sábado, 31 de janeiro de 2009

28ª semana
Como você está: A barriga está grande, você está mais pesada e inchada. Está difícil encontrar posição para deitar e você deve estar com dificuldade para dormir. Sem contar os xixis noturnos e as divagações da mente acerca do que está por vir. Antes de se deitar, faça uma refeição leve e tome um banho morno ou quente. Deite-se do lado esquerdo do seu corpo - assim, você melhora sua circulação, já que evita um excesso de pressão na aorta e na veia cava, que ficam no lado direito do corpo. Experimente também colocar um travesseiro entre os joelhos e outro entre a lateral da barriga e o colchão. O que está acontecendo com o bebê: O espaço para o bebê no útero começa a ficar mais restrito e, tocando a barriga, o médico já é capaz de imaginar a posição em que está. Nas próximas semanas, o bebê tende a procurar posições mais confortáveis. Eles ficam muito bem de cabeça para baixo - posição bastante favorável para o parto normal.
Reta final A última fase da gravidez leva a marca da ansiedade. O tempo está passando e daqui a 90 dias você estará com seu filho nos braços. É natural que fique apreensiva, que pense mais no parto e na saúde do nenê, sem falar nas novas responsabilidades de mãe. Aprender o máximo que puder sobre o nascimento dos bebês e seu desenvolvimento vai deixá-la mais confiante.
Após a última eco da Manuela, duas semanas de muita insônia...Mau humor, irritação e impaciência para tudo...Confesso que me alimentei mal, cheguei atrasada às aulas de yoga e não relaxei como queria...Mas, tudo isso faz parte do pacote da gravidez, não é mesmo? A barriga pesando cada vez mais, a falta de jeito pra deitar, no meu caso uma falta de apetite e falta de fôlego...
Hoje compramos as tintas para pintarmos o quartinho da Manuela...Fevereiro costuma ser um mês que passa muito rápido e eu tenho estado um pouco ansiosa. Em 15 dias queremos pintar o quartinho e as cores que estou escrevendo aqui são as cores que Antonio escolheu para pintar o quarto. Claro, em tons mais claros, só que se eu usá-las aqui, ficará ruim para ler. Rs. A expectativa é de que os móveis da Manuela fiquem prontos até o carnaval. Aí providenciarei a parte final do enxoval da Manuela que são lençois, kits de berço e toalhas. Até o chá, tudo estará pronto, espero! Rs.
Estou organizando a passos absurdamente lentos o chá da Manuela, também...Rs. Mas, com á ajuda de uma amiga, a Thaís, esse chá vai sair! Rs.
As notícias doces de hoje são mesmo a encomenda dos correios que fui buscar hoje. Minha amiga Andréa, que mora no Canadá, mandou um body rosa lindo pra Manuela, uma bolsa e um creme para prevenir machucado no seio durante o período de amamentação! Coisa mais fofa de se receber, ainda mais de tão longe!! Vou registrar o presente em fotos e posto tudo amanhã. Fiquei realmente tocada! Merci beaucoup!!!!!
E, a notícia doce também é que eu comprei o carrinho da Manuela + o bebê conforto, também. A madrinha da Manuela, a tia Symonne foi quem mandou o dinheiro do presente. Aliás, que benção os nossos amigos! Desde que eu falei que estava grávida a Manuela já ganhou vários presentes, o enxoval praticamente todo!
Há meses que mamãe mandou o dinheiro que usamos parte para mandar fazer os móveis da Manuela. Há meses, também, minha tia também disse que queria dar o berço e assim que eu comprar o desmontável a aviso. Agora que estou no último trimestre de gravidez, tudo já está acertado há tempos! Yes!!!
Quanta diferença de outras situações que já vi nessa vida... Já vi nora pagar pelo "presente" da sogra, depois que a sogra descobriu que o presente seria pra uma casa que não poderia ser dividida com o filho dela (por ser herança). Já vi parentes que passam a vida a pedir favores, ao invés de oferecer ajuda aos parentes.
O uso do velho jargão do "a gente se ajuda", mas que só serve mesmo pra quem fala isso ficar pedindo favores, e tudo bem conveniente, nada de necessidade...
É, bem chato dizer isso, mas já vi e ouvi cada coisa, minhas amigas já passaram por cada uma! Já vi mãe que nem criou o filho, deu pros outros criarem e quando o filho ficou bem na vida, chamou ele pra perto dela, pra ele dar a ela uma vida de luxo...Lembra amiga? Quando leres, saberás! Rs. Já pensaste aquela sogra? Aahahahah. É, situações dessas que só fazem perpetuar a dificuldade de se tornar "agregada", né? Ahahaahahahh.
Por isso que pela família que eu tenho, pelos amigos mais do que queridos, faz a diferença saber que todo mundo fez e faz sua vida por suas próprias mãos e com um sabor muito melhor do que o de quem quer ganhar cada coisinha nessa vida. Parabéns, Denise, ou melhor, segunda tenente Denise. Arrasou, viu? Porque ninguém em casa passou a mão na tua cabeça, as críticas foram muitas e com frequência, porque isso É o melhor a se fazer por qualquer outra pessoa, ensinar a ela que tem que correr atrás da vida, porque é muito mais digno dar do que receber, simplesmente. Porque mimar, proteger demais e não esperar nada de alguém é muito triste, para não dizer, lastimável!
É isso aí! Manuela já nasce orgulhosa da tia marinheira dela! Rs.
Beijos meus e da Manuela

Um comentário:

Anônimo disse...

Ai que chique, eu fiz parte desse post! Menina, olha so: o grampinho que esta em um dos papeis que mandei é um prendedor de cabelo pra Manu (se ela tiver... será que vai nascer carequinha?). Beijos e tenham um excelente 3º trimestre!