terça-feira, 6 de abril de 2010

fralda, higiene, assaduras

Oi, gente!
Tirando o atraso nas postagens, lá vem mais um assunto! Rs
Manuela não teve uma única assadura até janeiro desse ano.
Quando viajamos para Belém modificamos nossa rotina de higiene da Manuela, que sempre foi a de limpá-la com gaze umedecida em água morna.
Levamos lenços umedecidos para a viagem, mesmo eu não confiando na higiene dos ditos lenços...Na volta pra Curitiba, assadura logo nos primeiros dias...A médica disse que Manuela estava com assadura e um pouco de sapinho...Ela orientou que à noite só usássemos fralda noturna/diurna. Um detalhe: fazíamos isso desde sempre na Manuela, mas às vezes deixávamos ela com a fralda normal. Isso não teve problema enquanto Manuela não comia a papinha salgada. Com esta papinha, foi intensificada a ação do seu intestino, e realmente não poderíamos vacilar com a fralda da Manuela. Questão da fralda resolvida. nada de fralda normal à noite.
Acontece que por força do novo hábito, até compramos gaze nova, mas usamos direto o maldito lenço umedecido. A assadura voltou...O pediatra disse, incialmente, que seria normal nessa fase, porque Manuela anda por todo lado e pega tudo, eventualmente põe na boca e isso provavelmente estaria causando as assaduras.
Mas, na consulta de ontem, ele advertiu para os lenços. não realizam a higiene devida, não são a melhor opção. Não sei porque eu tive que ouvir isso se eu já achava isso...Fiquei chateada comigo mesma, por ter cedido às facilidades "meia boca" dos lenços...Rs.
Pois é, já voltamos rapidamente à água e gaze, felizes da vida. Rs. E lembrei da tia Izabel que foi no pediatra com minha prima e o filho dela, o Thiago, lá em Belém, e o pediatra disse logo de cara: "lenço umedecido não presta, é pra limpar com água, mãe!" "papinha industrializada não presta, é pra cozinhar mesmo!"Rs
É isso aí, todo mundo sabe o que presta, caímos na armadilha agora, mas só dessa vez, tá Manú? Rs.

Eu comi um pouco da papinha da Manuela hoje: peixe, macarrão, batata, tomate, salsinha, couve, cebola! Estava deliciosa! E lembrei do Pedro Henrique, amiguinho da Manuela que também gosta de peixe!

Foi a primeira vez que dei um peixe que nao consigo lembrar o nome...Rs. Onteri, a papinha teve o mesmo peixe, e juntei a ele batata, aspargos, funcho, couve, espinafre, tomate, coentro. Hum! Rs.
Beijos!
Gilda

3 comentários:

Gilmara Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gilmara Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gilmara Santos disse...

Gilda, concordo contigo sobre os lenços e papinhas industrializadas. A Laís sempre vai para a pia seja para limpar xixi ou coco. Não interessa onde estejamos, em casa, na rua, etc.! É água corrente e sabonete líquido Dermacyd Infantil. Agora que o cocozinho dela é meio pastoso por conta da nova alimentação e quando vou tirar a fralda sempre fica resíduo, eu passo o lenço para retirar o excesso e a levo imediatamente para a água corrente para limpeza. Fico mais segura, pois sei que fica limpíssima e até hoje ela nunca teve uma assadura. Quanto as papinhas industrializadas, vou resistir até quando der, pois a papinha dela é natural e feitinha na hora. Não existe nada melhor e ela adora! Beijos :)