domingo, 24 de janeiro de 2010

cardápio da Manuela

Semana passada:

1. frango, feijao verde, folhas de orégano, batata doce, tomate, abóbora,brócolis;
2. salmão, ervilha, batata, cenoura, abóbora, folhas de orégano, espinafre;
3. salmão, macarrão, feijão verde, cenoura, tomate, espinafre, rúcula;


4. frango, abóbora, cenoura, feijão verde, batata, espinafre, rúcula, agrião;
5. frango, ervilha, macarrão, tomate, cenoura, couve flor, espinafre;
6. frango, couve flor, brócolis, cenoura, feijao verde, tomate;
temperos: alho e cebola, salsinha ou alho poró e salsinha, cebolhinha, manjericão.

Para quem ainda vai começar as papinhas salgadas, vou dizer como procedo, tá?
eu compro a carne, frango ou peixe e divido em uns potinhos próprios pra papinha de bebê que vendem nas lojas de produtos de bebês. São de plástico e podem ir ao freezere microondas. Comprei um kit com 6.

Assim, divido a carne em 6 montinhos e as coloco nos potinhos. Todas vão para o congelador. Os legumes e verduras que uso para a Manuela são guardados em um pote tramontina que tenho de inox. É maravilhoso, porque as verduras ficam lindas e verdinhas por dias! Assim, deixo lá a cenoura, a batata, a batata doce, a salsinha, o dente de alho, o feijão verde. Todo dia, corto rodelas pequenas dos legumes que quero combinar e coloco numa panela, cubro com água e ligo o timer para 25 minutos.
Cortar os legumes dura nem 5 minutos. Não há desculpa para não fazer a papinha fresquinha da Manuela diariamente. E a quantidade que faço de manhã é dividida em dois potinhos. O primeiro sirvo à Manuela ao meio dia e o segundo fica na geladeira até que eu o sirva às 18h.


Enquanto faço outras coisas, a comida da Manú vai amolecendo e cozinhando. Quando o timer apita 25 minutos, coloco o verde da papinha. Aí, religo o timer pra tocar em 5 minutos - Os verdes mantém suas propriedades se cozidos minimamente. Poderia fazer o verde no vapor, mas gosto de misturar os sabores e perfumes na mesma panela.
Pronto! Não dá trabalho algum! Eu só tenho que escolher o que combinar todo dia. Rs. Uma vez na semana vou na fruteira e compro 2 batatas, 1 batata doce, 1 salsinha, cebolhinha, duas folhas - rúcula, espinafre ou agrião. Compro tomates cerejas que vem bastante e sao pequenos. Um tomate cereja é suficiente para a papinha. Compro os feijoes verdes a granel, logo, compro uns 4 ou 5. Uso um na papinha. A ervilha compro fesca congelada. É só tirar do congelador o tanto que quero e misturar. Sem dificuldade alguma.
Essa semana devo fazer feijão. como faço? Preparo meia xícara de feijão (isso serve pra lentilha, também), coloco nos potinhos da Manuela (devo comprar outro kit de 6 para poder preparar mais caldo de feijão/lentilha)e congelo as quantidades para cada papinha. Na hora de cozinhar a papinha, despejo o feijao congelado e ele descongelará e misturará seu sabor com a comidinha da Manú. Sem trabalho, também.
Ao fim do cozimento da papinha da Manuela eu amassava ligeiramente os legumes para os pedaços ficarem pequenos e Manuela poder mastigá-los com alguma facilidade. Agora, compramos um mixer e é maravilhoso! Ele faz uma papa das batatas ou abóbora, ou ervilha, feijão, e ao mesmo tempo ficam pedaços pequenos de carne e legumes. Acho perfeito para a papinha da Manuela. Pronto! Cozinhou, na panela mesmo uso o mixer, daí separo em dois potinhos e levo-os à geladeira. Na hora do almoço da Manuela, coloco rapidamente o potinho no microondas ( o plástico dos potinhos pode ir ao microondas sem a substância que se comprovou provocar câncer em contato com o microondas!)e sirvo minha bebê.
Definitivamente, é muito mais tranquilo do que eu pensava. Espero que as dicas ajudem quem já está pensando em como estabelecer a rotina da papinha de seus bebês. Deixar tudo separado é ótimo, mais prático, vc não fica procurando pela geladeira o que usar. Está tudo junto no pote só das comidas de seu bebê. E os potinhos plásticos não se confundem com outros potes na sua geladeira.
Do congelador você retira o pote do caldo e o pote da carne.
deixe sempre um pacote de ervilha lá, também.
Só nisso já são 3 itens da papinha, fácil, né? Aí, você só tem que manter mais 2 legumes e uma folha para a papinha do seu bebê ficar bem gostosa e completa. Uma boa dica é a abóbora e a abobrinha, que são pequenas, mas rendem muito. Dá pra usá-las a semana inteirinha! E é uma delícia! Rs.
As verduras guardadas em potes bons duram a semana inteirinha ou mais! Eu recomendo os de inox da tramontina. O kit é caro, mas você economiza não desperdiçando nenhuma verdura que guardar ali. Bom, né?
A tia da Manuela, Gisele, congela o caldo de feijao ou lentinha em saquinhos plasticos, o que pode ser usado por quem não tiver muitos potinhos para usar, ok? O importante é tornar os caldinhos práticos para a papinha da semana.
Tudo isso para você oferecer ao seu bebê uma alimentação diversificada e saudável nesses primeiros anos da vida dele.
Lembrem-se: o sal sobrecarrega os rins dos pequenos, por isso, não se deve por sal na comida deles. Manuela come super bem e não tem sal na comida dela. Aliás, o tomate é perfeito, porque ele deixa a papinha muito saborosa, é só provar! Rs. O mesmo posso dizer do manjericão, orégano, alho poró!
Ah! Não posso esquecer: a papinha leva azeite na hora de servir para não ser aquecido. Assim, ele é saudável.
Beijos!
Gilda

Um comentário:

Tatyane Garcia disse...

Eras, me deu agua na boca essas papinhas da Manu!!!

beijos!!