segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Super nanny, parte 1 (sim, porque serão muitas partes!)

Oi, gente!
Vocês sabem, eu sou mais ou menos como toda mãe...Só vejo defeitos nos filhos dos outros, nas criações dos outros, e acho que a Manuela é uma menina ma-ra-vi-lho-sa! Eheheheh.
Mas, não é simples assim. Primeiro, soube que Manuela chegava na escola e arrancava a chupeta da coleguinha Ana Clara que, coitada! Confortável emocionalmente chupando seu pipo, era "atacada" por MINHA filha, que lhe roubava seu pipo precioso! Rs.
Agora, passamos uma semana no apartamento de minha tia. Gente, a chuva de todos os dias não foi nada perto do tornado "Manuela" que por lá passou...Rs...É, tem que rir agora que já passou! Rs. Ela dava uma volta e voltava para o computador, pedindo pelo "pate"...O pato do pocoyo, possível de ser assistido graças ao youtube. Era uma repetição de "pate, pate, pate"...Rs.
Na hora da fominha, ela ficava na porta da geladeira, tentando abri-la e repetindo "papá, papá, papá!"
Aqui em casa, cercada de tudo o que é familiar para mim e para ela, os pedidos pelo "papá" não me pareceram tão autoritários como soaram lá. Ela corria, escalou o móvel da pia, cujas portas eram de espelhos, porque ela queria alcançar uma caneca que estava escondida dentro da pia...Gente!!!!!!
Tio Aldo achou para ela um apelido à altura: carrapeta, que é um pião que gira um monte. Rs. Pois é, a pequena aprontou. Rs. Além disso, ela agora joga objetos pelos ares sempre que contrariada. grita, esperneia...Em casa, eu deixo ela dar o ataque dela sozinha, mas na casa da titia não ia deixá-la ficar dando chilique um tempão, né? olhem, a pequena me deu uma canseira E-NOR-ME...
Rs.
Em busca de tentar me consolar sobre o assunto, lá corri eu atrás de orientação. Li que é comum entre 1 a 3 anos esses ataques repentinos e violentos...Humhum...Também li que nessa idade não há que se falar, ainda, em crianças manipuladoras ou tiranas, que elas estariam lidando com suas frustrações sem saber expressar-se, contudo, como gostaríamos...Humhum...Os guias dos ataques dos filhos inclui: jogar coisas no chão, socar o chão, chutar e gritar....Humhum...O pequeno pode até prender a respiração e ficar roxinho, roxinho...Humhum,né?
Os especialistas tentam ajudar...Nessas horas não é bomd eixar o filho sozinho, porque ele pode ainda sentir-se abandonado. Uns recomendam abraçar o filho, outros acham melhor não...Hum...Ficar por perto, com calma (!!! Até que isso eu consigo, sim. Rs) e o mais importante: não ceder e fazer o que o filho quer....Hum. Se a criança bater em alguém ou acertar alguém com algum objeto, pode ser melhor tirá-la do ambiente, deixa-la a sós com você para uma conversa (se ela já entender, é claro! Com uma criança que ainda está falando russo "adi" "olhé", não dá, né? Rs).
Como eu fiz Antonio ir comigo a uma palestra de uma psicóloga que só falou da educação emocional dos filhos, vale lembrar o que ela disse: que só começamos mesmo a limitar os atos dos filhos quando eles já se expressam minimamente, lá pelo 1 ano e meio. E que é fundamental conversar com os filhos sobre seus sentimentos. Então, após o ataque enfurecido do pequeno, é essencial que conversemos sobre o que ele sentiu, porque se irritou, e mostrar a ele que sua resposta ao sentimento não foi agradável e que pode ser expressa de forma diferente da próxima vez. Conversar, não precisa ter agora o ataque de mãe, né?
Uma dica que também pesquisei é a de prevenir os ataques, não expondo seu filho inadvertidamente às situações que o desagradam. Preparar seu filho, inclusive, para as situações que o desagradam. Quanto à comida, sabendo que naquele horário o filho gosta de comer, já ter um lanche à mão. Comigo fica difícil porque Manuela passa o dia comendo...Rs...Agora ela já fala "bana", para banana. Ontem, foram duas bananas, sucrilho sem açúcar, almoço, jantar, churrasco, sucos e sucos...Rs. Tenho que manter uma comida saudável em casa, porque ela já experimentou batata frita, quando saímos para um barzinho, e bolo de chocolate em um churrasco...Tornou-se inevitável diante do apetite da Manuela...
Respeitar a independência do seu filho também ajuda. Manuela detesta que eu tente lhe dar comida, quando ela é quem quer comer sozinha. E o faz muito bem, até. Mas, tente tirar a colherzinha de sua mão e a colher voará!
Como tudo o que diz respeito aos filhos, há sempre um outro lado...Rs...As birras devem ser bem analisadas, pois às vezes elas podem indicar stress do filho. Uma separação tumultuada dos pais, muitas brigas, eventos que lhe causem impacto negativo podem provocar um comportamento mais agressivo  e ataques mais frequentes. Ou simplesmente, a mãe mima o filho e cedeu aos ataques passados e agora tem que lidar com um filho que dá ataque para tudo...Morde os coleguinhas na escola, chuta, joga objetos no chão...E isso já passando dos 2 anos...Olho aberto! Mimar só estraga o filho, só, não traz beneficio algum. ZERO!

Eu aprendi com Manuela. Não faço o que ela quer, e logo, logo ela esquece tudo e passa a se interessar por outras coisas. Agora, quando eu fico tentando de alguma forma consolá-la, ela continua tendo o ataque...Dificil é manter a calma em público, porque eu me vejo tentando acalmá-la para não chamar atenção dos outros, também porque os outros não precisam presenciar uma cena infantil, e, a maioria, inclusive, faz cara feia, mesmo sendo uma coisa normal para a idade...Enfim...É bem difícil...
Fiquemos por aqui...A chuva passou, as professoras da Manuela devem estar com toda a paciência do mundo nessa segunda feira! Rs.
Beijos
Gilda

Um comentário:

Pri, PH, Rafa e BB disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Vc ta falando do PH ou na Manú???
MENINA que inferno eu passei tb! Passamos 15 dias em SP, voltamos a semana passada. Agora imagine PH acostumado aqui na praia, solto, brincando, correndo, trancado por 15 dias em apartamento (por causa da chuva), quando saiamos, iamos ao shopping, mas ele alucinava, nem parecia o PH daqui. rsss
Ahhhhhhh, tenho uma noticia....estou grávida!!! de + - 1 mes, dia 14 vou ao médico. hehehe
Bjks saudosas