sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Que dia...

O céu ficou cinza desde ontem...choveu o dia inteiro ontem e hoje o sol mal se insinua entre as nuvens...Foi só elogiar o verão aqui na cidade e as nuvens o afastaram...
A diarista chegou quase nove da manhã, não diz porque faltou na segunda, já bateu tanto as portas que eu tive que chamar a atenção dela, está lavando louça e parece que está no ritual de quebra de pratos de casamentos gregos...Minha cabeça quer estourar, hoje acordei sem humor...
Ontem fomos à segunda noite do curso de gestantes. Primeiro uma farmacêutica falou sobre a vacinação no primeiro ano de vida do bebê. Parte das vacinas indicadas pelos pediatras não está disponível nos postos públicos. Nem a vacina contra catapora (também chamada varicela), sabiam? Aiaiai...
Depois uma nutricionista falou sobre peso e alimentação na gravidez. Foi muito legal, também. Algumas coisas importantes ditas lá:
. A proteína é fundamental na formação do bebê. E para as vegetarianas tem que haver um suplemento específico só de proteínas, para não prejudicar o bebê, carne é fundamental. E sua falta também causa anemia. Ou a gente aprende a comer de tudo corretamente ou deixa de comer o que é importantíssimo para o nosso corpo...
. Comer a cada duas horas para não sentir fome, beber dois litros de água religiosamente todo dia, e comer muita fruta e legumes, e o que tiver casca, deve ser comido com casca;
.Cuidado com os sucos, porque contém muitas frutas;
. Engordar até 1,200kg por mês;
Fizemos um intervalo, com lanche, e depois, fomos à aula prática. A enfermeira abordou como colocar o bebê para arrotar, como agir quando o bebê engasgar, como dar banho, trocar fralda...
Fizemos aula prática, também. Colocaram banheiras, com água, sabonete e bonecas com fraldas. Eu me enrolei toda com a boneca e Antonio assumiu o banho pra mim...Aahahahahah. Uma enfermeira orientou como fazer a higiene do bebê, arrumar o trocador, vestir o bebê...Eu acho que vou comprar uma boneca pra treinar nesses meses! Rs.
Passaram um vídeo, também, com as mesmas orientações, porém com bebês de verdade e as enfermeiras ou os pais faziam o passo a passo. Precisavam ver a cara do Antonio após ver como é o cocô do nenê nos primeiros dias! Ele reclama do Otto, não viu nada, ainda! Ahahahaahahah.
O que achei bem legal é que a enfermeira orientou sobre a rotina do bebê e coincidiu perfeitamente com as leituras que nós temos feito sobre o tema. Aí vão as dicas!
1. O banho do bebê é recomendado à noite, em torno das 20h, e o bebê deve mamar até umas 23h, meia noite, porque aí, ele pode dormir até quase de manhã. Nunca colocá-lo pra dormir muito tempo depois de ter dado de mamar ou logo ele acordará com fome;
2. A troca de fralda deve ser antes da mamada ou entre a mamada de um peito para o outro (o bebê deve mamar nos dois peitos sempre). Esse recurso é bom para bebês que são dorminhocos e logo após mamarem em um peito querem dormir. Trocando a fralda, ele desperta para mamar no outro peito;
3. Não trocar a fralda após a mamada...É, Andréa, lembrei de ti! A enfermeira disse que não se deve trocar a fralda após a mamada. Que o bebê vai fazer cocô, porque o sistema digestivo não está maduro, ainda, mas que a troca de fralda pode acordá-lo e, principalmente, à noite, não se deve acordá-lo. Ela indica o uso de fralda noturna;
A enfermeira perguntou qual o momento do dia que nossos bebês mais mexiam na barriga. Todo mundo respondeu que é à noite. Eu discordei, porque a Manuela mexe o dia todo e à noite, eu durmo bem e não sinto ela mexer. Ela só acorda primeiro que eu...Rs. Bom, a enfermeira disse que no início da vida fora do útero, o bebê vai continuar com o ritmo que tinha dentro do útero. Assim, os que ficam mais alertas de noite, também repetirão isso no início...Rs.
Ontem, foi muito bom o curso, também! Na próxima quinta feira é o último encontro. Aí, terei mais o que contar. Conheci no curso a mãe do Nicolas, do Breno e do Martín.
Lembrando, essa é a terceira postagem da semana.
Um beijo a todos, fiquem bem!
Gilda e Manuela

3 comentários:

Carolina - ModaEstilo disse...

É verdade Gilda,
Meus sobrinhos no início tinham o mesmo horário de quando estavam dentro da barriga.
É bom porque vc já vai se acostumando.
Bjs
Carol

Anônimo disse...

Que legal teu curso pre-natal! Tu sabes que eu nao fiz? Quando ia me inscrever estava muito cedo, quando liguei de novo a pessoa responsavel estava de férias e depois fiquei de repouso forçado 1 mês antes da Magali nascer. Mas li bastante e também ja tinha a experiência com o meu maninho que ajudei a criar. Mas sabe que na pratica tu vais ter que adaptar algumas dessas dicas. Exemplo, a Magali nao acorda quando eu troco fralda à noite. Se acorda adormece logo em seguida. Se for apenas xixi nao é preciso trocar, mas se for coco, é sim pois senao da assadura! Coragem amiga, a gente aprende! Eu so dei banho na Magali com 2 meses! A mamae é que fez isso pra mim até ela ficar mais durinha! hahahaha

Anônimo disse...

Olá, Meninas.... hehe
Sabe, tava lendo a postagem e fiquei muuuuuito feliz quando li: "a enfermeira disse que no início da vida fora do útero, o bebê vai continuar com o ritmo que tinha dentro do útero"
ahahahahaha, o Pedro não mexe um dedinho a noite! Acho que é preguiçoso como eu! ahahahaha
O pico de mexidas é a tarde. afffff rs
Sabe que eu tinha esquecido do curso de novo?? Nãos ei se faço ai ou em SP. O hospital que eu vou ter o Pedro tem cursos e dão descontos. Dizem q é um baita curso, mas so vou a SP pra passar um tempo depois do carnaval, quando ele estiver quase nascendo! ai ai ai...
Bjks dos 3!