai amolecendo e cozinhando. Quando o timer apita 25 minutos, coloco o verde da papinha. Aí, religo o timer pra tocar em 5 minutos - Os verdes mantém suas propriedades se cozidos minimamente. Poderia fazer o verde no vapor, mas gosto de misturar os sabores e perfumes na mesma panela.
Pronto! Não dá trabalho algum! Eu só tenho que escolher o que combinar todo dia. Rs. Uma vez na semana vou na fruteira e compro 2 batatas, 1 batata doce, 1 salsinha, cebolhinha, duas folhas - rúcula, espinafre ou agrião. Compro tomates cerejas que vem bastante e sao pequenos. Um tomate cereja é suficiente para a papinha. Compro os feijoes verdes a granel, logo, compro uns 4 ou 5. Uso um na papinha. A ervilha compro fesca congelada. É só tirar do congelador o tanto que quero e misturar. Sem dificuldade alguma.
Essa semana devo fazer feijão. como faço? Preparo meia xícara de feijão (isso serve pra lentilha, também), coloco nos potinhos da Manuela (devo comprar outro kit de 6 para poder preparar mais caldo de feijão/lentilha)e congelo as quantidades para cada papinha. Na hora de cozinhar a papinha, despejo o feijao congelado e ele descongelará e misturará seu sabor com a comidinha da Manú. Sem trabalho, também.
Ao fim do cozimento da papinha da Manuela eu amassava ligeiramente os legumes para os pedaços ficarem pequenos e Manuela poder mastigá-los com alguma facilidade. Agora, compramos um mixer e é maravilhoso! Ele faz uma papa das batatas ou abóbora, ou ervilha, feijão, e ao mesmo tempo ficam pedaços pequenos de carne e legumes. Acho perfeito para a papinha da Manuela. Pronto! Cozinhou, na panela mesmo uso o mixer, daí separo em dois potinhos e levo-os à geladeira. Na hora do almoço da Manuela, coloco rapidamente o potinho no microondas ( o plástico dos potinhos pode ir ao microondas sem a substância que se comprovou provocar câncer em contato com o microondas!)e sirvo minha bebê.
Definitivamente, é muito mais tranquilo do que eu pensava. Espero que as dicas ajudem quem já está pensando em como estabelecer a rotina da papinha de seus bebês. Deixar tudo separado é ótimo, mais prático, vc não fica procurando pela geladeira o que usar. Está tudo junto no pote só das comidas de seu bebê. E os potinhos plásticos não se confundem com outros potes na sua geladeira.
Do congelador você retira o pote do caldo e o pote da carne.
deixe sempre um pacote de ervilha lá, também.
Só nisso já são 3 itens da papinha, fácil, né? Aí, você só tem que manter mais 2 legumes e uma folha para a papinha do seu bebê ficar bem gostosa e completa. Uma boa dica é a abóbora e a abobrinha, que são pequenas, mas rendem muito. Dá pra usá-las a semana inteirinha! E é uma delícia! Rs.
As verduras guardadas em potes bons duram a semana inteirinha ou mais! Eu recomendo os de inox da tramontina. O kit é caro, mas você economiza não desperdiçando nenhuma verdura que guardar ali. Bom, né?
A tia da Manuela, Gisele, congela o caldo de feijao ou lentinha em saquinhos plasticos, o que pode ser usado por quem não tiver muitos potinhos para usar, ok? O importante é tornar os caldinhos práticos para a papinha da semana.
Tudo isso para você oferecer ao seu bebê uma alimentação diversificada e saudável nesses primeiros anos da vida dele.
Lembrem-se: o sal sobrecarrega os rins dos pequenos, por isso, não se deve por sal na comida deles. Manuela come super bem e não tem sal na comida dela. Aliás, o tomate é perfeito, porque ele deixa a papinha muito saborosa, é só provar! Rs. O mesmo posso dizer do manjericão, orégano, alho poró!
Ah! Não posso esquecer: a papinha leva azeite na hora de servir para não ser aquecido. Assim, ele é saudável.
Beijos!
Gilda

sábado, 23 de janeiro de 2010

Princípio de tudo: água

A água pode não ser o princípio de tudo, mas ela está lá, ela envolve desde o princípio. E Manuela hoje teve um reencontro bem divertido com a água quentinha que a envolveu por 39 semanas.
Hoje fomos à uma aula experimental de natação infantil. Manuela e mais um amiguinho fizeram a aula. Ela se agitou tanto, bateu tanto os braços que a professora resolveu mergulhá-la logo, mas ela não quis muito o colo da professora, no início da aula...Rs.
Cantamos, balançamos nossos bebês na água, fizemos bolhinhas na água, brincamos de fazer saltos na água e Manuela mergulhou. Sim, só ela. O amiguinho dela não gosta de água na cabeça e se recusou a colaborar com a professora...Rs.
Manuela não chorou, não pareceu estranhar o mergulho. No máximo, a água salobra fez diferença, mas ela ficou tão bem que eu a fiz mergulhar algumas vezes. Rs. A aula durou meia hora, no final, os bebês caminham sobre uma plataforma emborrachada que bóia na água e saltam na água para os braços dos papais ou mamães. Manuela caminhou, quis parar para brincar com a água acumulada na plataforma, mas saltou direitinho. Rs.

Com o amiguinho da Manuela estava o pai dela. Aliás, na aula anterior só havia papais na água, as mamães só olhando. Achei aquilo muito legal! Antonio ficou assistindo a aula. Após, combinamos na recepção que Manuela fará natação uma vez na semana, porque ela vai gostar do contato com a água, a professora e as outras crianças e ao mesmo tempo não é necessário mais dias na semana, porque ela mal consegue fazer o que a professora manda. Rs.
hoje estava friozinho em Curitiba, mas na sala com as piscinas, não. A temperatura da água é mantida a 33 graus e tudo fica bem aquecido, uma delícia!
A nataçào auxilia na piscomotricidade do bebê, melhora a cordenaçao motora, estimula o apetite, o auto-salvamento- que é muito importante, melhor a capacidade cardio-respiratória e muscular, melhora o sono, e a musicalização durante as aulas ajuda na memorização, também. além disso, tem a afetividade que é trabalhada lá na água, enquanto estamos lá com nossos bebês.
Antonio viajou e levou com ele minha câmera, que é pequena, então terei dificuldades de fazer fotos nos próximos dias, mas, tentarei postar mais fotos aquei.
Beijos!
Gilda

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A Fragilidade de um Bebê...

Hoje, li uma matéria a respeito de uma mãe que esfaqueou seu bebê com 8 meses de vida...Outro dia nem quis ler a matéria a respeito de outra mãe que mantinha o filho de 13 anos acorrentado...
Uma amiga certa vez comentou que achava que o instinto materno não era imediato em todas as mães...E eu até discordei, na ocasião. Agora, nem sei como me expressar...Eu penso que nem todas as mulheres receberam educação e amadureceram para a responsabilidade da maternidade. Isso poderia ser a razão pela qual uma mulher deixa seu bebê dentro do carro enquanto vai a uma festa, por exemplo. Falta a ela educação, que a faça perceber o quão imprudente e maléfica a situação descrita é para o bebê.
O fato é que a educação é o único meio de refletirmos sobre o que pensamos, falamos e fazemos. E, portanto, pode nos ajudar a evitar determinados desastres, como os que citei acima. A lucidez sobre o que acontece c aonosco é o que pode permitir, também, que se procure saídas, ajuda, antes que algum acidente ocorra.
O óbvio é que é muito triste que os bebês sofram por atos errônes de seus pais...E nada de mito de que a mãe faz tudo pensando no melhor pro filho...Gente, maior lenda isso! A começar que toda mãe é igual a qualquer outro ser humano e dependendo de cada mãe ela fará o melhor pro filho, o pior, ou o que for conveniente, mais ou menos ou bom. E assim a natureza segue, com todo tipo de mãe e filhos mundo afora.
O importante para expressar é o valor da vida e segurança do proprio filho, que não pode ser objeto de flexibilidade...Não penso que nós, màes tenhamos tal direito. A natureza faz sentido pela preservaçao a que todos nos envolvemos e submetemos. Tudo se resume a uma palavra: vida.
E não há mito que se sustente diante do assassinato de um filho por sua mãe...
Bjs
Gilda

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Os primeiros passos da minha menina!

Olá queridos!

Ah...Todo mês do desenvolvimento de um bebê tem sua beleza, mas confesso que o oitavo mês tem sido incrível! lindo! No dia 11 de dezembro, Manuela começou a erguer-se e agora, um mês depois, ela deu os primeiros passos! Rs.

Que encanto! Anteontem, ela deu um passo e caiu. Depois repetiu o passo sem cair. E ontem, na sala de espera do pediatra, ela deu dois passos para mim e se jogou. Rs.
Aliás, enquanto esperávamos o atendimento do pediatra, uma mãe perguntou se Manuela tinha um aninho. E ela ficou passada quando eu disse que ainda estava no oitavo mês. A filha dela, uma linda loirinha, começou a dar passos e se apoiar nas coisas com um aninho, tal qual Manuela aos oito meses.

O pediatra disse que está tudo bem com Manú. 7,6kg, 70cm. Ele observou que danoninho é muito calórico para a idade da Manuela. Pronto! Agora só uma vez na semana. pronto! Rs.
As brincadeiras estão bem legais, também. Manuela se abaixa pra olhar embaixo do sofá e me ver. Aí, ela engatinha rapidinho brincando de pega-pega. Rs. Ela também tem prestado mais atenção aos desenhos da tv. E o DVD da Xuxa prende bastante a atenção dela. Eu sempre deixo Manuela assistir aos desenhos e DVDs porque estimulam bastante as crianças. São cores, imagens em movimento, a música, os bichos.
Manuela também adora a música do txutxucão. Rs.

É, parece que é verdade o que eu havia lido sobre o cinematerna vir pra Curitiba. Pelo que vi no site, a sala do cinematerna será no shopping crystal (longinho de casa, mas...)
E lá vem minha menina engatinhando pra ver o que a mãe dela faz que não está brincando com ela...Rs.
Beijos!
Gilda

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Avatar!


Gente!!! Fomos ao cinema...Eu e Manuela...Rs.
Ah! Criei coragem e fui. Rs. Primeira sessão, nós e mais umas 5 pessoas na sala de cinema. Tranquilo. Só não vi a duração filme...Avatar..começou às 13:30h e saímos da sala de cinema às 16:15h...Céus!
Mas, Entrei um pouco antes do filme começar e Manuela nàoe stranhou nada o ambiente. Quis engatinhar, subir nas cadeiras à frente dela. Foi bem legal porque sentamos na fileira que permite cadeirantes, então, estacionei o carrinho da Manuela ao nosso lado. Levantei o braço da cadeira do lado e tivemos um espaço muito bom para a amamentação da Manuela.


Ela brincou bem e quando começou a passar aquele filme sobre como se comportar no cinema, ela prestou atenção direitinho. Rs. Ao longo do filme, Manuela mamou várias vezes, e de vez em quando ela olhava pro telão. Eu fiquei muito preocupada com os bichos enormes e ferozes gritando na tela, mas Manuela ria e fazia "ah!" pra mim. Eu ri muito, confesso! Rs.
Nos momentos românticos do filme, ela fazia "brrrrr" pra mim. Rs. Enfim, ela brincou com canudinho, engatinhou, ficou em pé nas costas das cadeiras da fileira adiante da nossa, ficou no meu colo, mamou, sossegou em alguns poucos momentos. Rs.



Eu assisti ao filme por completo, sem grandes dificuldades, apenas no final, ela choramingou de sono, e aí, eu a acalmei e amamentei e perdi uns segundos do filme. Adorei a experiência! Na falta de cinematerna emCuritiba...O jeito é arriscar. Rs. O cinematerna acontece em algumas cidades brasileiras, com sessões para as mães levarem seus bebês ao cinema. A sala é mais clara e o som mais baixo. Parece que é possível trocar os bebês na própria sala de cinema...Enfim...Muito bom...Mas, é torcer para isso acontecer por aqui pelo sul...

Depois do cinema, ainda demos uma volta no shopping e voltamos para casa. Na mesma animação! Agora sei que minha filha vai me acompanhar à muitas sessões de cinema, ainda! Oba!!! Rs
Já que o pai dela gosta, mas não se anima muito para ir ao cinema...Rs.
Beijos!
Gilda

domingo, 3 de janeiro de 2010

Saudade daqui...

Há semanas não escrevo meus textos para cá..Saudade!
E há tanto a dizer...Sempre...
Viajamos por algumas poucas semanas para Belém. Foi ma-ra-vi-lho-so!
Já no segundo dia, Manuela começou a erguer-se sobre suas pernas, mas, sem conseguir
esticá-las. No dia 11 ela já conseguia ficar bem equilibrada, mas ainda nada de pernas esticadas.
Até que no dia 19, esticou suas perninhas e ficou em pé, sozinha, equilibrada e feliz! Rs.
O desenvolvimento da Manuela segue e nesse oitavo mês acompanhei o marco da minha bebê ficar em pé sozinha e com equilíbrio. O interessante é que ela fica de cócoras, pega algum brinquedo ou objeto e, assim que o pega, ergue-se sobre suas perninhas. Foi assim desde o início.
Agora, ela passa o dia engatinhando, ficando de cócoras e erguendo-se. Rs. E ri a pequena! Rs.
Como estávamos em Belém, cada vez que Manuela se erguia era uma festa da família. Rs.
Manuela só reclamou do clima...Em alguns dias o calor incomodava muito a ponto dela perder o humor...Mas, era colocá-la no ar condicionado e a alegria voltava. Rs.
Mas, em Belém, as novidades não pararam. Os dentinhos superiores rasgaram sua gengiva e despontaram, também.
Manuela tomou banho de chuveiro com o pai dela muitas vezes ou em uma bacia bem grande junto com o primo Breno. O que não faltou foi tia para dar banho e cuidar da Manuela. Rs.
Na alimentação, também foi cheia de novidades. Rs. Manuela provou biscoito maria, comeu papinha de peixe de rio - filhote. tomou açaí fresquinho, comprado pela avó no mesmo dia. E gostou de tudo, não deu trabalho algum para a alimentação. Bom!
Passeou, mas confesso que apesar de querer visitar todos os amigos, rever os lugares que tanto gosto de Belém, ficamos muito em casa, ora na casa da minha mãe ora na casa da mãe do Antonio, porque todos queriam curtir a Manuela - ou tapioquinha, como minha mãe a chamava. Rs.
Logo que chegamos pegamos a estrada para o litoral. Estávamos com muita saudade de Salinas e queríamos muito levar Manuela para o nosso pedaço do Oceano Atlântico. Pois foi maravilhoso! Rs.
Ô terra abençoada, lindo, lindo o meu Pará! Imenso, simples, com seus cheiros e cores únicas.