segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

3 anos bem à frente!

Hum, hum!
Aqui em casa é assim...Manuela acorda uma manhã e já notamos uma mudança nela. São frases bem ditas, coerencia no raciocínio, às vezes troca do "r" pelo "L" e assim vai...Rs.
Os 3 anos estão bem logo adiante. Isso! E com a idade nova, marcos de desenvolvimento já apontam no horizonte.
Aos 3 anos a criança consegue segurar corretamente um lápis. Manuela tem alguns aspectos acelerados em seu desenvolvimento, conforme avaliou sua psicóloga infantil e já corresponderia a uma criança de quase 5 anos...Por isso, ela já pega há muito tempo com firmeza e perfeição em lapis, desenha linhas retas, curvas, faz rostos com olhos, nariz, boca...Adora!
Aos 3 anos, a criança já pode ganhar sua bicicleta e treinar suas pedaladas por aí. Rs. Manuela não tem uma bicicleta, ainda, e prefere que eu a empurre no triciclo. Mas, deixada sozinha, já começa a pedalar.
Outro marco dessa fase da criança é em relacão aos sentimentos. A criança os expressa e percebe os sentimentos ao redor. Então, como aqui em casa não há agressões verbais ou físicas à Manuela, nossas conversas são assim:
- Mamãe não gostou do que você fez, porque bagunçou tudo, minha filha!
- Desculpe, mamãe, não precisa ficar triste, já vou arrumar, você me ajuda, mamãe?
E eu caio na risada sempre, porque acho lindo, lindo, juro. Ela pergunta se estamos tristes ou felizes. Disse para mim que a professora nova dela a ama. Rs. E que o ela ama o cuzcuz e otto, e eles a amam, também. Rs.
No primeiro dia de aula uma amiguinha do ano anterior não foi pra escola e Manuela me disse assim: "a Gabriela não me ama, ela não foi pra escola."
E para dormir...Rs...Mil beijos, e entre os beijos: "eu te amo mamãe", mais beijos, mais eu te amo, até dormir...Rs.
À essa altura, a criança já reconhece os iguais e os diferentes, distingue cores, tamanhos e conta histórias. Fase linda demais! Uma menininha ou um menininho crescendo.
A criança também veste-se e calça seus sapatinhos sem ajuda. Há alguns meses que Manuela pega um lado do sapato e pergunta se é o lado certo para calça-lo. Ontem, ela apareceu para mim já com o tenis calçado, certinho. Ela ria, mostrando o que havia feito. Rs.
Hoje, ao sair de casa, ela viu alguma coisa suja na parede da sala, e me disse: "olha, está sujo, mamãe! pode deixar que eu vou limpar depois!", repetindo uma frase que eu sempre uso "pode deixar, Manuela, que eu limpo depois!". Rs.
Essa fase, também, exige uma postura correta acerca de como a criança deve ou não se comportar...Limites. As birras aparecem, a afirmação, as vontades bem expressas...
Dificilmente aqui em casa nós brigamos. Com Manuela a conversa resolve quase sempre. É só observar que ela fez bagunça e ela arruma tudo. Se eu brigar, ela faz birra...Então, a estratégia é sempre conversar. E assim, ela já repete: "tá bom, mamãe, desculpa, tá?". E assim, nos entendemos perfeitamente. Até porque se tem uma coisa que eu sempre ouvi e juro, odeio, é quando ouço mãe que bate, grita, agride e depois fala pro filho: "engolhe o choro", ou "não quero choro" ou "para de chorar"...Acho de uma estupidez enorme!
Outro dia, estava na ópera de arame e vi uma cena ridícula...A mãe, nem aí pro filho, bateu, agrediu, gritou para todos ouvirem, porque a criança quase foi atropelada...E ela que é a mãe, que deveria ter a criança sob seus cuidados, incapaz de reconhecer suas falhas, descontando, humilhando a criança...Ai, que ódio que me deu de assistir àquela cena, viu?
É dessas mães que não estão muito preocupadas com os próprios filhos e que põem os filhos em "coleiras", porque aí, elas curtem seus passeios e não se ocupam com seus filhos...Dá trabalho, né?É, né? Educar dá trabalho...Olha, gente, se eu colocar pompons rosas, glitter, e colocar a coleira na minha filha para ela ficar brincando só ali em volta da cama, até onde a coleira alcança, ainda vai ser uma violação à liberdade dela? Vai, né? Pois é...Nem com todo o frufru do mundo, ou disfarçada numa mochila, deixa de ser coleira...Mas, quem não educa filho mesmo, é sem noção mesmo, acaba que acha uma "mão na roda" usar a coleira...Melhor colocar nessas coleiras as crianças que não são educadas para andar em público...
