terça-feira, 9 de junho de 2009

Coisas úteis e inúteis...

Hum!
Queria comentar do que usamos na Manuela ou não, e achamos útil ou inútil...Rs.
Roupa:
Macaquinhos (tip top): aqueles macaquinhos que vem com pezinho são um horror! Quando grandes, Manuela não encaixa de jeito algum o pé ali e é bem desconfortável. Quando encaixa direito o pé, está quase não vestindo mais e em pouquíssimo tempo não servirá mais...Melhor comprar macaquinho sem pé e calçar meias compridas, porque as de cano curto, o bebê empurra um pé no outro e tira a meia...Rs. Ou, calçar sapatinhos, mas prefira os de pano, porque eles podem se perder...Rs.
Body: É maravilhoso! Quando você carrega o bebê fica bem firme, é excelente! Prefira os que tem botões nas costas ou na lateral, próximo ao pescoço, porque eles ajudam a abrir bem o espaço que passa pela cabeça do bebê. Aff, tem uns que passam tão apertados!
Luvas: São ótimas! O bebê não tem por meses o pleno controle das mãos e dedos, então arranha-se com frequência! Manuela enfiou um dedo no canot do olho com uma semana de vida e tive que fazer compressas mornas, porque ficou bem vermelhinho. Recentemente, ela arranhou o nariz, forte, sangrou! Então, o melhor é usar as luvas. Em lugares quentes existem luvas fresquinhas, aqui as luvas da Manuela parecem luvas de boxe! Rs.
Objetos:
Cotonetes: Os da Jonhsons, que são iguaizinhos aos que usamos, apenas em tamanho reduzido são os melhores! Usamos para limpar o umbigo, os ouvidos, para limpar as narinas da Manuela, para higienizar o brinco, entre os dedinhos dela. Aqueles que são gordinhos na base e mais finos na ponta são quase inúteis, porque mais atrapalham do que ajudam.
Aspirador nasal: É bom, mas eu prefiro usar cotonetes. Manuela reclama e chora com ambos, e os dois tem a mesma eficácia. Às vezes, o aspirador é mais rápido, às vezes o cotonete.
Toalha fralda: Uso para secar a Manuela após o banho, e eventualmente para cobrir meu colo enquanto a amamento. Eu comprei 1 caixa, com 4 fraldas, e Manuela ganhou outras muitas, mas nem usamos com frequência. Dica? Umas 8 fraldas é mais do que suficiente. Você não vai deixar sujar para lavar, não é mesmo? Então! Usa, separa para lavar, usa outra, quando acabar de usar a quarta, a primeira já estará lavada e seca. Quando disserem a você que "usa muito"...Desconfie e pesquise bem se é verdade. As pessoas exageram demais em tudo o que diz respeito à gravidez. Rs.
Toalha de boca: Isso eu gosto de ter muitas. Manuela ganhou lindas! Rs. Da avó paterna, da tia Carol, da tia Karla. Rs. Manuela tem a mania de deixar um pouco de leite na boca. Eu limpo a lingua dela com esses paninhos. Além disso, eventualmente, balançamos demais a pequena e ela golfa na gente. Os paninhos entram em ação! Esses sim, é bem legal ter vários, porque "usou-sujou". Rs. Para evitar que suas roupas fiquem sujas de vez em quando, existem uns panos com formato próprio para nossos ombros e compõem com o pano de boca. Sempre que você colocar o bebê com a cabeça na altura de seus ombros, para arrotar, por exemplo, você "veste" seus ombros com esse pano. Recebi um par lindo da Andréa, também da Carol, da avó paterna da Manuela. Quando o pai da Manuela esquece de usá-lo, Manuela golfa nele...Rs.
Nunca esqueçam que a boca do bebê deve ser limpa com frequência, para evitar o acúmulo de leite e posterior aparecimento de cáries na futura dentição do bebê...Ééé, é isso mesmo! Rs.
Você também pode improvisar a toalha fralda para limpar a boca do bebê, e colocar sob o bebê quando deitado em alguma superfície que você não queira contato imediato. Rs. Vale tudo para ter praticidade e higiene.
A lavagem das toalhas fraldas é muito importante. Quando elas eram usadas como fraldas dos bebês, estes apresentavam mais sapinhos, por conta da higienização não correta delas. Com a fralda descartável, que "sujou-jogou fora", isso não acontece mais com frequência. Mas, se não higienizadas e usadas com frequência na boca do bebê, o sapinho pode aparecer, então, melhor usar e separar para lavar.
Tesourinha ou cortador: Preferimos o cortador. É menor e mais fácil de manusear na mão pequenina da Manuela. A lixa também é ótima, porque basta lixar e pronto. As unhas do bebê crescem muito rapidamente e eles se arranham muito, como mencionei antes. Então, é cortar as unhas e colocar luvinhas, para evitar acidentes que não são tão simples assim.
Creme para assaduras: Usamos bepantol e é ótimo! Sai fácil, e Manuela não teve assaduras até hoje. Para um bumbum sem assaduras a dica é não deixar o bebê tempo demais com a fralda suja. É só observar se está com xixi ou cocô e trocá-la. Ou ter que lidar com as assaduras.
Depois continuo!
Manuela vai lanchar!
ahahah
bjs

Um comentário:

Letícia Borges disse...

Concordo com tudo que vc disse sobre as roupas, o Leandro ganhou um monte de pezinho, só que não fecha entre as pernas ou fica parecendo um balão, recentemente compramos um pijama de pé tamanho G (variando de 8 a 10 meses) nem acreditei qdo vesti nele, não fechava entre as pernas ficando um balão, hauhauahuahauhau, qto ao aspirador nasal temos um mas ainda não foi preciso usar.

Bjs