sábado, 3 de janeiro de 2009

leituras sobre gravidez!

Tenho um livro, de um pediatra, que é escrito com muito humor, interessante.
Ontem, li alguns capítulos do livro para o Antonio. Algumas dicas do pediatra:
1. Seu bebê é flexível. Não tenha medo, ela estica e não quebra fácil. Rs.
2. Pra aprender a virar o bebê, sem medo, coloque o bebê sobre uma almofada, assim, ele não corre o risco de cair.
3. As mulheres que não tinham leite não deixaram descendentes e não existem mais. Isso significa que todas as mulheres que têm filhos têm leite. Só que o leite descerá com força se o bebê mamar bastante nos primeiros dias. Quanto mais o bebê mamar, mais estimulará a produção de leite.
4. A mulher não põe pra fora o leite na gravidez porque a placenta tem um hormônio que inibe isso. Com a expulsão da placenta, a dose do hormônio no nosso corpo vai diminuindo e com o estímulo do bebê, o leite sairá! Calma nessa hora! Rs.
5. As pessoas palpiteiras em geral são bem intencionadas e mal orientadas em assuntos de gravidez. Por isso, escute o médico e não os palpites. Leia sobre sua gravidez! Rs.
7. O bebê treme pernas e braços não por frio e sim por reações neurológicas normais no início da vida. Vista-o tendo você mesma como exemplo. Se você estiver com casaquinho, o bebê também vai estar. Caso contrário, não o encha de roupas!!
8. O leite materno reduz à metade o número de doenças no bebê, é 40 vezes mais eficaz em evitar a morte do bebê e torna a mãe 3 x mais imune ao câncer de mama.
9. Amamentar não é pra ser bonito, é pra dar imunidade ao seu filho, pra estabelecer o vínculo com a mãe, pra dar proteínas ao seu bebê. É um ato que deve ser pensado em favor do bebê e não da mãe.
10. O governo começou uma campanha, orientando as mães a amamentarem o máximo de tempo possível. Só faz bem ao bebê. Um ano pelo menos, vamos lá! O leite começou a diminuir? relaxar, descansar, dormir bem, se alimentar bem, e bebê no peito! Rs. Minha professora de costura diz pra comer uma xícara de pipoca...Eheehehehh. Na verdade o prazer permite uma melhor produção de leite. Para liberar a ocitocina, então, aquilo que falei sobre deitar, descansar, ouvir uma boa música está valendo. Cuidado com nervosismo, stress, porque liberam adrenalina, que inibe a produção do leite.
11. Virar o bebê...aiaiaaiai: bebê deitado na almofada, te olhando, curioso, e você, com uma mão, coloca o polegar sob as axilas, o indicador e o do meio no pescocinho e os ultimos na outra axila (ele é tão pequenino que nossa mão dá volta nele!). sua outra mão passa por baixo do bebê. Erga ele e vire-o sobre sua mão. pronto, ele está de barriga pra baixo, posição que os bebês costumam gostar muito! E os médicos indicam ela pra dor de cólica! E ele não vai escorregar! eheheh
Eu nem comentei aqui, mas, finalmente, encontrei uma loja que vende roupinhas de meninas coloridas! Muito azul, verde, amarelo!! Fiquei tão feliz!!!! eheheh
Foi sem querer, entrei, adorei e até comprei um body pra Manuela...Rosa...ahahahah. Porque ela não tem nada rosa de recém nascido...Só por isso...ehehehh. E quando a vendedora perguntou como andava meu enxoval...Rs...eu disse que não havia comprado nada, ainda, ela não resistiu: mãezinha! E você diz isso assim, tranquila? eheheheh
André, primo do antonio, também gostou das roupinhas de lá e deu pra Manu um lindo macaquinho amarelo, lindo, lindo, lindo!!! E quentinho porque a Manuela vai nascer no começo do friozinho daqui. Rs.
A partir do meio de janeiro, preparo o enxoval da Manuela, prometo! heheh. E vou postar fotos das roupinhas lindas que ela já ganhou! Até bolsa! rs.
beijos!
Gilda e Manuela

Um comentário:

Rodrigo Mendonça disse...

Oi, tudo bom?

Que livro e pediatra são esses que você mencionou no post? Obrigada.