Até porque, Manuela passeia de mãos dadas comigo e com o pai dela. Se o passeio é com ela, então, ela está de mãos dadas ou no colo. Assim simples. E ela é educada para não soltar a mão, por exemplo. Se a criança não recebe educação ou resiste à educação que lhe é dada, sinal de alerta aos pais, que devem solucionar isso ao invés de por coleiras nos filhos. Educação não pode ser adiada nunca...Ou pode? Ou não educa e poe coleiras? Daqui a pouco vão desenvolver uma variante da focinheira para as crianças que mordem outras crianças? Ui...
As pessoas estão perdendo a vergonha por não educarem seus filhos...Hoje, numa farmácia, eu comprava a pasta e escova de dentes para Manuela. Conversava com Manuela, porque ela gostou de uma pasta com fluor e para a idade dela não é usada pasta com fluor. Uma mulher ao meu lado soltou essa pérola: "ah, sabe, fui nessa de usar pasta sem fluor e aí quando vi meus filhos estavam com cárie. Agora uso só com fluor. Você escova os dentes uma vez ao dia e já resolve".
Quer dizer que a mãe não escovava os dentes dos filhos, não estimulou a escovação e a culpa agora é da pasta? AHAHAHAH. Sem noção, totalmente! E a culpa deve ser da dentista, também...Rs...E escovar uma vez ao dia o dente dos filhos? Gente, e a culpa é da pasta de dente!!! Ui....
Hoje, Manuela viu uma barra de chocolate na farmácia e disse que era uma barra de cereal...Rs...Aí, eu expliquei que não era...Rs...Ela sabia...Rs...E eu digo a ela o que posso e não posso comprar...E ela choraminga, resiste, mas se conforma. Até ensaia umas birras, mas compreende que não poderei comprar aquilo, naquela ocasião. 
Seu comportamento com outras crianças mudou bastante nos últimos meses. Antes, ela resistia muito a socializar com outras crianças, porque queria todos os brinquedos só para ela, não entendia as brincadeiras nem se comunicava plenamente, mas nessas férias foi só diversão! Ela me chama para ir bater na casa da vizinha e brinca muito com a menininha de 4 aninhos. Elas desenham, correm e gritam bastante! Rs.
Ontem, foi outra tarde de brincadeiras. Correram, fizeram comidinha, riram muito. Rs. E ela brinca bem com os filhos das minhas amigas, apesar da diferença de idade. Rs. Como eles tem entre 8 e 12 anos, se entediam de brincar com Manuela, mas gostam dela e procuram brincadeiras de correr que todos gostem. Rs.
A socialização é um marco muito importante no desenvolvimento da criança.
Uma das amiguinhas da Manuela não é bem educada, a empurra, puxa pé, cabelo...E Manuela nunca a machucou...Nunca a tratou mal...Eu acompanho de perto essa amizade, porque eu tenho chamado a atenção da menina mal educada, por enquanto, mas, se a menina não mudar seu comportamento, não vou mais deixar Manuela brincar com ela...
Onde já se viu isso? Criança que morde que nem cachorro? Que empurra, maltrata? Que não sabe tratar bem outras crianças desde cedo...Já tem um instinto ruim e só tende a piorar com o tempo, porque sem educação quando pequena, sem educação quando maior...Já dá para, infelizmente, imaginar o "ser" humano que vai se tornar...Educação e limites fazem muita falta...
Mas, as pessoas confundiram educação com autoritarismo...E aí, aboliram de suas vidas os dois! Não são autoritárias, o que é ótimo para a sanidade mental das crianças, mas não educam, também, e salve-se quem puder de tanta gente sem educação...
Educação é um ato de amor, mas só educa quem abdica do seu tempo para construir um modelo ético para seus filhos. Filho não se cria sozinho, OBVIAMENTE!
Gritar, dar "tapinha", bater, e todas as agressões verbais e físicas que ainda hoje tem mãe que acha que é educativo, não é amor, não é educativo...É punição, é castigo, não é educação, nem aqui, nem na China! Rs.
#prontofalei
Rs.
Beijos,
Gilda

Nenhum comentário: