quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Só a baliarina que não tem...Rs

Procurando bem
Todo mundo tem pereba
Marca de bexiga ou vacina
E tem piriri, tem lombriga, tem ameba
Só a bailarina que não tem
E não tem coceira
Verruga nem frieira
Nem falta de maneira
Ela não tem...
(Chico Buarque - Ciranda da bailarina)

Eu não disse que a Manuela tem! Eheh! Só estou cantando...Rs. 
Mas, é o seguinte, o pediatra da Manuela achou por bem passar o remédio para vermes. Segundo ele, além de ser bom nessa fase, temos cachorros em casa, o que seria um fator a ser considerado.
Tenho lido sobre o assunto. Até os seis primeiros meses de vida, dificilmente um bebê tem vermes. Claro que isso se aplica aos bebês que mamam no peito, porque os que usam mamadeiras e chupetas já estao expostos às situações propícias às verminoses desde cedo.
Todo mundo sabe o que pode acontecer quando nossos bebês engolem areia da praia, terra, colocam todo e qualquer objeto na boca...Rs...É uma imundice que, com as devidas proporções, ocorre com a criança descobrindo o mundo, tocando, sentindo areia, terra...Rs
O parasita mais comum é a lombriga, que fica no intestino e rouba dos nossos bebês muitos dos nutrientes que tentamos dar a eles.
Eu sempre quis saber mais sobre o que pode acontecer à criança com verme. Pois, além de não ganhar peso, ela pode ter cólicas, diarréia, prisão de ventre, náuseas, fraqueza, falta de disposição. A barriga da criança pode inchar. Compromete, enfim, o desenvolvimento da criança...
Enquanto a lombriga cresce, tem um outro parasita - oxiurus, que é muito pequeno, mas também rouba nutrientes. Esse é visivel no cocô. Seus sintomas? Coceira na vagina e ânus, corrimento, enjôos, tontura, vômito, cólicas e sono agitado. Li em um site de biologia que quase todo mundo tem esse parasita...Argh! Rs.
É, porque parasitas não são privilégios das crianças. Adultos e crianças tem aos montes...Rs.
O que fazer para evitá-los? A melhor solução do mundo para a maioria das infecções humanas! Ainda não sabe? LAVAR AS MÃOS SEMPRE, limpar utensílios de cozinha, brinquedos da criança, a comida, tudo bem limpinho e lavadinho. ALCOOL GEL, GENTE!
Eu sei o quanto isso é complicado com crianças, porque a velocidade com que elas agarram tudo, soltam tudo, o tempo todo é enorme. E, agora, na escolinha, mais difícil ainda saber se a professora consegue dar conta de toda a bagunça feita pelas crianças, né?
Eu li que o médico deveria passar exames antes de prescrever o remédio, mas que o exame é prejudicado quando os vermes são machos...Então, a rotina mesmo é o médico passar o remédio para vermes para a família toda. 
Aqui em casa tomamos remédio para vermes semestralmente. 
Ai... achei no youtube um vídeo de uma cirurgia no Recife...Uma das coisas mais nojentas que já vi. Acho que havia pelo menos uma centena de lombrigas em um único intestino...Ai, enjoei!
Olhem, voltando ao que interessa...Rs...Cortar as unhas dos pequenos é um drama para mim, porque Manuela detesta, mas é uma das orientações, viu? Aliás, comida e unhas grandes não combinam de jeito nenhum! É bem imundo sim...Também vi orientações para a criança não ficar descalça...Aí, o pediatra da Manuela discorda e orientou que a deixasse ao máximo descalça, para proteger-se mais dos resfriados. Ele nem precisava orientar nesse sentido porque Manuela já fica descalça em casa sempre, até porque ela arranca as meias e depois as entrega ao pai...Rs.
Cuidem, também, da água que seus bebês bebem...Cuidado ao consumir comida e bebida em lugares que podem gerar a desconfiança de que não sejam muito limpos.  Fujam disso! Rs.
É isso aí, gente. Depois conto se notei alguma coisa estranha após o uso do remédio...Rs
beijos
Gilda


 

2 comentários:

Priscilla disse...

Pois é, o grande Chico estava certo, como sempre.

Por essas e outras que eu sempre tenho Pantelmin em casa e dou pros meus filhos pelo menos uma vez por semestre.

Gilda e Manuela disse...

É isso mesmo, né Priscilla? Porque não dá pra evitar uma imundice aqui outra ali dos filhos, mas dá pra evitar os vermes. Rs.bjs