segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Uma mãe à beira de um ataque nervoso!

Gente!

Alguns dias sem escrever e tanta coisa aconteceu...Rs...Tanto há para escrever...Rs...Mas, vamos por partes! Primeiro, o assunto que inspirou o título desta postagem...O cansaço e o nervosismo. Eu relatei aqui que Manuela ficou doente durante a viagem ao Rio, no fim de setembro. Pois nem completou um mês daquele episódio e Manuela acordou febril no domingo 17 de outubro...E ficou chorona o dia inteiro, não quis comer, só choramingava e queria colo...Tudo o que Manuela nunca fez!
Tentei dar comida, fruta...Nada...Ela mamava e bebia sucos, pelo menos, né? Mas, como às vezes, ela ensaiava animar-se, passamos o dia observando e acompanhando a temperatura dela. À tarde, demos novalgina, porque ela já chegava aos 38, 2. Uma colega de faculdade esteve aqui com o marido. E ela está grávida e era a primeira vez que conheceria Manuela, mas minha pequena estava muito chorona...No final da tarde, decidimos por levá-la ao hospital, para uma avaliação médica.
Lá no hospital, uma hora e meia de espera, porque estava cheio de crianças...É assim, o dia foi bonito no domingo, esquentou um pouco...Aí, as crianças aqui de Curitiba, desacostumadas com clima bom, ficaram doentes...Rs.
Na sala de espera, chegou um menino que não parecia nada doente! Ele corria, gritava, subia nas cadeiras e as balancáva freneticamente...Manuela só observando...Aí, o que aconteceu? Manuela, que havia passado o dia sem querer sair do colo, desceu do meu colo, começou a andar pela sala de espera, achou a tv, os bichinhos pintados nas paredes e, também, ficou acompanhando o menino danado...Rs.
Eu quase volto pra casa, só de ver Manuela melhor! Mas, a médica nos atendeu, disse que era a garganta, que continuássemos com a novalgina em caso de febre, porque a novalgina também é anestésico, alivia a dor da garganta. Mas, ela também passou antibiótico, pois informou que só assim a garganta melhoraria...Saímos de lá melhores porque Manuela foi bem examinada e tudo estava bem, exceto a garganta. Mas, decidimos por não dar o antibiótico para ela. Era a mesma azitromicina que a mesma médica havia passado, por ocasião da primeira vez que Manuela adoeceu...
Em casa, Manuela brincou, animou-se e comeu banana. Dormiu bem, e acompanhamos sua temperatura sempre. Ela ainda se elevou de noite, mas depois, ficou normal.
Na segunda feira, liguei para o consultório do pediatra de Manuela. Ele me ligou de volta, assim que acabou uma consulta. Disse que não desse o antibiótico mesmo. E que observasse a temperatura e o ânimo dela e marcasse uma consulta com ele o mais breve possível. Na terça feira Manuela esteve lá no consultório do pediatra.
Ela já estava muito bem, não havia tido mais febre, e comia quase normalmente, ainda preferindo liquidos. O pediatra dela a examinou bem, disse que é normal que isso aconteça, o clima está terrível, ela está na escola, e que em caso de febre eu devo esperar o primeiro dia, usar o antitérmico, e acompanhar. Não é para ir logo para a emergência. Se ela ficar prostrada, pálida, claro, é para ir logo, como já havia orientado a médica do Rio. E que não é para dar antibiótico para a Manuela, não mesmo. Que a garganta dela estava vermelha e que com a melhora do resfriado, também melhoraria.
Foi o que fizemos. Manuela ainda não está comendo o tanto que comia, mas, está super bem, comendo e bebendo muito suco, muita água, mais moleca do que nunca. Rs.
Depois, vi as matérias que tem saído na mída sobre a superbactéria e lembrei mais uma vez do pediatra da Manuela, que diz que o uso agora desses remédios, poderá criar resistência no futuro e trazer muitas dificuldades para tratamento na Manuela. Aliás, esse é um dos temas que está em destaque no site da revista crescer, que eu recebo informação por email.
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI180867-10498,00-SUPERBACTERIAS+USO+INDISCRIMINADO+DE+ANTIBIOTICOS+FAVORECE+RESISTENCIA.html
Eu confesso que ao ouvir a médica dizer que a garganta da Manuela só ia ficar boa com antibiótico, eu quis comprar e depois discutir a continuidade com o pediatra da Manuela. Mas, Antonio foi firme e lembrou das orientações do pediatra e eu logo concordei. Foi o melhor, nada de antibiótico!
Mas, eu ando absolutamente intolerante ao clima dessa cidade! Sexta feira choveu...Sábado ficou completamente nublado, abafado...Domingo fez 32 graus!
E eu tenho que enviar 3 tipos de roupas diferentes para a escola...Uma caso esquente bem, outra caso fique frio de leve e outra caso esfrie mesmo...
Voltando à consulta do pediatra...Rs...Manuela cresceu! Minha pequena come sem parar e nós já havíamos notado o "estica" dela. Rs. Pois ela já está com 81 cm. Rs. O peso dela mantem-se estável no 9,700kg. Ela está na altura média e é magra. Segundo minha irmã nutricionista, ela tem uma gordura saudável (sem dobrinhas, que são bonitinhas, mas normalmente indicam sobrepeso...) e um biotipo favorável a que ela se mantenha num bom peso.
Quando Manuela recuperar-se bem do resfriado deverá fazer as vacinas da idade: Segunda dose da poliomelite e também da triplice viral. Como ela fez a tetravalente, incluirá a varicela na sua vacinação. O pediatra indicou a vacina contra a hepatite A, também. Haja vacina! Rs.
O pediatra passou remédio para verme, também. Isso merece uma postagem, não é mesmo?
Rs
Beijos
Gilda

Nenhum comentário: