sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Organização

Já que comecei a falar de organização...:)

Lembrei-me de quando morava no Rio e acordava às 5h para ir trabalhar, e só voltava para casa quase meia-noite...Humhum! Foi um período em que eu fazia muitas escolhas alimentares ruins...Aff....Havia um postinho do mcdonalds proximo à faculdade e eu quase sempre comprava ali um...sundae grande de morango...Ui!...Rs. E quando chegava em casa super tarde, comia pizza, macarrão...Ui! Minha diarista era ótima e sempre fazia feijão e panquecas para mim...Ui! Rs.
Quando voltei para Belém, almoçava em um restaurante por quilo de comida natural...Olhem a diferença! Muito bom! E jantava na rua, porque também dava aulas até 22:30h, mas mudei bastante as escolhas. No máximo uma tapioquinha maravilhosa para um excesso de carboidratos diários e os encontros com as amigas na doçura's...Aiaiaiai...Rs.
Quando casei...Ai...Marido cozinha bem demais, mas nossa alimentação em casa é ótima! O ponto negativo da história eram os doces, que eu amo...Mas, esse ano foi realmente bom! Conto em uma mão as vezes em que fiz bolos aqui em casa...Nada de doces durante a semana, nadinha. Tem sido ótimo mesmo, porque doses, mesmo que pequenas de açucar diariamente são terríveis para nossa saúde a longo prazo...
Selecionei alguns links válidos sobre "detalhes" de nossa alimentação, que, ou ignoramos ou não prestamos atenção corretamente...

http://www.einstein.br/espaco-saude/nutricao/Paginas/sal-acucar-temperos-e-oleos.aspx
http://www.cdof.com.br/nutri7.htm
http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI2846680-EI1501,00-Por+que+comer+doce+da+sensacao+de+prazer.html
http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,3016327,Entenda-por-que-o-excesso-de-acucar-atua-no-envelhecimento-da-sua-pele.html
http://vidanatural.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=163:duvidas-sobre-o-acucar&catid=56:artigos-gerais&Itemid=204

Olhem que blog interessante!
http://alimentosaudeinfantil.wordpress.com/2010/01/14/danoninho-para-bebes-nao-pode-nao/

Eu mais ouço pessoas criticando a internet do que elogiando...Aff...Sem paciência para esse preconceito...A internet é maravilhosa! Hospitais tem textos de esclarecimento à população, médicos e especialistas, nutricionistas e tantos outros profissionais produzem material para leitura, pesquisa a avaliação. Isso é revolução de conhecimento também, convivendo lado a lado com blogs lindos sobre tudo, fofocas e redes sociais. Assim, simples. Rs.
A revista crescer, o Drauzio Varella, O inca, o hospital de clinicas, as universidades tem arquivos disponiveis na internet. É muito bom! E fotos, idéias e tutoriais de tudo! Ueba!

Então, todo mundo em casa deveria seguir uma alimentação parecida. Quando comentam que o filho "comia bem, mas passou a rejeitar comida lá pelos 2 anos" eu me pergunto o que teria desencadeado aquilo...Hoje, Manuela tem quase 3 anos e de vez em quando ela olha pra cebola na comida e diz que não quer...Eu log explico que a cebola é que deixa a comida gostosa e que a comida dela é temperada com cebola...Ela nunca deixou de comer. Eu percebi que ela se incomoda quando a cebola está muito acentuada, por exemplo, em um macarrão simples com azeite, tomate e cebola. Mas, como eu não abro espaço para ela deixar de comer as coisas, ela continua a comer tudo.
Eu acho que de um certo modo os pais relaxam, deixam de se cobrar tanto com a alimentação do filho lá pelo 1 ano e meio - 2 anos, porque não querem mais ficar fazendo comidinha diferente para o filho. Mas, aí é que mora o perigo, porque o filho passa a escolher comida, e como os pais não orientam, mas apenas deixam o filho separar o que gostam do que não gostam para não se aborrecerem na hora do almoço ou jantar, o filho fica sem orientação e deixa de comer muita coisa...A médio e longo prazo o filho se torna um chato para comer...
Como diz o pediatra da Manuela, a alimentação dela é uma educação continuada por muitas fases da infância, conforme o entendimento dela e a interação dela com o mundo. Então, comemos a mesma comida aos fins de semana, eu nossos jantares são iguais também. E hoje tem fígado para Manuela...Rs.
E, mesmo que um pouco forçados, com a vontade arrastada no início, os hábitos mudam e se movimentam sozinhos, criam uma engrenagem saudável e é isso que permite mudar qualquer coisa na nossa vida, de medos a manias. Rs.
E quem sabe em 2012 mutia gente não passe por uma tranformação para melhor?
O ano está dando tchau, já...Rs...Assim, simples, de um dia para outro...Rs...É legal para animar começar o ano com hábitos novos. Ainda mais se em alguns meses você perceber que valeu a pena, que está com mais disposiçao, pele mais bonita, sem pesos excessivos, com mais pique para sair com a família!
É...Sentirei saudades de 2011...
Um ano novo de transformação para todos!
Beijos
Gilda

Um comentário:

Anônimo disse...

Amiga, a felicidade foi imensa quando Paulo, enfim, aceitou o tal do arroz "integral"... no inicio, para seduzi-lo, uma colherzinha de manteiga (temos que ter truques, ne??) e agora ja sem sal e sem manteiga.. Eba!! :)

E as coisas foram melhorando... agora saladinha todo dia!! Adorou a alface americana, alternada com cenoura, beterraba, gengibre e abóbora!!

O peixe cozido é aceito pelos dois...todo dia tem!! e para alternar, eu faço um assadinho de forno (hoje foi de tambaqui..uma delicia!!) Fritos nunca mais ele fez (ai que bom..) claro que isso teve um motivo: gastrite nos dois, a minha hemorragica (decorrente dos medicamentos) e a dele de frituras mesmo, pq o menino era resistente, eu hein!!

E para completar, somos amantes de chá no desjejum matinal: erva-doce, hortelã, camomila, laranja e limão. Que progresso, ne?? fico feliz porque agora eu não sou mais a chata "natureba".

Beijinhos na dindoca, Sy