terça-feira, 9 de junho de 2009

Colhendo resultados! Rs

Olá a todos,
estive bem ausente do blog, porque temos tido dias bem agitados aqui com as duas semanas de férias do pai da Manuela. Agora, ele voltou ao trabalho e a rotina voltou a calmaria, e cá estou eu a escrever sobre a minha pequena.
Manuela a cada dia apresenta gestos ou sons que indicam seu desenvolvimento. O sorriso pode ser visto várias vezes ao dia em seu rosto. No início de sua vida, o sorriso era quase um privilégio meu, porque aparecia ao fim da mamada. Agora, basta brincarmos um pouco e o sorrisão já aparece! Eu li que isso se chama de "sorriso social" e indica desenvolvimento neurológico do bebê. E os sons? São muitos, na troca de fralda, então! Manuela se empolga e conversa muito comigo! Rs.
Também fica bastante tempo em seu tapetinho e "fala" muito! Rs.
À noite, a rotina de Manuela nunca foi melhor! Perto das 20h ela toma banho. Como temos deixado Manuela mais tempo no tummy tub, ela não chora mais nem ao deixá-lo. Troca a fralda como mocinha, sem chorar. Após, amamentação. É engraçado! O pai dela apaga a luz do quarto, ascende o abajur e Manuela automaticamente começa a fechar os olhos, ainda mamando. Fazê-la dormir está ficando muito fácil. Ela adormece,
é colocada no berço e de madrugada, eu a coloco no berço e ela tem adormecido sozinha nele. Sem crise! Realmente, o ideal é insistir no início e depois ter uma rotina excelente com seu bebê! Rs.
Na madrugada de anteontem, Manuela dormiu às 21h e só acordou às 3:35h! Eu acordei antes, querendo amamentar, mas ela dormia tão bem, deixei que ela me acordasse. Agora, estamos querendo cumprir na integralidade o ritual da "encantadora ", que é fazer as 3 séries de amamentação: às 18h, às 20h e às 23h. Só a última não fazemos, ainda. Mas, em breve começaremos com ela, e a meta é que Manuela fique bem alimentada e durma até às 6h da manhã. Ela não dormirá 6h, não é essa a meta! A meta é dormir cerca de 5h, porque ela mama por mais de meia hora, de 23-23:30h, adormece e dorme até mamar, novamente, às 6h da manhã. Ela já dorme isso tudo, apenas em horário que ainda não é o adequado, porque é de 20h até 2:30,3:30h. Queremos que esse horário se ajuste para 23h-6h.
depois conto mais sobre isso.
Estivemos no pediatra semana passada, para uma consulta não marcada pelo médico. Manuela está com o rosto e região do pescoço bem empolada. Sabemos o motivo disso, mas precisávamos da atenção do pediatra dela. É muito comum bebês terem sensibilidade às roupas de inverno, principalmente de lã. Como a temperatura aqui desabou e chegou a marcar grau negativo em alguns dias da semana passada, foi inevitável usar roupas que causaram a sensibilidade na Manuela. O médico passou um creme e duas vezes ao dia passamos. Começamos ontem, após alguns dias em que ninguém aqui em casa usou lã...Foi difícil por causa do frio, mas eu vestia vários moletons...Porque moletons no frio não ajudam em nada...
O pediatra a avliou novamente e a pesou, afinal, a confirmação da boa amamentação vem com o peso do bebê, e Manuela ganhou 450g em 15 dias, estando na média, bem amamentada, portanto. Rs.
Dia 23 de junho, ela retorna ao pediatra para a consulta mensal. E dia 18 de junho, ela tem vacina contra o rota virus. Dizem que causa cólica...Aiiii
Por falar em cólicas, nada delas para a Manuela. Que bom! Manuela mama bem, não apresenta refluxo e dorme bem. Ela produz muitos gases e solta muitos puns, mas tudo dentro do normal. Rs. É imprescindível fazer as massagens no bebê para os gases não incomodarem muito: bicicletinha nas pernas, dois dedinhos massageando em volta do umbigo, empurrar a perninha do bebê contra a barriga dele, fazendo com ela um giro, segurando pelo tornozelo do bebê.
Comprei um patinho para o tummy tub e Manuela fica batendo na água e lançando o patinho de um lado para outro! Rs. Linda! Ela não chora mais nem para o banho, fica super bem e feliz no tummy tub! Rs.
Beijos!
Gilda

Nenhum comentário: