sexta-feira, 23 de abril de 2010

Orientações da nutricionista

Bom, gente, na última semana minha irmã caçula esteve aqui e, como ela é nutricionista, aproveitei e pedi mais orientações. Eu já ligo com frequência para Belém em busca de orientação nutricional para a Manuela. Minhas duas irmãs são nutricionistas. Rs.

Bom, o primeiro ponto se mantém. Nada de sal ou açúcar na comida, pois os alimentos já tem sal e açucar suficientes. Na busca por mais sabor, usar especiarias é uma ótima. manjericão, manjerona, oregáno, tomilho, alecrim frescos ou secos. Manuela já provou todos.
Minha irmã orientou que quando eu oferecesse quinoa à Manuela reduzisse um pouco a carne, porque a quinoa já é rica em proteinas. Ela acha muito bom oferecer quinoa à Manuela.
Já fiz uma vez, e agora minha irmã disse que eu o faça com frequência, que é ralar ou cortar bem pequena meia castanha do pará e misturar à comida da Manuela.
Queijo? De preferência branco, mas fugir da ricota, porque tem muito sal. O melhor é o queijo minas.
Ela pede sempre que os legumes sejam cozidos no vapor. Eu até encontrei uma forma de gelo bem pequena, ideal para guardar a água do cozimento dos legumes - principalmente inhame, beterraba, que eu congelo, para, depois, usar como água para cozinhar a carne e os vegetais.
Como sempre, a orientação de que o leite deva ser oferecido à Manuela pelo menos 1 hora após a refeição, ou Manuela não absorverá ferro algum...

O gengibre eu já ralo há um tempo na refeição da Manuela. Minha irmã disse para manter esse hábito. Ontem, Manuela me assustou até! Ela comeu dois pratos e meio! O prato consistia em frango, vagem, alho poró, alho, azeite, tomate sweet grape, gengibre, inhame, batata, repolho, rúcula.
Hoje, eu fiz uma variação daquele prato: carne vermelha, azeite, alho, alho poró, tomate cereja, inhame, batata, cenoura, gengibre, repolho, rúcula. Ela comeu 2 pratos e meio...Rs.
Já me disseram que tem pediatra que orienta a se pesar a comida do bebê e ir aumentando progressivamente. Eu consultei minhas irmãs e ambas dizem que é muito falho pesar, porque se deve oferecer comida conforme a demanda. E ao pesar, se deixa de oferecer mais à criança ou, força-se a criança a comer a quantia exata do peso, sem contar a questão do peso de cada elemento individual do prato...
Eu ofereço o quanto a Manuela quer e ela come bem. Está com uma barriguinha bem saliente, apesar de andar de um lado a outro da casa o dia inteiro! Rs.
Frutas: no mínimo 3 tipos diferentes ao dia. Eu sei, é difícil...Essa semana tem aqui em casa banana, tangerina, uva, mamão. Manuela comeu mamão quase todos os dias com a avó. Eu fiz suco de laranja todo dia, também. Suco de uma única laranja. Ofereço uva de tempos em tempos, porque ela se incomoda com o formato e textura da uva. Acho que Manuela pensa que é brinquedo! Rs.
Eu sempre procuro por melancia, porque Manuela gosta demais do suco de melancia. E como um pedaço já é grande o bastante para vários dias de sucos! Rs.
Hoje, Manuela já tomou danoninho, comeu um mini croassant, um pouco de tangerina, almoçou, tomou leite e dorme. Ela tem deitado ao meio dia e acordado quase 15h. Soninho bom! Rs.
Às 17:30h, o jantar, depois o leite e dormir a noite toda.

Gente, é isso aí!
Rs
Passou o aninho da Manuela, teve tanto docinho e uma torta bem gostosa, sem contar as sobremesas paraenses...E Manuela não comeu nada! Rs.
Quem sabe no segundo aninho! rs
Beijos
Gilda

Nenhum comentário: