domingo, 7 de novembro de 2010

Curiosidade sobre vacinas...

                "Farinhar bem, derramar a canção
                 Revirar trens, louco mover paixão
                Nas direções, programado e emoldurado
               Esperarei romântico"...Marisa Monte...


Gente,

Nasceu a Emily, linda Emily, filha da mamãe Anne e do papai Allan, uns queridos para mim! Bem vinda, Emily! Parabéns à irmã da Emily, a pequena linda Louisa!
Hoje escutei um dvd da marisa Monte e fiquei cantando para a Manuela...Rs...E como é linda a "Maria de verdade"! Como Maria é cantada com beleza por Marisa!
Algo acontece quando Carlinhos brown compõe para a Marisa...Mistério...Rs...Só sei que é linda demais a canção...Por isso, ela está na postagem hoje, tá?
Dedicada à pequena Emily, porque o nascimento é um derramamento de emoções, uma forma de acontecer da paixão, é amor. 
Maria, marisa, Louisa, Emily, Manuela, Pedro, Thiago, matheus, João, Pietro. Amor.
Bem, vamos à minha dúvida cruel, mas sobre a qual eu já encontro algumas pistas...Rs.
Um casal de amigos esteve conosco por uns dias e comentou que as vacinas em clinicas particulares usam o virus morto e nos postos de saúde a vacina seria virus vivo, atenuado, e que por isso, a vacina em clinicas particulares seria mais segura...Eu normalmente não confio nessas conversas, mas foi a pediatra da filha deles que disse tal coisa...
Poxa, fiquei com isso na cabeça...Dois pediatras atenderam a Manuela logo no início da vida dela, conversaram sobre vacinas, e nenhum fez aquela ressalva...Nem nesses meses todos!
E agora, José? Rs
Se eu disser para vocês que por duas ocasiões tentem acessar documentos válidos na internet, informações de clínicas de vacinação e nada...Nada sobre essa questão!
Nem em sites das clínicas, nem em informações gerais de vacinação. Encontrei, inclusive, um texto polêmico, desassociando as vacinas da prevenção às doenças...Em uma análise histórica, há registros de que algumas doenças foram drasticamente reduzidas antes mesmo da vacina ser produzida...O motivo? melhora na higiene, ora pois! Rs. Desenvolvimento de remédios, também. Mas, essa leitura não levei adiante, porque, apesar de muito interessante, afastava-me em demasia do que meu objeto de curiosidade.
Hoje, alguns dias depois que comecei a escrever essa postagem, recebo o boletim da crescer como que lendo meus pensamentos e esclarecendo 5 curiosidades sobre vacinas...Rs...E explicou melhor o que eu encontrava de forma confusa e pouco confiável na internet. Que algumas vacinas são produzidas com o vírus vivo atenuado, e outras não. Então, não é o caso de afirmar que as vacinas particulares são feitas com vírus morto, porque a conversa não é por aí...
Claro que eu ainda não posso afirmar o que acabei de dizer. Essa semana Manuela deve fazer algumas vacinas, uma delas disponível apenas em clínicas. Então, apreveitarei para tirar minhas dúvidas.
Sim, porque além da questão do vírus morto ou atenuado, há a afirmação daquela pediatra de que a vacina com o vírus atenuado gera o risco da criança ter a doença justamente porque foi vacinada...Eu encontrei na internet um texto que informava haver uma discussão médica sobre isso. Há os que defendem que os vacinados com vírus atenuado tem mais chance de ter a doença contra a qual a vacina se destina a prevenir; e, por outro lado, há os que defendem que a incidência das doenças nos não vacinados ou nos vacinados com vírus morto é igual à dos que receberam vacina com vírus inativo...Boa dúvida, penso eu...
Quem puder ajudar a esclarecer as minhas dúvidas, eu agradeço muito!
No boletim da crescer que recebi informava, também, que as vacinas de catapora, rubéola, sarampo e caxumba são produzidas com o vírus atenuado, e que a de gripe é feita com o vírus morto. Como a vacina de catapora só é feita em clínicas particulares, cairia por terra o primeiro argumento da pediatra da filha dos meus amigos. Mas, preciso saber mais sobre isso! Rs.
Quem puder, me ajude!
Eu sempre tenho assuntos me atropelando...Rs...Preciso escrever mais!
Beijos,
Gilda
Welcome Emily!!!!

Nenhum comentário: