quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

aff, por onde começar?

Gente...que carnaval...
Na última postagem eu comentei que havia passado ruim a semana passada, com dor de garganta, que evoluiu pra ouvido e nariz e me deu uma moleza absurda...Pois é! na quinta, manuela começou com uma coriza leve...na consulta normal com o pediatra, na sexta feira, eu comentei isso, e ele disse que provavelmente seria um resfriado, muito comum nesa época do ano.
Pois no domingo senti manuela quente, e ao medirmos a temperatura dela deu 37,4. Ao longo do dia acompanhamos a temperatura dela, e à noite, chegou à 37,8. Demos à ela parecetamol e fomos a um hospital próximo. Lá, a médica disse que a manuela estava com a garganta ruim, faringite, e que tomasse antibiótico uma vez ao dia, mais o paracetamol, caso tivesse febre. Voltamos para casa e manuela amanheceu a segunda feira com 38,5. Ligamos para um amigo do antonio que é médico e faz plantão pediátrico e ele disse que a febre persistiria até a quarta feira e que era só ministrar o paracetamol a cada 6 horas.
E mais um dia passou com manuela bem, comendo bem, brincando normalmente, mas oscilando entre o estado febril e o de febre mesmo. na terça feira, Manuela amanheceu com 39 de febre.
Fomos a outro hospital, desta feita um cuja especialidade é unicamente infantil. Lá, manuela foi a quarta criança resgistrada na triagem da enfermeira. As outras três crianças? com febre...também. Lá a enfermeira explicou que o antibiótico já estava atuando, mas demorava cerca de 48h para tornar inativo o causador da febre, por isso deveria ter sido explicado na primeira consulta de emergência que o quadro poderia persistir por dias. eu estava mais tranquila.
O médico do plantão examinou a manuela e disse que a garganta dela estava só irritada e que, palavras dele : "era muita febre pra pouco sintoma"...imaginem como ficamos, né? O médico pediu exame de sangue e urina. foi uma atendimento seco. Antonio nao gostou do médico...
Fizemos o exame de sangue em seguida. Antonio teve que ficar com manuela, porque eu vi que nao conseguiria. Fiquei triste por ela, tão pequenina, já tendo que fazer exame de sangue. Eu nao olho quando eu faço exame de sangue!!!
O exame de urina foi mais complicado...Rs...É colocado um saco de coleta no bebê. Quando chegamos em casa, Manuela fez xixi. voltamos. O xixi vazou do saco de coleta e ao chegarmos ao laboratório já nao havia mais xixi para coleta...voltamos. Quando chegamos em casa, novo xixi. Antonio levou para o laboratório e, dessa vez, foi viável o exame.
No fim da tarde saiu o resultado. levamos para o hospital. Lá, uma nova médica nos atendeu. que atenciosa! brincou com manuela. examinou bem a manuela e disse que a garganta da manuela nao estava bem, que era uma virose, conforme o exame de sangue indicou, tudo normal na urina, e a infecçao viral era leve. Ela repetiu o que o amigo do Antonio disse, que por 72 horas haveria febre, logo só na quarta feira a febre cederia.
Ela me disse pra nao aceitar dos médicos qualquer antibiótico para a manuela. Porque o antibiótico que a primeira médica passou é de segunda geraçao, de amplo espectro e pode vir a causar resistência mais adiante...que eu peça a bezetacil, uma vacina potente que, além de tudo, protege o coração do bebê, e é um antibiótico basilar.
Bom, de madrugada manuela já nao apresentava mais febre e hoje sua temperatura já ficou normal. É brincadeira, tanta dissonância e era uma virose, imaginem se fosse algo mais complicado!!! Se fosse em Belém, todos teriam dito em uníssono que se tratava de uma virose, porque é o que mais tem por lá. Rs.
Enfim, ficamos cansados, tensos, sem dormir de segunda pra terça, porque, pela primeira vez, manuela acordou de madrugada e nào quis mais dormir...
Durante esses dias, Manuela continuou sua rotina de brincar, a partir da segunda é que ela reduziu um pouco a alimentaçào. De resto, nada de diarréia, vômito ou qualquer outra coisa. Parecida comigo que nunca pego uma virose por completo...Rs.
Hoje eu já brinco que seguimos os blocos dos hospitais durante esse carnaval. Rs. Mas, bom que Antonio estava comigo, bom que era feriado e estávamos em casa para acompanhá-la de perto, bom que era apenas uma virose.
Primeira febre, primeiro dodói da Manuela...
beijos
Gilda

2 comentários:

Pri, PH disse...

Gilda, meu Deus, quanta nervosia!!!
Então, menina...a uns 15 dias atras, PH teve febre tb, 1 dia com 3 picos de 38,2°no 2º dia, acordou e tava tb com 38,2°, levei na pediatra, achando que era garganta.
Ela me deu um bom conselho, disse que bebês não tem amigdalas desenvolvidas (será?? rs) e que não tem dr de garganta. Que eu desse somente paracetamol, esperasse mais um dia antes de dar antibiótico, que fizesse a curva de temperatura e ligasse pra ela.
Que aconteceu?? No mesmo dia, não teve mais a febre das 18hs, nem outras horas! Passou, como a da Manú!
Não sei sobre a amigdala, mas PH não tomou remédio e nem fez exame de sangue.
Outra dica: que prestasse atenção em manchas vermelhas pelo corpo, que muitas mães se preocupam somente com a febre e não ligam pras manchas, aí é problema!!
Bjksssss

Paula Peniche disse...

Que barra né, Gilda! Ainda bem que logo logo ela estará melhor! Bjo!!!!