quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Papai! Papai!

Gente...Rs
Essa semana lembrei intensamente da tia Denise contando que a Gabriela não esconde da mãe a preferência pelo pai...Rs.
Manuela passa os dias inteiros chamando pelo pai...Pega o tênis e diz: "é papai"; olha os DVD`s do pai e diz: "é papai". Rs. Já carregou uma blusa dele para o jardim! Rs. Carregava e repetia: "é papai". Rs. E assim passamos o dia...Rs...
Quando chega perto da hora do pai chegar em casa, todo barulho na frente do condomínio chama sua atenção. E quando o pai chega, ela corre, dá gargalhadas, muitas vezes, foge para brincar de esconde-esconde com ele...Rs...É uma farra! Rs.
Mas, quando o sono bate, quando ela quer alguma coisa que o pai não entende o que ela tenta dizer...Ela corre para a mãe dela! Rs. Claro, né? Antes ela nem sabia que eu era uma pessoa distinta dela, e mamava, recebia cuidados de mim o dia inteiro. Rs.
Pela escola de Freud, Manuela passou pela fase oral, que vai do nascimento aos 18 meses. É uma fase difícil, em que o bebê inicia a vida pensando que é o centro do universo, é egoísta, não conseguindo nem perceber diferença entre si mesmo e sua mãe..E os meses que seguem em que ele percebe que a mãe é outra pessoa, separada, e que, inclusive, não lhe oferece mais o peito, seu querido peito...
A partir dos 18 meses até os 3 anos e meio é a fase anal. A criança vive o processo de controle dos esfincteres. É nessa fase que o superego se forma. A criança interioriza os "nãos", confia ou não no amor dos pais, testa sua autoridade. especialistas dizem que ela testa o amor...A relação dos pais, a coerência nas ações dos pais...É no fim dessa fase que a criança começa a viver o complexo de Édipo/ Eletra. Os meninos desejam a mãe (como em Édipo, que, assassina o pai, que desconhecia, e se casa com a mãe, fato que também desconhecia) e as meninas, o pai (Eletra, que ajudou a matar a mãe).
Na fase atual da Manuela, a criança diferencia os gêneros, percebe a relação dos pais, e estabelece relação distinta com o sexo que lhe é oposto.
a fase que se segue, e onde o complexo de Édipo aparece, é chamada de faze genital ou fálica. as crianças percebem seu corpo, sua sexualidade, o que será objeto de atenção pela própria criança lá na adolescência.
O desenvolvimento emocional da criança pode não acompanhar muito bem as fases pelas quais passa, não deixou de ser observado por Freud. a criança pode insistir em ser dependente, servida por todos, ou é agressiva para conseguir o que quiser, ou ainda, pode ser uma pessoa mais isolada. Mas, o que escrevo aqui é bem superficial diante de tudo o que pode ser dito sobre a formação das crianças. É só um comentário meu, porque não há aqui espaço para falar de Freud o suficiente. Entretanto, é uma boa leitura recomendada a todos.

foto feita hoje, da minha pequena, bebendo água, enquanto eu arrumava a bolsa dela para a escola. Rs. Os cabelos precisam de corte...Rs...Ela engordou visivelmente esse mês. Rs. Também! Uma manga inteira de lanche é pouco? Rs. Meio litro de leite ontem! Rs. Mais gelatina, pão, ovos de codorna e lanche e almoço na escola. Rs.
Ela tem cantado muito! Ontem, ela pegou uma boneca de espuma rosa, que a Ana Massoti deu pra ela, deitou no tapetinho de E.V.A., e folheando um livrinho, cantou "nana nenê" para a boneca. Lindo! Rs.
Sem contar o "aiaiai nenê" que ela repete aqui, rindo, de vez em quando. Provavelmente, ela está imitando alguma das educadoras da escola. Rs. É ela fazer alguma coisa engraçada que diz "aiaiai nenê". Eheheheheh
E como está independente! Rs. Come sozinha, dos lanches às refeições principais. Senta à mesa conosco e bebe seu leite, come um pouco do meu pão, arranca um pouco do pão do pai dela, exige "mais! mais! maiisss". Eheheh.
Aiaiai. Rs.
É isso aí, é continuar acompanhando o desenvolvimento emocional da minha pequena Manuela.
Beijos!
Gilda

Nenhum comentário: