quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Avaliação escolar

Olá!
Recentemente, reuni-me com a professora da Manuela para mais uma entrega de avaliação e conversa sobre o processo de desenvolvimento da Manuela. Ela foi avaliada com nota máxima também no segundo semestre. A professora, inclusive, ressaltou como ela ficou mais calma, menos ansiosa, nesses últimos meses. Como ela está se alimentando com mais vontade, ainda, e como está se relacionando melhor com as professoras e coleguinhas.
Como foi importante ouvir aquilo! Porque eu venho conversando com Manuela, trabalhando muito com ela a questão dela ser mais serena com outras crianças...Manuela não é brigona, mas reclama de tudo o que os coleguinhas fazem: mamãe, puxou meu cabelo...mamãe, bateu em mim...Tem os dois lados, né? Ai, vou contar, nossa vizinha não pode ver Manuela que quer bagunçar o cabelo da Manuela, puxar o pé, arrancar os brinquedos da mão da Manuela...E é 1 ano mais velha do que Manuela...Eu já evito que as duas se encontrem...Manuela a vê e às vezes grita...E a família da menina briga com ela, mas a criança simplesmente não escuta ninguém...Então, Manuela não brinca mais com ela...
Mas, é assim o universo infantil...Manuela não é agressiva, muito menos a ponto de agredir criança alguma, mas, acaba por ser insegura em relação às outras crianças...
Bom, na fase em que Manuela está é bem comum a ansiedade e tensão na criança. Seu desenvolvimento já tem uma complexidade, mas nem tudo o que a criança quer fazer ela consegue. Algumas crianças fazem outra coisa, se a primeira está difiícil. Já Manuela se frustrava, irritava. Queria porque queria fazer...Aiaiaiai...
O desenvolvimento motor da criança é reflexo de tudo que seu filho fez e passou nos primeiros anos de vida. Seus músculos, ossos e nervos cresceram, estabeleceram relações cada vez mais complexas, o que vai sempre ditar o ritmo de seu desenvolvimento global.
Então, é importante que a criança engatinhe e desenvolva grupos musculares, depois ande, tenha liberdade para andar, cair, amadurecer para o processo de andar. Não adianta segurar seu filho pela roupa para que ele não caia, porque, assim, ele demorará mais tempo para ter equilíbrio, para aprender como cair melhor, e, também, como não cair...
Não ajuda retardar esse momento de libertação do filho, mantendo-o no colo, porque ele precisa desenvolver músculos, fortalecer seu esqueleto e isso não vai acontecer satisfatoriamente enquanto a criança que ficar no colo. E não adianta ter medo de sujeira, de formiga, do chão, porque a criança vai passar por adversidades com melhor desempenho do que você imagina.
Minha filha linda, rindo, após picada de abelha!
No carnaval do ano passado, Manuela estava com quase 11 meses, mas já andava há 2 meses. Enquanto brincava de passar por baixo das pernas do pai dela, pegou num bichinho estranho no chão...O bicho? Uma abelha! Chorou na hora! E o pai rapidamente e por instinto, tirou o ferrão da abelha...Em 1 minuto, Manuela já chupava gelo e queria brincar de novo. Isso foi no sábado de caranaval...Na segunda feira, lá estávamos nós todos de novo na sala, eu à mesa, e Manuela e Antonio brincando perto de mim. Pois Manuela caiu e foi com a mãozinha em um bichinho que acabara de pousar na sala...O bicho? Uma abelha! Juro! Duas vezes em poucos dias...Antonio foi mais rápido, ainda, e tirou quase imediatamente o ferrão da abelha. manuela pediu o gelo só por habito mesmo, porque, tirando o grito do susto, ela logo estava rindo enquanto Antonio punha gelo na mão dela...Rs
Então, coisas do tipo acontecem sempre...E com todas as crianças...Rs.
Dos 2 aos 3 anos, epsera-se que a interação do meio, do psicológico e fisiológico da criança, propiciem à ela muitas coisas, inclusive as que nos deixam nervosas, como girar maçanetas de portas, por exemplo. Rs. Ontem, Manuela se estivou toda e colocou a chave na porta da sala, girou e ainda disse: "olha! fechei a porta!"...Rs. A criança também já pula com os dois pés juntos. Manuela, se pudesse, só pulava...Aiaiaiai...E ainda pediu o pula-pula de natal!!!! Rs.
A criança também joga bola para outra pessoa, direitinho. No sábado estive num churrasco com Manuela. Lá, Manuela se encantou com um amigo da minha amiga aniversariante. Detalhe, era um adulto, com sua namorada. Rs. Vocês acreditam que Manuela começou a jogar a bola para ele ao invés de jogar para mim...E ele, conversando com a namorada, pareceu um tanto incomodado. Eu pedia desculpas. Aí, Manuela largou a bola, pegou seus livros e colocou no colo dele! Ele virou pra ela e começou a conversar com Manú. Rs. A namorada dele me disse: "E ela me ignora, nem me olha!" Aí, tive que responder: "Ainda bem que ela só tem 2 anos e 7 meses"...kkkkkkk.
