sexta-feira, 15 de julho de 2011

Saudades daqui!!!

Ai, semanas sem escrever!
Saudades daqui...
Muitas coisas aconteceram nessas semanas! Tenho muito a contar...
Mas, vou começar pelo dodói da Manuela. É, após um bom período de calmaria, Manuela passando imune às oscilações climáticas loucas daqui, mas, em Belém Manuela teve uma noite de febre, depois ficou febril mas um dia, alimentando-se mal dias antes da febre e até voltarmos para Curitiba.
E com tosse, que não é intensa, nariz congestionado até agora...Como sua tosse tem secreção e o nariz também continuava ruim, levei-a à emergência para uma avaliação médica hoje, tendo em vista que só na segunda feira consegui marcar consulta com o pediatra...
Tudo tranquilo no hospital, o médico que nos atendeu foi atencioso. Avaliou o pulmão de Manuela e disse que estava tudo bem com ele, mas que ela apresentava muita secreção na região do nariz e garganta, caracterizando uma rinossinusite...Uma inflamação das mucosas do nariz e dos seios da face.
Gente, é comum? É! Problemas respiratórios assim são bem comuns em adultos e crianças. Motivos? alergias, vírus, bactérias. O de sempre, né? Aff...
Minhas irmãs tiveram asma em suas infâncias e eu tenho uma rinite alérgica, que me acompanha pela vida inteirinha...Minha irmã do meio tem tanto alergia a medicamentos como a alimentos; a caçula tem alergia a alimentos; e eu tenho alergia a medicamentos...É alergia para dar e vender, não? Na primeria consulta ao pediatra Manuela já apresentava um incômodo no nariz e respirava com a boquinha aberta...Era outono, estava friozinho...Na ocasião, o médico disse que ela tinha cerca de 40% de chances de ser alérgica, que deveríamos acompanhar essa questão.
 Hoje de manhã o médico disse que se ela tivesse ido à consulta uns 4 dias atrás, ele passaria medicação sintomática e resolveria, mas que agora já seria necessário um antibiótico...E cá estou eu aqui tentando contato com o pediatra da Manuela, que nunca prescreveu um antibiótico para minha filha, e rejeitou todas as 2 prescrições de antibióticos passadas por médicos em emergências...E, ressalto, ela sempre ficou bem, sem precisar dos antibióticos...Sabe a conversa séria de que cerca de metade das prescrições de antibióticos no mundo é desnecessária? Pois é...E agora, José? O marido não quer dar o antibiótico de jeito algum, até que o pediatra da Manuela a avalie...E eu quero conversar logo com o pediatra da Manuela...Aiaiaiai...
E ela está dodói em uma semana que teve novamente constipação...Aproveitei e conversei com o médico sobre isso, e ele indicou um laxante leve para Manuela. Porque eu já havia feito as estratégias usuais com mamão, laranja, muito líquido e não havia ajudado, porque Manuela ficou com medo da dor por causa dos dias sem defecar...
Mas, antes de comprar o laxante fiz uma última tentativa, com o kit que a nutricionista me passou na gravidez para não ter constipação. Comprei damascos, ameixas e castanhas do pará. Ralei um pouco de castanha sobre o almoço da manuela, ofereci-lhe os outros em um potinho e ela comeu 1 damasco e meio. Apelei para a água de coco em caixa e após quase 1 litro ingerido por Manuela, já às 14h, eu me arrumando para ir à farmácia comprar o laxante, a vontade superou seu medo e ela ficou bem feliz de ter conseguido acabar com a constipação. Eba!
É, semana de muito acompanhamento da saúde de Manuela. Na quarta, fiz sopa de batata e alho poró. Ela adorou! Ontem , fiz cozido de carne com batata, alho poró, cenoura, pimentão amarelo, couve e muitos tomates. Ela almoçou 3 pratos! Rs. Hoje, fiz uma massa com queijos diversos, leite, ovos, trigo, azeite, femento e sal no liquidificador, forrei uma assadeira e fiz o recheio de frango cozido com tomates, cebolas, tomilho, alecrim. Depois cobri com o restante da massa e ralei queijo por cima. assei em forno e ficou bem gostoso.
Pelos próximos dias continuarei com a ága de coco e os alimentos que previnem a constipação. Volto logo aqui para comentar o que o pediatra da Manuela avaliou.
Beijos
Gilda

Nenhum comentário: