segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Um viva para 2011!

OIE!
E num é que esse ano está quase acabando? Tanta coisa aconteceu esse ano que ele pareceu bem longo! Rs. Mas, não no sentido ruim, certo?
Rs.
No mês passado, um antigo colega de colégio postou numa rede social a pergunta: O melhor e o pior de 2011 para você? E com foi bom avaliar isso e perceber que mesmo o momentos mais complicados nesse 2011 não foram "piores", no sentido de uma coisa bem ruim. Bom, né? Se é!
Aliás, esse foi "o" ano! Muita coisa boa aconteceu!
Manuela teve um ano rico, cheio de aprendizados e superações. Está sendo maravilhoso! Na sexta feira passada foi seu último dia de aula, e muito importante, ela fez cocô no vaso pela primeira vez e na escola. A professora dela, toda emocionada, me contou. Ficamos todas muito felizes! Foi muito bom para uma criança que viveu a fase da saída de fraldas em meio a uma constipação, o que tornou o processo mais delicado. E tudo o que aconteceu me fez ouvir pedagoga, professora, nutricionistas e psicóloga e agora Manuela já saiu da fralda diurna, não quer mais a noturna, mas depois que ela dorme, eu coloco, e às vezes já amanhece seca. Ótimo!
Tudo maravilhoso não quer dizer fácil, porque nada é muito fácil, depende de empenho e correr atrás do que o ser humano sabe fazer de melhor para todos: estudar, pesquisar, compreender melhor a cada dia como somos, como pensamos, e como isso reflete em nossas práticas cotidianas.
E todos esses estudos, descobertas e conversas foram excelentes para o meu ano! definitivamente saio de 2011 mais serena, mais confiante, fortalecida. Isso porque nossa tríade eu-Antonio-Manuela também se fortaleceu em 2011, ficou melhor ainda,com as palavras e o coração no lugar certo. E isso foi o melhor do ano, meu presente de natal, que devia estar escrito mesmo lá na minha constelação astrológica (né, dindoca? Rs).
Um ano em que eu finalmente entendi algumas coisas. Que a serenidade é minha aliada, e que não agradar a todos pode ser melhor ainda para você! Aceitar isso é melhor do que o contrário. Humhum! Apesar de aqui no blog escrever para todos os olhos que, mais do leitores daqui, também julgam minhas palavras, e que por isso me exponho a todas as interpretações possíveis, sejam elas boas ou ruins, termino o ano focada nos ouvidos abertos de bom grado para mim, o que ajuda a manter o blog, e que é sempre muito bom!
Então, eventualmente, o que eu tratar aqui no blog pode incomodar algumas pessoas, porque afetou um nó emocional, e lendo minhas palavras podem eventualmente sentir-se diminuídos por suas escolhas. Eu não tenho a intenção de diminuir ninguém aqui e se suas escolhas são assim tão diferentes das minhas, qual o propósito de ler meu blog? Aborrecer-se, né mesmo? Criticar-me, não é mesmo? Rs. Então, cada um conversa com quem tem afinidade, o mesmo servindo para meu blog. Pronto! Me resolvi com o que escrevo no blog, com os leitores desconhecidos dele, que são muitos, oba! E fico feliz com os emails das desconhecidas que tornaram-se conhecidas e que gostam daqui!
Como diz meu terapeuta: não adianta querer plantar sementinha em solo que não combina com sua semente. Não cresce, você se aborrece e é em vão. Então, eu torço para minhas palavras serem lidas aqui por pessoas que preparem solos parecidos com o meu, que acolham bem minhas sementes. Isso sim é inspirador para um blog, um texto, artigo ou livro.
Por isso não leio Paulo Coelho, porque li, para mim foi uma absoluta perda de tempo, e não leio mais. E eu lá vou ficar lendo os livros dele só para falar mal depois? Eu hein! Rs. Mais produtivo é eu reler pela quarta vez "a ilha do dia anterior", do Umberto Eco, presente de um amigo querido, e que é sim uma leitura que eu gosto demais! E isso para tudo na vida, o bom deve ser revivido quantas vezes for possível, e o que não tem nada a ver comigo, não me acrescenta nada, só aborrece, nem tem porque eu ler. É esse tipo de escolha que eu sempre quis para meu blog e espero que continue a me deixar envolvida com esse meu espaço tão querido!
Então, estou mais do que focada em conversar muito com minha princesinha, brincar com ela e educá-la, dar-lhes parâmetros seguros de ética, para ela passar para sua próxima fase emocional já sabendo lidar um pouco com suas expectativas, frustrações e afetividade. E eu sempre torço para conseguir tudo o que me proponho a fazer! O dia que eu achar que eu sou a melhor, fracassei como pessoa, porque eu sempre quero aperfeiçoar mais, fazer melhor do que ontem. Acho que a leitura do blog mostra isso, essa busca constante, interminável por compreender melhor o desenvolvimento da minha filha. E, também, em como as mudanças são recíprocas.
Não adianta e não tem nada a ver competir comigo, com uma mãe, não é mesmo? A gente cria e protege nossas crias, sejam elas boas ou más, educadas ou não. Mãe é mãe, e um pouco de cegueira e falta de auto-crítica nos acompanha. Rs. E filhos, bem, são nossos espelhos...Fiéis...Hum! É, muito trabalho à frente, oba!
Então, esse natal está sendo especial! Marido sem viagens, sem pós, Manuela mandando nele mais do que eu! Eheheheh. E nós todos felizes com a mudança já no início de 2012! É tempo de comemorar mesmo, né? Ixi, várias vezes por semana tem tido comidinha especial do marido para nós, brincadeiras, e dias lindos de sol em Curitiba, para cristalizar todo o simbolismo emocional do momento em que estamos passando.
Espero que o ano de todos tenha sido muito bom, também! Cheio de realizações, com balanços excelentes! E a minha amiga, de longa data, queridíssima, Renata, que terá um natal mais do que especial com a sua filhinha linda, que nasceu há 10 dias, minha linda da tia Ana Sophia! Parabéns, Luiza, Carina e Renata! Parabéns para a mais nova menina linda da família de vocês, e olha que Ana Sophia nasceu linda já! 
E em 2011 nasceu a Rafaela e a Giovanana minha família, lindas, lindas! E no primeiro semestre nasceu o Pietro, Luis Fernando e o André Luislindos da tia, filhos de amigas queridas! E ainda tem a Maria Eduarda, ainda na barriga da mamãe Raquel!!
E eu sei que 2012 será melhor ainda! Muitas comemorações a caminho!
Beijos!
Gilda 

2 comentários:

Melissa disse...

"... e que não agradar a todos pode ser melhor ainda para você! " - exatamente o q eu preciso aprender e colocar em pr'atica, mas como 'e dif'icil!!!

Tatyane Garcia disse...

Perfeitas palavras, como sempre, Gildinha!! beijoss