Nessa idade, criança também dá cambalhota, com ajuda de um adulto. Como eu sempre tive medo de cambalhota, não brinco disso, mas o pai dela brinca! Eles dois adoram isso! Rs. E Manuela adora dar uma cambalhota na cama, antes de dormir...Aiaiaiai.
A parte cognitiva é bem interessante mesmo! A criança chega aos dois anos já com a percepção do que os outros conversam, sobre si mesma, diferencia os iguais e diferentes, explora sua memória. Ontem, gravei o filme "encantada", que eu adoro, para assistir com Manuela. Vocês acreditam que na cena em que a encantada corta a cortina e faz um novo vestido para ela, Manuela levantou do sofá e disse que queria outro vestido...E disse que queria porque queria vestir outro vestido...E lá o pai dela foi vesti-la...Rs...Ela adorou a encantada, o Pip e a menininha, Morgan...Rs.
Corre e salta...
Quando visto Manuela com o vestido da escola, ela logo diz: "é igual à Maria Eduarda" , sua coleguinha da escola, que também usa o uniforme de vestido...Rs. Manuela sempre diz "Mamãe! Mamãezinha, mamãe Gilda!!!". Porque Antonio me chama pelo nome e eu respondo, então, se eu demoro a responder, Manuela imita o pai...Rs.
O fato, também, de Manuela pegar o iogurte que ela escolheu no supermercado e logo dizer: "só pode abrir em casa", implica na memória e na conexão que ela faz com as orientações que damos a ela, também. Tudo se insere em seu processo de desenvolvimento.
A criança desenha circulos. Manuela não aceita fazer o círculo e nao desenhar os olhos e boca...Rs. Já consegue fazer uma linha reta, quase prefeita, de tanto que essa menina brinca nos seus livros de escreve e apague. São ótimos! A criança brinca de preencher espaços, cobrir linhas, círculos, e apaga e refaz quantas vezes quiser. Manuela adora!
A criança já reconenhece cores e músicas. Manuela tem particularmente gosto por música. Ainda no ano passado, quando começamos a assitir ao DVD do shrek, ela sabia todos os momentos das músicas do filme e antes que cantasse, ela já se adiantava e começava a cantar...Rs.Ela canta as músicas da escola o tempo inteiro. Adora, antes de dormir, no caminho para a escola, na volta da escola. E se puder, ela ainda dança, pula, gira! Eeheheh.
Aos 2 anos, também, a criança já expressa suas vontades pela palavra. Assim é para o frio, calor, fome. Ontem, Manuela jantou um cachorro quente feito pelo pai dela, com molho de tomate caseiro e salsicha de frango. Aí, o pai dela fez um pão na chapa, com manteiga, que ele adora fazer para ela, e ela tomou suco de fruta. Depois, pediu "algo de comer". Cortei uma manga e ela comeu inteira...Rs. Enquanto assistíamos à "encantada", Manuela pediu "algo de comer"...E comeu sucrilhos (aquele sem açucar! Único que eu como)...Rs.
Café da manhã à mesa...Rs
Sua autonomia inclui expressar afeto, abraçar, beijar. Mas, também, vestir-se minimamente. Manuela chega a irritar algumas vezes, quando não aceita que eu a vista...Rs...E quer vestir suas calças sozinha, sapatos e meias. Rs.
Carta para o papai noel em maio!
E ela já come sozinha, aqui e na escola, desde o ano passado. Foi a primeira da sua sala à sentar sozinha na mesinha e comer sozinha sua comida. Aliás, a professora comentou que ela não aceitava sequer a ajuda da professora...Aiaaiaiai..É, a mocinha leva muito a sério sua autonomia! Rs.
Estou exemplificando na minha filhinha o que acontece de um modo geral nesses anos de tamanho desenvolvimento para o ser humano.
Eu também li que a criança monta quebra-cabeças entr os 3 e 4 anos. É, tmabém, o indicativo de idade que consta nesses brinquedos. Mas, eu amo quebra-cabeças e dei 2 pequenos para Manuela. Ela adora! Já monta quebra-cabeças de 30 peças. dei a ela um do Mickey, e na segunda vez que brincamos, ela já montou sozinha...Mutio legal!
Fica a dica. Tem um programinha que transforma a foto em quebra-cabeça. Eu mandei fazer em um supermercado aqui perto de casa. É uma foto da Manuela com o pai dela e o programa colocou uma moldura das fadas da disney. Ficou lindo! Manuela adora montar o quebra-cabeça e achar o pai dela ali. Rs. Ótimo presente, barato e estimulante para a criança.
 Leo todo nervoso...Subindo sozinha
"Mamãe, me solte!" Rs
Outra coisa a ver, é que Manuela já sobe e escorrega nos escorregadores dos parquinhos. Já me arrepio só de ver os parquinhos, porque significa que ficarei horas ali com ela...Rs. Mas, já li especialistas referindo-se a essa habilidade a partir dos 3-4 anos. O padrão é apenas um referencial médio. Vale a pena acompanhá-lo para avaliar bem seu filho, sempre.
Espero que a postagem ajude a avaliar bem se o seu filho está brincando bem, se desenvolvendo bem, porque na idade deles, a brincadeira desenvolve suas habilidades!
Beijos
Gilda

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