quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Desmame da Manú

Olá!
Estou fazendo experiências com o desenho do blog, aprendendo a usar alguns recursos, por isso, ainda vai mudar mais seu desenho até eu escolher um definitivo, ou, o que acho mais provável, nunca ficar muito tempo com a mesma "cara".
Bem, eu tinha que escrever sobre o desmame da Manuela, na ordem imediata dos assuntos do blog. Rs. Eu parei de amamentar a Manuela...Até coloquei um contador, que marca quanto tempo minha pequena mamou no peito. Foi quase 1 ano e meio. Eu gostaria que ela mamasse dois anos, mas, em algum momento dos últimos meses, Manuela começou a fazer o peito de chupeta e isso me deixava exausta...Ela brincava, mordiscava de leve, ria, e quase não mamava. O leite estava pouco por conta disso.
Na viagem da semana passada ao Rio, ela sentiu-se insegura, tímida com o ambiente estranho e pendurou-se no peito quase o tempo todo...Foi exaustivo...E em Florianópolis, para dormir, só com a mãe, no peito...Podíamos ter cortado isso, mas estávamos com amigos no chalé e não íamos deixá-los acordados parte da noite, porque queríamos educar Manuela...O mesmo eu digo a respeito da situação no Rio de Janeiro...Eu percebo que amamantar em livre demanda não foi muito bom para a Manuela. Porque em situações de timidez e insegurança dela, o peito era uma verdadeira chupeta e eu não concordo com isso!
Por isso, durante a semana em casa, já desde agosto, ela mamava apenas pela manhã. Um tempão, ao acordar. No resto do dia, eu oferecia leite ninho e sucos. Mas, a regra não era plenamente cumprida, porque eu adorava amamentar, então, eventualmente, ela até dormia no peito, à tarde.
Mas, depois da semana passada e o peito completamente dolorido, tomei a séria decisão de parar de amamentar...O pediatra já havia orientado que a partir de um ano a criança começa a agarrar-se ao peito como socorro emocional; minha irmã nutricionista orientou que o leite materno vai mudando ao longo dos meses, conforme a necessidade do bebê, que já se alimenta de frutas, comidas, sucos, e que, já a partir de um ano, eu podia oferecer soja, sucos, em substituição ao meu leite, sem prejuízos maiores à Manuela; além da orientação do meu professor de biologia do desenvolvimento, que ensinou que o leite materno é muito importante para o sistema imunológico da criança ao longo do primeiro ano de vida e depois disso, é um reforço, complemento...Aiaiaiai...
Eu queria amamentar até abril do ano que vem...Não deu...Antonio já pedia para eu tirá-la do peito há algum tempo, porque nos momentos de insegurança de Manuela, o pai era descartado, rejeitado por ela...Rs.
Mas, foram ótimos meses, Manuela teve duas febres até hoje, de resfriados em que os únicos sintomas foram a febre e corisa. Com toda a chuva, frio, vento, mudança brusca de temperatura, Manuela passou muito bem. E eu continuo associando ao meu leite e ao fortalecimento da imunidade dela. Daqui pra frente, confesso, ficarei menos tranquila. Mas, a alimentação da Manuela é rica em tudo o que ela precisa, e agora, é reforçar nos alimentos funcionais.
Como eu insisto na amamentação, eis aqui abaixo alguns dados importantes:
1. Crianças amamanetadas no peito contraem menos meningite, infecções urinárias, de ouvido, respiratórias, do trato intestinal;
2. Crianças que usam mamadeira estão expostas frequentemente às bactérias pela manipulação da mamadeira e do leite em pó, o que não ocorre com a criança que mama no peito;
3. O leite materno tem células imunológicas;
4. O desenvolvimento do intestino após o nascimento se dá mais rápido em crianças que mamam no peito;
5. Amamentar ajuda a prevenir o câncer de ovário e o câncer de mama antes da menopausa - os benefícios dirigem-se às mães, também.
Uma fonte para leitura, ok? http://www.pucpr.br/servicos/programas_saude/palma/arquivos/aspectos_imunologicos_aleitamento.pdf
Continuando a postagem...
6. Até os 5 anos o sistema imunológico da criança está se organizando, então, quanto mais ela mamar no peito, melhor para ela!
Bom, como ela reagiu? Nos dois primeiros dias, sábado e domingo, ela pediu bastante, choramingou, mas, eu brinquei, desviei a atenção dela e o pai ajudou bastante. Eu dizia "acabou o leite, filha", triste, também. No terceiro dia, ela pediu para mamar uma vez, aí, diante da minha triste resposta de que havia acabado, ela imediatamente ia brincar  e esquecia o assunto. Eu, então, preparava uma mamadeira e ela mamava direitinho. Aliás, agora, ela substituiu o "peite" por "mamar". E assim, ela mama na mamadeira, como já fazia, bem animada.
Meu leite? Foi-se, também. Não doeu nada, não apareceu mais...Uma noite eu ainda senti um latejamento próprio de quando estava com bem leite, mas não havia mais leite mesmo...Não pensem que gostei disso...Foi uma busca intensa por meu leite e ele esvaiu-se assim, tão rápido...Mas, enfim, ele deu conta do recado. Voilá!
Mas, como eu sou chata, insistente...Rs...Vou pesquisar sobre o desmame e o que acontece geralmente com os leites  mais persistentes (e acho que os leites devem ser persistentes e os bebês aproveitarem bastante! Rs), sim?
Mais um tópico, e eu ainda não dei conta de todos os que ainda quero escrever logo aqui. Rs.
Por falar em dar conta...Na segunda fiz uma comida única para Manuela e para mim. Rs.E ela comeu dois pratos e meio...Fiquei assutada, mas ela a-do-rou! Rs. A receita? Fácil! Um cozido (amo cozidos, guisados, caldeiradas. Rs): primeiro refoguei cebola e alho poró no azeite. Então coloquei batata, inhame, batata doce, cenoura e tomate. Refoguei tudo junto. Então,  acresci a carne moída e a quinoa. Coloquei caldo de legumes que preparo em casa e congelo e quando já cozinhava há alguns bons minutos, acresci o macarrão. Ficou delicioso!
Mais recentemente, quando os elementos da comida são bem doces, como as batatas e a cenoura, eu equilibro com algum elemento salgado, mas dessa vez eu não tinha. Então, quando não tenho, coloco uma pitada de sal. O pediatra já orientou para Manuela comer o que comemos, mas minhas irmãs dizem que, apesar de não fazer mal uma pitada, é desnecessário porque os alimentos tem uma dosagem de açucar e sal. E que é para deixar Manuela ao máximo só com o sal e açúcar dos alimentos. Eu, em meio aos discursos diferentes, não salgo a comida da Manuela, equilibro os alimentos doces e salgados dela, ou, como última alternativa, ponho uma pitada de sal para não ficar doce em excesso.
E vamos equilibrando o doce e o salgado, né? Às vezes, deixando bem doce e gostoso, como o bolinho de banana que fiz no feriado. Rs. E, noutras, vendo-o azedar...Argh! Rs.
Estar assistindo por capítulos o filme Julie & Julia está me deixando assim, pensando em comidas gostosas todos os dias! Rs. Vocês já assistiram? Assistam! É ótimo, tem as fantásticas Meryl streep e Amy Adms. E quase dá para sentir o cheiro da comida gostosa saindo pela tv. Eheheheeheh

Beijos
Gilda

2 comentários:

Carolina - ModaEstilo disse...

Adorei o novo layout.
Viu q o meu blog d emoda tá mudado. Pedi p/ uma web desinger fazer o layout e o fundo.
Sabe o que tu podes colocar em cada postagem? Opção p/ iserir aquele post no facebook, como eu faço...daí todo mundo q te segue no facebook vai ver qdo o blog for atualizado.
bjs

Carolina - ModaEstilo disse...

E então Manu já está desmamando de verdade??