domingo, 11 de abril de 2010

Um aninho...Rs

Olá!

Em um ano e nove meses muita coisa mudou aqui em casa...Rs. Antes eu acompanhava feliz o nascimento dos filhos dos meus amigos queridos,a Magali da mamãe Andréa, a Louisa do papai Alan, e a Ana Laura da mamãe Fabrícia. Acompanhava as fotos da pequena Júlia, do papai Yúdice. Aí, engravidei e descobri quando já estava com 5 pra 6 semanas. Rs. No mesmo dia que descobrimos, um amigo do Antonio confirmou que a esposa dele estava grávida, também. Então, a Júlia da mamãe Marina nasceu 6 dias depois da Manuela. Rs.

Então, conheci a Priscila, grávida do Pedro Henrique. Pedro nasceu 29 dias antes da Manuela nascer. Minha prima Tonia deu à luz o Thiago, conheci a Gil, esposa do meu primo Serge, grávida da Laís, Bárbara engravidou da Louise, Renata da Geovanna e nasceu o bebê da Elvira, o Matheus.
Além dos bebês das minhas ex alunas. Rs. É! A Ana Laura da mamãe Lídia, a Sophie da mamãe Daniella. Quantos bebês nesses dois anos, hein gente? Rs.
Agora, é chegado o décimo segundo mês da manuela. Uma mocinha, quase. Rs. Ela deixou pra trás a bebê há muito tempo, fica na ponta dos pés na esperança de abrir a porta e sair para brincar na porta de casa; come sentadinha na sua cadeirinha; abre o armário da cozinha e tira tudo de dentro e oferece ao pai...Rs.
Todos os meses as mudanças aparecem, mas, depois que o bebê alcança um controle sobre mõas, dedos, pés e pernas, é tudo muito mais rápido! Manuela testa seus dedinhos em todos os botões posssíveis, faz o movimento de "não" com a mão...Rindo...Porque ela já entende que não pode fazer certas coisas, mas de uma forma limitada, claro. Ela atende ao apelo do "não" uma vez, depois tenta novamente e novamente, na expectativa de uma autorização. Rs.

De vez em quando há um transtorno, como a dificuldade com o leite que tive após os três meses da Manuela. Mas, não desisti e depois de mais de 2 meses lutando, consegui manter meu leite para a Manuela. Conseguimos estabelecer o hábito de dormir de uma forma muito boa para a Manuela. Ela dorme muito bem, todos os dias, inclusive durante o dia.
Ela come de tudo, também. Almoça, janta, faz lanche à tarde e come fruta ou gelatina de manhã. Tudo conseguido sem artifícios, como embalar no colo para dormir, andar pela casa para fazê-la dormir, nada de comida industrializada e leite do peito até hoje, complementado com uma única mamadeira diária de NAN.
E não adianta os mais velhos dizerem que é a Manuela que é boazinha, não! Rs. levamos quase um mês para conseguir que ela comesse em sua cadeirinha, porque ela queria comer andando pela casa...E ela acordava a madrugada inteira, também, mas conseguimos estabelecer os hábitos saudáveis para ela, porque não nos demos por derrotados em nada do que se refere à Manuela, e isso vem desde o parto, que foi o normal, favorecendo o desenvolvimento da Manuela desde o nascimento.

Manuela só ficou dodói uma única vez nesses doze meses, logo após eu ter adoecido...Eu peguei uma gripe e ela pegou de mim. Único episódio, porque Manú é bem saudável, como se diz "criança que mama no peito não conhece médico". O que os mais velhos querem dizer com isso é o que a medicina afirma hoje - o sistema imunológico do bebê fica protegido de forma plena só pelo leite materno. O NAN não tem todas as propriedades do leite materno. Isso é fundamental!
Mas, isso vem na próxima postagem. Rs.
Doze meses tentando, conseguindo, insistindo! Rs.
E eu nunca nem cortei um fio de cabelo da Manuela, porque gosto da idéia do cabelo dela crescer naturalmente. Rs. Mas, isso é posssível porque ela não tem o cabelo cheio, e bem fininho. Ou incomodaria seus olhos. Rs.
Ano que vem voltaremos a conversar sobre um irmão para a Manuela...É, um ano passou e vale a pena avaliar o melhor momento para um irmão para a Manuela...Rs. Mas, isso vem em outra postagem, também! Rs.
Parabéns para você, Manuela!
Muitas felicidades, muitos anos de vida!
Beijos!
Gilda

Nenhum comentário: